Um ambiente industrial é um local muito diferenciado, principalmente quando pensamos em serviços gerais e, claro, muito necessários. Um deles é a limpeza do local e tudo o que ela pode nos proporcionar.
Porém, entre uma fábrica e uma casa residencial, há algumas diferenças para que esse trabalho possa ser exercido, tanto por causa do tamanho do ambiente, como por conta dos produtos que podem ser mais ou menos agressivos em cada necessidade.
Claro que a maioria das vezes, se não todas, o ambiente de indústria necessitará de muito mais trabalho, quantidade e complexidade, além da diversidade de produtos que ajudam na higienização total do local.
Para que você entenda um pouco mais sobre a rotina de um ambiente como este, acompanhe este artigo, pois será explicado em seu conteúdo, alguns dos elementos e passos mais importantes a serem feitos. Leia e confira.
Produtos para limpeza
Quando pensamos em um local higienizado, já vêm em nossa cabeça variados tipos de produtos de limpeza. Isso porque, são eles os componentes utilizados e quimicamente tratados que farão com que o local seja apto a se trabalhar.
O Brasil é um dos maiores líderes e destaques em relação a outros países, quanto à produção de elementos como estes, além de comercialização em si
Então, uma fábrica de produtos de limpeza possui uma enorme responsabilidade, que é continuar seguindo o mesmo nível e patamar, além de proporcionar materiais que sejam seguros, tenham um bom aroma e ainda ajam como o prometido.
Alguns dos produtos mais comercializados e desenvolvidos hoje são:
- Amaciantes;
- Lava roupas;
- Desinfetantes;
- Detergentes;
- Soluções multiuso.
Porém, hoje iremos falar também sobre os produtos mais usados em ambientes profissionais e industriais, para que seja possível entender sobre a rotina de higiene desses locais.
Lembrando que as mesmas produtoras que fazem produtos para casa, também fazem para empresas, fábricas e outros estabelecimentos.
O que realmente muda é quantidade e, claro, o preço. Alguns dos elementos são feitos somente para maquinários mais pesados, porém toda a cartela de materiais é basicamente a mesma.
A seguir será mostrada a classificação de alguns dos componentes bastante procurados no meio profissional e, claro, as aplicações destes elementos.
Limpa pedra
Especialmente feito para locais como pisos e bancadas feitos em pedra, o produto limpa pedra ajuda na conservação de todas as superfícies, fazendo com o que ambiente fique livre de manchas e que a sujeira suma.
Porém, para que seja possível usar esse produto, é necessário ter técnica e também noções apropriadas para cada situação. É necessário limpar o local antes com elementos neutros, tirar o pó e evitar qualquer tipo de produto com bases ácidas.
Isso porque, o cloro ou a água sanitária, que são componentes com ácido, podem prejudicar as pedras, retirando todo o seu brilho e vivacidade.
Além disso, produtos a base de silicone também devem ser evitados para que não haja dificuldade de remover camadas grossas que possam ficar na superfície depois.
Ou seja, não é algo fácil de se fazer e demanda tempo, então, com toda certeza, é necessário contratar pessoas especializadas que estejam aptas a fazer todos esses passos e trabalho por inteiro sem nenhum perigo ou erro.
Sabonete líquido com base neutra para limpeza
Chamado também de detergente, esse é um dos produtos mais conhecido no ramo da limpeza. Ele pode ser utilizado para lavar louças ou quaisquer outras superfícies que estejam aptas a receber “água e sabão”.
Ele ajuda na remoção de gorduras em superfícies laváveis e é utilizado em pisos, paredes, azulejos, metais, vidros, plásticos e entre outros. Ou seja, é um ótimo componente, muito versátil e seguro para ser usado.
Soda cáustica
Por fim, o último elemento desta lista é a soda cáustica em escamas, que é uma substância chamada hidróxido de sódio, que ajuda a retirar gorduras e outros tipos de sujeiras de forma mais fácil, pois proporciona um trabalho pesado.
Com sua propriedade escamosa, ela é mais concentrada e, por consequência, possui um enorme poder de limpeza. No final de todo o processo, é capaz de mostrar o brilho e também a reatividade de cada superfície com esse componente.
O ambiente industrial necessita sempre de altas demandas de produtos que sejam bons o bastante para fazer com que o local esteja sempre higiênico e seguro.