O setor da construção civil é um dos mais importantes e complexos na sociedade, sendo responsável pela construção de vários imóveis e projetos de infraestrutura.
Alguns exemplos disso são:
- Casas;
- Prédios;
- Indústria;
- Shoppings;
- Pontes e viadutos;
- Calçadas e vias.
Sendo assim, esse é um tipo de setor que consegue abranger diversas áreas de atuação, com suas respectivas especializações e conhecimento que seja técnico.
Uma construção, seja ela qual for, deve iniciar com um projeto arquitetônico, que também deve passar pelo engenheiro civil que será responsável pela obra.
O processo leva em conta todas as instalações que serão realizadas no local, como as Hidráulicas ou elétricas, assim como a instalação de forros, telhas, janelas e portas, revestimentos, dentre outros. O processo da construção civil é complexo e pode se dividir em etapas.
Demolição
Em muitas ocasiões para construir é necessário demolir. A demolição de alvenaria ocorre quando o imóvel já está muito debilitado e até mesmo, quando o cliente tem a intenção de realizar outro tipo de construção no local.
No entanto, não é só chegar lá e demolir. Existem os tipos de demolição e cabe ao engenheiro civil verificar qual é a mais recomendada para o seu imóvel.
Além disso, é necessário que ocorra um estudo do local, os impactos na vizinhança, além de ocorrer um aviso do que será realizado no local. Ações como essa são importantes para evitar acidentes e impactos negativos ao redor.
Para que uma demolição ocorra é necessário também autorização por parte da prefeitura e órgãos responsáveis no município.
Processo de construção
Depois que a demolição é feita e ocorre uma remoção de entulhos no local, a construção pode iniciar a partir do projeto.
É fundamental verificar o processo de fundação e de estruturação de um local, já que ele que dará a sustentação de todo o imóvel. Nesse processo é comum se utilizar metais assim como as escoras metálicas.
Os metais, principalmente, o aço e o ferro costumam ser muito utilizados em obras no processo de fundação, exatamente porque oferecem resistência e durabilidade ao imóvel, evitando problemas técnicos e posteriores.
Esse é um processo fundamental e que merece uma atenção especial durante a elaboração do projeto.
Um outro elemento que está presente desde a fundação até processos de finalização é o concreto, uma mistura de cimento, água, areia e algumas pedras.
Nesse processo, existem máquinas que facilitam essa mistura, como é o caso da betoneira 150 litros. A betoneira é uma máquina que atua nessa mistura e formação do concreto, o que auxilia os funcionários e torna o tempo de obra ainda mais otimizado.
Em uma construção é comum que ocorra a locação de equipamentos e máquinas para auxiliar no processo de construção.
Além da própria betoneira, existem outros objetos como:
- Caminhão guindauto;
- Guindaste;
- Compactador de solo;
- Furadeira;
- Andaime.
Sendo assim, uma diversidade de materiais estão disponíveis. Além da própria construção é necessário pensar na captação de água do imóvel e é a partir daí que muitas pessoas começam apresentar dúvidas sobre a instalação ou não de poços artesianos.
Por isso, destinamos uma parte deste artigo para falarmos sobre isso.
O que você precisa saber sobre a perfuração de poços
A perfuração de poços artesianos, sem dúvidas, ainda traz muitos questionamentos sobre como ela é feita. Basicamente, esse processo consiste na captação de de água que venha do subterrâneo, por meio de um aquífero.
Um projeto e estudo técnico do local é necessário para avaliar qual será o local mais recomendado para a perfuração do poço, levando em conta a geologia do local e o tipo de rocha.
Por isso, o conhecimento técnico para gerenciar esse processo é fundamental. Além de verificar o tipo de rocha também se verifica a instalação de tubos e qual é a durabilidade desse poço.
Após isso, é necessário revestir e cimentar o poço para evitar que ocorram infiltrações e vazamentos contaminantes. Tudo isso, seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A perfuração de poço pode ocorrer por meio de auxílio técnico da equipe, assim como o uso de equipamentos necessários e especializados para essa atividade.
Um exemplo é o uso de discos diamantado, que conseguem realizar diversos cortes de forma precisa, inclusive de materiais rígidos, como é o caso do concreto, por exemplo.
Por fim, ocorre um teste da qualidade da água, verificação da vazão, assim como a qualidade da água, por meio de análise em laboratório.