O sistema elétrico é uma das principais partes de qualquer tipo de edificação, pois fornece tensão para todos os pontos do local.
Ou seja, em um prédio condominial, por exemplo, o sistema é responsável por manter todos os apartamentos, serviços e aparelhos elétricos.
Neste sentido, é importante contar com alguns maquinários que atuam como alternativa, caso algo de ruim aconteça com o projeto elétrico.
Dentre os principais, destaca-se o transformador de energia, que fica incumbido de fornecer a tensão exata para os equipamentos.
Mas, chega de mais delongas, pois preparamos um conteúdo exclusivo para que você conheça melhor a eletricidade do seu prédio. Continue com a leitura a partir dos demais tópicos.
Transformador elétrico
O transformador merece o devido destaque, uma vez que garante o funcionamento adequado dos aparelhos eletrônicos do prédio, bem como toda parte elétrica dos cômodos.
Atualmente, todas as casas contam com pelo menos 5 aparelhos que necessitam de energia elétrica, tais como eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos no geral, chuveiros, etc. Assim sendo, o transformador atua diretamente no fornecimento de tensão elétrica para cada um desses periódicos.
Diferente do transformador comum, este tipo fica localizado diretamente no poste do prédio, sendo bastante robusto e potente.
Ainda por cima, o equipamento atua como um item de segurança, uma vez que o transformador no condomínio poupará muitos problemas, equilibrando o nível de tensão de todo o local.
Seja para prédio empresarial, residencial ou qualquer outro tipo de edificação, o transformador também necessita de atenção e cuidados.
Para evitar qualquer tipo de riscos e prejuízos, há uma legislação que estabelece responsabilidades e penalidades aos responsáveis pelos projetos, instalações e manutenções elétricas indevidas nas unidades de consumo.
Portanto, para o bom funcionamento do transformador é preciso:
-
Reparos periódicos;
-
Instalação correta;
-
Observação constante;
-
Equipe capacitada.
A manutenção do equipamento deve ser feita a cada um ano com o equipamento energizado (em funcionamento), e a cada 5 anos com o equipamento em desuso.
Gerador de energia
O gerador também é um equipamento de suma importância para a instalação elétrica dos prédios. Isso porque o aparelho funciona como um “salva-vidas” elétrico do local.
Em linhas gerais, áreas urbanas costumam registrar uma série de quedas de tensão e, quando isso acontece, todos os apartamentos, casas e prédios sofrem com a falta de energia.
Deste modo, para ter ideia, há a possibilidade dos aparelhos eletrônicos, como geladeiras, computadores e TVs, queimarem.
Sendo assim, o gerador é o responsável por gerar energia elétrica para todo o prédio. Ou seja, quando a luz cai, o gerador entra em ação.
Além do mais, para locais mais amplos, como os prédios, o ideal é manter um grupo gerador, com vários geradores que vão fornecer energia elétrica quando surgir qualquer problema com a edificação.
Em suma, os equipamentos mais usados são à base de gasolina, podendo ser abastecido por uma empresa especializada. Especialistas recomendam que é impróprio o abastecimento por profissionais do prédio, tais como síndico ou operadores.
Sem os devidos cuidados, o conserto de geradores a gasolina pode se algo muito recorrente. Por isso, é importante manter o grupo de geradores bem alocados, em local limpo, seco e com tela de proteção.
Ainda assim, a sala dos geradores precisa ser inviabilizada para funcionários e visitantes não autorizados. Dessa forma, garante-se a total segurança de todos do prédio.
QTA: o que é?
Qta quadro de transferência automática é um painel elétrico de controle que pode ser usado em grupos de geradores de energia, com o intuito de acionar, sem exposição manual, a partida dos aparelhos eletrônicos logo após a interrupção de energia da concessionária ou em casos que sejam devidamente programados para este fim.
Sendo assim, o QTA atua diretamente em parceria com os geradores anteriormente mencionados. Dessa forma, quando cai a energia da rua, por assim dizer, o quadro de transferência é responsável por ligar os geradores automaticamente e, assim, fornecer energia para todos os pontos do seu prédio.
Além de ser um item completamente seguro, o quadro proporciona comodidade para a administração do prédio, que evita a utilização de mão de obra para realizar o serviço de ligar e desligar o gerador.
Ainda assim, cabe destacar que é muito mais fácil ter um equipamento desses, pois é quase impossível ir até a sala do gerador quando está tudo escuro dentro do prédio. Sendo assim, o equipamento proporciona segurança, comodidade e praticidade ao prédio.
Portanto, esses foram alguns detalhes sobre a parte elétrica de um prédio. Lembrando que todos os equipamentos asseguram a integridade do prédio, dos moradores e qualquer indivíduo que por ali transita.