Um bom aproveitamento do ambiente de trabalho, pensado de maneira funcional, garante uma utilização mais proveitosa do sistema em que é pensado o meio corporativo, na elaboração e divisão dos seus espaços.
Pensando nisso, alguns objetos servem para a realização de uma segmentação espacial prática e com um ótimo custo-benefício. Um dos exemplos disso é a divisória naval.
A divisória naval é muito utilizada para dividir os espaços em escritórios, clínicas, laboratórios, etc. Garante um bom aproveitamento do espaço e é muito prática, pois pode ser facilmente deslocada de um ambiente para outro, a depender das necessidades do cliente.
Como a divisória é formada?
É formada por um sistema de painéis que se encaixam um ao outro, bem como portas para acesso, perfis de metal e peças que servem a fixação dos elementos que a constituem.
Pode conter, também, passagem para fiação elétrica, e ser confeccionadas em vários materiais, cujos benefícios dependem da forma com que essas divisórias vão ser usadas.
Por exemplo, uma divisória de drywall é bastante recomendada em casos em que se precisa de isolamento do som e proteção térmica, uma vez que essas são características das placas de gesso que a constituem.
Já a opção de MDF (um tipo de placa feita de fibras de madeira e resinas não-orgânicas) é mais sustentável ecologicamente, ao mesmo tempo em que possui uma grande durabilidade.
A utilização de divisória naval é muito frequente na organização de empresas e clínicas, pois apresenta uma série de vantagens como, por exemplo:
- Ótimo custo-benefício, uma vez que é confeccionada a partir de materiais resistentes e duráveis, porém de baixo custo;
- Bastante adaptável aos ambientes, uma vez que possui uma ampla gama de acabamentos (por exemplo, pode conter gesso);
- Possui medidas pré-determinadas, o que facilita a escolha da divisória para ser colocada nos ambientes;
- Os modelos são projetados para permitir que se coloque vidro nos painéis, o que causa uma sensação de que o ambiente é maior;
- Melhor aproveitamento da funcionalidade do ambiente de trabalho.
As vantagens de uma porta de PVC
A escolha de uma porta adequada para o seu ambiente de trabalho ou doméstico é fundamental quando se pensa nas funções acústica e térmica que esses itens oferecem, uma vez que é por meio deles que a luz e o som entram no ambiente.
As portas de madeira, de alumínio ou a Porta de PVC são alguns dos exemplos possíveis.
Esta última opção é ideal para aqueles que buscam conforto térmico e isolamento acústico, aliados ainda ao auxílio da preservação ambiental.
Isso porque o PVC é um material termoplástico bastante utilizado em peças que fazem parte do nosso dia a dia, substituindo cada vez mais materiais como madeira, cerâmica, vidro, etc.
O PVC possui uma ótima durabilidade e consegue reduzir o valor dos projetos de que faz parte, tornando-o altamente benéfico.
É completamente reciclável, o que o torna sustentável, pois pode ser reutilizado até 10 vezes sem perder a qualidade, e ainda possui um gasto energético muito menor.
Ainda, a Porta de PVC é bastante resistente a umidade: é comum encontrá-la empregada em ambientes que estão sujeitos a maior umidade, como banheiros e cozinhas.
Outra vantagem encontrada nesse material é a alta resistência a fatores como proliferação de insetos e cupins, bem como ao fogo, sendo antichamas, o que aumenta consideravelmente sua vida útil. Ainda, é um ótimo isolante acústico e térmico, o que amplia sua versatilidade.
É possível encontrar, por exemplo, portas de PVC no modelo sanfonado, o que dá a esse produto a praticidade de poder ser instalado em ambientes pequenos e com limitação de espaço para portas tradicionais.
Porém, também são encontradas em outros modelos, sendo mais baratas que as portas feitas de outros materiais como, por exemplo, a porta de alumínio.
Outro elemento para complementar o design de escritório: a mesa
Um objeto fundamental em um escritório é uma mesa de trabalho. São muitas as opções possíveis de materiais e acabamentos, sendo que é possível adaptar esse objeto as necessidades particulares do seu ambiente de trabalho.
Uma mesa para escritório pequena, por exemplo é uma alternativa bastante viável para ser colocada em ambientes com uma dimensão reduzida.
É importante prezar pela qualidade e pela durabilidade dos materiais que a compõem, uma vez que a mesa escritorio é utilizada durante praticamente todo o tempo de trabalho em um ambiente corporativo.
Uma mesa para escritório pequena alia as possibilidades de design e adaptação a decoração do seu escritório com a funcionalidade da sua dimensão, possibilitando que o espaço de trabalho seja ocupado por outros móveis necessários na rotina do escritório.