O piso é um dos elementos principais na construção ou na reforma de uma edificação. Seja para residências ou seja para empresas, é importante escolher um tipo adequado de piso, que ofereça praticidade no cuidado, beleza ao ambiente e que esteja de acordo com o orçamento previsto para essa aplicação.
Os tipos de pisos são vários, e podem ser instalados em diferentes cômodos ou ambientes.
Por isso, a opção pelo modelo mais interessante pode tomar algum tempo do proprietário do imóvel, já que essa escolha envolve gostos pessoais e a instalação de um material que permanece no local por longo prazo.
Os tipos mais comuns vão desde pisos com bloquete de concreto até pisos de cimento queimado.
Para a aplicação de alguns modelos de piso, é necessário que a superfície receba alguns cuidados previamente, tal como o nivelamento do chão e a aplicação de contrapiso.
O que é contrapiso?
O contrapiso é uma camada empregada no chão de um ambiente, que contém uma mistura de concreto, areia, água e aditivos, de modo a receber posteriormente a aplicação do piso.
Essa camada recebe o nome de argamassa, e possui a função principal de dar caimento ao piso e realizar o nivelamento adequado da superfície.
Existem alguns tipos de contrapiso, tais como o aderido ou o contrapiso autonivelante preço.
O contrapiso aderido possui a função de preencher possíveis orifícios da superfície, que receberá a aplicação do piso, tornando o chão completamente liso. Desse modo, é possível aplicar o material de maneira eficiente, evitando que se solte com o passar do tempo.
O contrapiso autonivelante é utilizado para locais que possuem menor prazo para conclusão da obra, pois não necessita de várias camadas.
A aplicação também é bastante prática, já que sua composição é mais fluida, de modo que ela preenche o ambiente de acordo com a força gravitacional e com o próprio peso, sem que seja necessário utilizar mão de obra específica para isso.
O contrapiso é a parte anterior à aplicação do piso. Após sua execução, a colocação do tipo de assoalho escolhido para o ambiente é a próxima etapa. Abaixo, serão mencionados alguns dos modelos mais comuns.
Piso intertravado
O piso intertravado é muito utilizado em áreas externas, já que possui uma aparência mais rústica. Esse tipo de piso não precisa necessariamente da aplicação de um contrapiso, porém, é necessário realizar o nivelamento da área para que a aplicação ocorra da maneira correta.
O piso intertravado é composto por blocos de concretos, que possuem diferentes formatos, tais como:
- Sextavado;
- Raquete;
- Retangular;
- 16 faces;
- Quadrado;
- Piso grama.
Apesar de diferentes modelos, a aplicação é bastante semelhante. Os blocos são colocados sobre a superfície, de modo a realizar um encaixe natural entre as peças. É comum ver piso intertravado em sp nos jardins, calçadas ou garagens.
Porcelanato líquido e cimento queimado
A aplicação de pisos em empresas e locais públicos geralmente é feita com os tipos de mais fácil manutenção, já que o desgaste natural ocorre de forma mais recorrente do que em uma residência, por exemplo.
Além disso, a escolha também envolve tipos que sejam mais fáceis de limpar, como é o caso do porcelanato liquido e do cimento queimado. Esses tipos de pisos são de fácil aplicação, sendo feito sem o uso de peças ou lâminas.
A execução desses pisos exige uma superfície preparada, que recebe o produto e passa por um processo de nivelamento para que seu resultado seja satisfatório. Esses tipos de pisos são de limpeza simples, pois a superfície é inteiriça. Além disso, proporcionam um ambiente mais elegante.
Para conservação do piso de cimento queimado, é possível realizar o tratamento de trincas em piso de concreto, que preenchem os pisos caso surjam pequenos orifícios em sua superfície.
Outros tipos de pisos
Além dos pisos mencionados, ainda existem outros tipos de pisos, tais como:
- Piso de cerâmica;
- Piso de madeira;
- Piso de vinil;
- Piso de carpete;
- Piso laminado;
- Entre outros modelos.
Esses tipos de pisos são escolhidos conforme a decoração do ambiente, proporcionando o efeito desejado para o local.
Além disso, os cuidados para cada modelo variam, como a aplicação de verniz em pisos de madeira para conservar o material, aspiração em pisos de carpete ou a limpeza com produtos neutros para pisos de cerâmica.
Os cuidados específicos de cada piso garantem maior beleza e brilho à superfície, além de garantir uma vida útil prolongada do material.