Construir sua casa própria, no lugar que você sempre sonhou, em um terreno na região que você sempre quis, é um sonho. Mas quando se fala na construção da casa dos sonhos, há muitas coisas a se considerar.
Inúmeros imprevistos podem aparecer durante esse processo, como problemas no solo, nos materiais, na construção propriamente dita, e até problemas com os trabalhadores.. Por isso, é essencial estar bem preparado para lidar com situações adversas.
A maioria dos engenheiro e construtores tenta identificar eventuais problemas que podem aparecer depois da construção concluída, e trabalham soluções práticas para prevenir o aparecimento deles.
A Junta de expansão é uma dessas pequenas invenções tecnológicas criadas para prevenir grandes problemas. Vejamos algumas soluções que esse tipo de tecnologia proporciona em uma obra:
- Adapta-se a uma dilatação tubular;
- Adéqua-se a uma compressão tubular;
- Amortece vibrações;
- Fornece estanqueidade.
Discorreremos sobre cada uma delas abaixo. Confira.
1. Adapta-se a uma dilatação tubular
Alguns encanamentos, quando expostos a certas temperaturas, podem sofrer algum tipo de dilatação, ou em outras palavras, expansão em suas medidas. A junta se adapta a essa alteração de estado do material.
2. Adéqua-se a uma compressão tubular
Assim como exposta a determinadas temperaturas a tubulação se dilata, ela também pode sofrer compressão e, em ambos os casos, a junta se adéqua e fornece estanqueidade.
3. Amortece vibrações
Certas construções, em razão da atuação de agentes externos, podem sofrer algum tipo de abalo. As juntas servem como um amortecedor para possíveis abalos, diminuindo consideravelmente as chances de rachaduras ou até um colapso das estruturas, por exemplo.
4. Fornece estanqueidade
Essa é uma função vital para encanamentos. Esse modelo de junta tem a capacidade de evitar vazamento de fluidos, mesmo diante de uma alteração em seu estado natural. Evitando problemas sérios nas construções, como infiltração em paredes, por exemplo.
Em muitos casos, os encanamentos, para um desempenho uniforme, não podem sofrer vibrações em sua estrutura, então, a junta também fornece estabilidade, amortecendo parte, ou então na totalidade, os possíveis abalos que possam chegar até as tubulações.
Essa peça também é muito importante para quem deseja fazer Colocação de gesso em sua casa, como sancas. É um trabalho decorativo que enriquece a composição do ambiente em que será instalado.
Porém, quem opta por esse tipo de adorno, precisa saber que é uma espécie mais frágil de material. Mediante a um possível vazamento, uma sanca instalada no teto será logo afetada, caso o vazamento ocorra perto de onde ela está. Assim, o produto, visivelmente, perderá um pouco de sua qualidade,
É nesse momento que a presença dessas juntas no encanamento, próximo ao gesso, revelam sua importância para a estanqueidade. Essa propriedade das juntas protegerá a estrutura de gesso, evitando que vazamentos ocorram e danifiquem as sancas..
Equipamentos auxiliares nas obras
Outro material muito importante, com alto grau de desenvolvimento tecnológico e utilizado para confecção desse modelo de junta, é o Tecido de fibra cerâmica.
Produzido e pensado para isolamento térmico de alta performance, esse tecido conhecido como anti-chama tem a capacidade de suportar temperaturas até 1260 ºC.
A mangueira também é essencial no dia a dia de indústrias, empresas e até mesmo residências. Disponível em vários tipos de material, desde que resistente, esse equipamento, muito utilizado para distribuição de água, tem a vantagem de proporcionar maior alcance graças à sua extensão
Na construção civil, também é utilizada para a distribuição de material abrasivo, quando é o caso, além da distribuição de areia, cimento, fertilizantes e materiais diversos.
Seja para contenção, equilíbrio, manutenção ou para a distribuição uniforme e otimizada dos mais diversos tipos de materiais, a construção civil conta com o apoio e alta performance de diversos equipamentos tecnológicos para apoiar os processos de construção, otimizando o trabalho e reduzindo o desgaste da mão de obra.
Além de fornecer todos esses benefícios, esses equipamentos altamente tecnológicos ainda são trabalhados para fornecer mais segurança aos funcionários das construções. Com os EPI´s necessários em utilização, o número de acidentes em construções pode ser consideravelmente reduzido.
Investir em segurança e tecnologia para sua obra e para a construção, e conexão de sua casa, fará toda a diferença tanto na segurança, quanto para o resultado final da obra. Faça os melhores investimentos e o resultado final será muito melhor.