Existem muitas construtoras em São Paulo, muitas delas utilizam os mesmo materiais para realizar os seus projetos. O que as diferencia são os métodos e maquinários utilizados, modificando completamente o tempo e a forma com que essas estruturas são levantadas.
Atualmente existem muitos insumos e materiais diferentes para utilizar nas obras, são tantas as opções que é possível confundir qualquer um.
Sendo assim, esse artigo tem como principal objetivo transmitir as informações sobre os principais materiais e maquinários utilizados por essas construtoras.
Quais os maquinários em uma obra?
Além dos materiais mais tradicionais como a areia e a pedra, os maquinários são as principais ferramentas em uma obra.
Existem vários tipos que podem ser modificados de acordo com a necessidade de cada canteiro, vamos ver os principais nos tópicos abaixo:
1. Guindaste
Um dos principais maquinários presentes nas obras é o guindaste 70 toneladas. Esse modelo em específico serve para içar praticamente qualquer tipo de material utilizado em uma obra.
A principal função desse objeto é realizar o levantamento de peças, fazendo com que construções que sigam uma estrutura mais alta não tenham tantas dificuldades para continuar se erguendo.
Outro tipo desse maquinário muito utilizado é o caminhão guindaste, mais conhecido como munck. Ele é, basicamente, um guindaste em cima de um caminhão que concilia as funcionalidades principais de um guindaste com a facilidade de locomoção de um caminhão.
Existem outros modelos de guindastes, como;
-
Guindaste pinça;
-
Guindaste de peças frágeis;
-
Guindaste 40 toneladas;
-
Guindaste de alta elevação.
Dentre outros modelos, sendo necessário uma pesquisa para entender qual se encaixa melhor nas necessidades de cada obra.
2. Betoneira
A betoneira é outro maquinário muito utilizado por construtoras, principalmente o modelo acoplado em um caminhão.
Ela serve como um dispositivo giratório que realiza um processo de mistura de insumos, assim como mantém o material em movimento para que não ocorra alguma ação química, ou ele venha a endurecer, como ocorre com o concreto e alguns tipos de argamassas.
Outro benefício que vale destacar desse equipamento é que existem modelos que facilitam a aplicação do insumo, como uma mangueira que fica ligada a betoneira e funciona como uma distribuidora uniforme do material, facilitando a aplicação principalmente em áreas suspensas.
3. Container
Atualmente muitas construtoras optam por fazer o aluguel de container para obra pois elas trazem benefícios para a organização de um canteiro.
Existem vários modelos que podem ser escolhidos, nesse equipamento em particular a locação o torna muito viável pois facilita a escolha do modelo que irá atender mais adequadamente as necessidades da construtora. Caso a demanda mude, é possível alugar um container diferente.
Dentro dos modelos existe um que se destaca e que tem se tornado muito popular: o conteiner escritório.
O container escritório se destaca por ser um container preço acessível e de acordo com o mercado. Ele é uma forma que os principais projetistas e engenheiros envolvidos na obra encontraram para se comunicar longe do barulho ou possíveis incômodos que são corriqueiros em um canteiro de obras.
EPIs
Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são fundamentais para que qualquer construtora mantenha um padrão adequado de segurança para os seus colaboradores.
Como vimos no decorrer do texto, em um canteiro são utilizados diversos equipamentos e materiais. Alguns deles podem oferecer certo risco caso manuseado de forma incorreta.
Nesse sentido, uma das formas mais eficientes de prevenir qualquer tipo de acidente é o investimento correto em EPIs, que podem ser botas, luvas, protetores auriculares, entre outros.
Principais materiais
Depois de falarmos dos principais equipamentos, vamos falar um pouco sobre os insumos mais populares em obras.
A brita é praticamente um tipo de pedra muito utilizada em construções. Existem muitos modelos delas, mas a mais utilizado em obras é a pedra brita branca, que por sua cor e formato faz parte essencial de muitos jardins e partes frontais de empresas.
A areia é um dos, se não o principal material que uma construtora utiliza.
Existem muitas funções para esse material, podendo ser para a construção de uma fundação ou até mesmo para a mistura com outros de forma a criar novos tipos de insumos.
Para isso normalmente é utilizado a areia e pedra junto com outros materiais, podendo resultar – por exemplo – no concreto e argamassas.