Naturalmente, para a execução de uma obra, são utilizados equipamentos variados, independentemente do seu porte ou finalidade.
Afinal, comumente são necessárias diferentes etapas e para que sejam atendidas corretamente, muitas vezes os recursos necessários são distintos.
Sendo assim, é comum encontrar uma grande diversidade de equipamentos para aquisição e aluguel.
A escolha certa é crucial para que a obra seja efetuada de forma eficaz e muitas vezes essa é uma grande responsabilidade das construtoras, que correspondem às empresas contratadas para a execução do processo, desde o contrato e mão de obra, até viabilização de equipamentos industriais e muito mais.
O que são manipuladores industriais?
Os manipuladores industriais são comumente chamados de robôs industriais, uma vez que consiste em uma máquina manipuladora, controlada de forma automática e multifuncional.
Além disso, esse equipamento pode apresentar a base fixa ou móvel, sendo amplamente aplicado para automatizar processos.
Eles são constituídos pela combinação de componentes estruturais rígidos, que consistem nos elos, conectados entre si por meio e articulações, que correspondem às juntas.
Há diversos acessórios que podem ser incorporados nos manipuladores, como as garras, que podem ser favoráveis em diferentes operações, tais como:
- Manipulação de ferramentas;
- Manuseio de matérias primas e caixas;
- Organização de peças em pallets;
- Carregamento e descarregamento de máquinas.
Além dessas opções, também é possível fazer uso de ferramentas para efetuar um determinado trabalho sobre a peça, como a soldagem e pintura, mas neste caso, as aplicações são voltadas para setores mais distintos do que as obras, como em determinados processos industriais.
Conheça alguns de andaimes
As obras podem envolver diferentes tipos de etapas, incluindo algumas que exijam operações em grandes alturas. É justamente neste contexto que os andaimes podem ter um papel indispensável, em especial, quando se leva em consideração a grande variedade desse equipamento que pode ser encontrada, como o industrial, fachadeiro e o andaime suspenso.
O industrial consiste em um andaime tubular em aço, com formato quadrado e pode ser usado tanto no interior das construções, quanto em operações na fachada.
Ele é recomendado especialmente para tarefas que não sejam muito pesadas, tais como:
- Manutenções prediais;
- Revestimento;
- Pintura;
- Alvenaria.
Já o andaime fachadeiro, conforme o próprio nome indica, são considerados ideais para a reforma ou construção de fachadas. Essa alternativa é constituída por quadros verticais e horizontais, placas de base, guarda corpo, travessas diagonais e tela. Além disso, esse andaime tem apoio no solo e favorece a passagem de trabalhadores e materiais.
Diferentemente das alternativas anteriores, os andaimes suspensos, também chamados de balancins, ficam suspensos juntamente a fachada da edificação.
A sustentação desse tipo de andaime se dá por meio de cabos de aço, além de estruturas em travessas de madeira ou metal. Devido a essa estrutura apresentada, são constantemente aplicados em trabalhos de manutenção externa e revestimentos.
A aplicação dos bob cats
Quando se fala em bobcat a venda, não se trata apenas de um tipo de equipamento, pois é possível encontrar itens diversos, como mini escavadeiras e mini carregadeiras.
Por mais que tenham finalidades distintas, o porte desses equipamentos possibilita obter maior agilidade e acessibilidade nas construções.
As mini carregadeiras bobcat apresentam pás carregadoras na parte frontal e podem ser aplicadas para a remoção de entulhos, deslocamento de ferramentas e para a movimentação de materiais de construção.
Já as mini escavadeiras, podem ser utilizadas para terraplanagem, limpeza de terrenos, abertura de valetas, entre outras possibilidades.
Uma vez que são máquinas compactas, são constantemente aplicadas em obras onde os itens de porte maior não seriam favoráveis da mesma maneira.
Por exemplo, na passagem por corredores e obras em espaços pequenos. Outra vantagem neste contexto, é que não ocupam tanto espaço no terreno da obra, fazendo com que seja uma medida mais acessível em alguns casos.
Por esse motivo, é de extrema importância sempre analisar as necessidades da obra, de uma forma que também equilibre os fatores econômicos, ambiental e social que a execução envolverá.
Os equipamentos apresentados ao longo do texto são frequentemente utilizados nas obras de diversos portes, mas naturalmente, para que não existam processos não atendidos no planejamento da execução do serviço, contratação de mão de obra e viabilização dos equipamentos, é indispensável listar o que será necessário e assegurar que os profissionais contarão com os itens cruciais para a obra.