A construção de casas e prédios é complexa e demanda planejamento e conhecimento técnico. O objetivo principal é garantir que todo esse processo tenha segurança e qualidade máxima para o cliente.
Antes mesmo de iniciar as obras é preciso realizar procedimentos para preparar o terreno, assim como outras ações que são indispensáveis para deixá-lo adequado para a construção de um novo imóvel..
Ações iniciais: a terraplanagem
Antes de iniciar a construção é preciso realizar a terraplanagem. Este procedimento consiste na remoção excessiva de terra e pedras, e consequentemente um processo de compactação do solo por meio de um compactador a gasolina.
Para que uma construção tenha início e possa investir na fundação e infraestrutura, o terreno não pode apresentar desnivelamento, pois isso comprometeria todo o projeto da obra, sendo necessário nivelar o terreno a partir dos conhecimentos de densidade do solo, tipo de solo ou ambiente rochoso.
No caso do compactador a gasolina, também existe o modelo elétrico, que também pode ser chamado de socador de terra a gasolina, conhecido como “sapo”.
É importante ressaltar que estes materiais de construção podem ser locados em uma empresa especializada. Com isso, é possível contar com uma máquina moderna para a realização das atividades sem gastar além do orçamento previsto.
Outros materiais podem ser locados na construção, como é o caso do andaime tubo roll locacao, andaimes, escavadeiras, tratores e caçambas de lixo.
A instalação de poços artesianos na construção
Em uma construção, muitos clientes decidem perfurar um poço artesiano, com o objetivo de realizar o abastecimento de água residencial e da construção civil. Mas, o processo de instalacao de poco artesiano é complexo e requer uma equipe especializada.
Primeiro, deve ocorrer uma análise da área para verificar qual é o ponto que deve receber os furos para instalar esse poço tubular com mais profundidade. Depois deste processo de perfuração, é preciso instalar os equipamentos responsáveis pelo bombeamento e captação da água.
Neste processo, é importante que ocorram testes de vazão e que a qualidade da água seja analisada por meio de relatórios feitos por profissionais qualificados no segmento.
Para instalar esse tipo de poço geralmente é utilizado um kit com:
- Motobomba;
- Tubos diversos;
- Cabeamento ligado à eletricidade;
- Conexões da parte hidráulica;
- Painel elétrico para o comando.
Para que a instalação desse kit seja feita da melhor forma, é importante que esse teste de vazão aponte também a profundidade do poço. Neste cenário, também é possível realizar ações de personalização, dependendo do cliente.
O processo de impermeabilização residencial
Na construção das paredes e telhas, assim como de elementos que utilizam concreto, é fundamental aplicar algum material de impermeabilização.
Os impermeabilizantes são utilizados como uma camada de proteção nas paredes ou telhado, com o objetivo de evitar:
- Infiltrações;
- Vazamentos;
- Surgimento de mofo e fungos;
- Danos na pintura residencial;
- Corrosão das estruturas utilizadas no telhado.
Por conta disso, esse material é aplicado para aumentar a durabilidade e a proteção do imóvel, evitando novos gastos. Porém, existem vários tipos de material impermeabilizante, e por isso o contato com profissionais qualificados é fundamental para que o cliente saiba qual é o melhor material para sua construção.
Por exemplo, existem materiais de impermeabilização que são rígidos e outros flexíveis. Além disso, a versatilidade do material, sua durabilidade e o custo influenciam no processo de tomada de decisão. Diante de tantos modelos disponíveis, existe a impermeabilizacao de parede com manta.
Também conhecida como “manta líquida” esse tipo de impermeabilização é considerada como flexível ou versátil, sendo indicada para áreas externas e internas do ambiente residencial. Seu uso é de fácil aplicação e sua composição é à base de material acrílico.
Finalização da construção
Após a construção, existem alguns processos de finalização que podem ser realizados com o objetivo de tornar o ambiente residencial ainda mais moderno e confortável.
Por isso, os processos decorativos são tão importantes e precisam ter orientação profissional de um arquiteto ou design de interiores.
Esses profissionais conseguem orientar sobre os elementos decorativos que são tendência no mercado, assim como direcionar os melhores móveis e aspectos para otimizar o espaço e agregar novas áreas.
Como dica desse processo decorativo, podemos ressaltar:
- Uma pintura moderna, com texturas;
- Pisos sofisticados;
- Móveis planejados e com material resistente;
- Instalação de cortinas;
- Instalação de tapetes;
- Eletrodomésticos com qualidade e tecnologia Wi-fi;
- Acessórios do gosto do cliente;
- Uso de painéis.
Inclusive, esses painéis podem ser variados, como painel para a parede com a televisão e até mesmo um painel ar condicionado. Esses painéis trazem um destaque para o ambiente, podendo ter um em três dimensões, com o gesso como material principal.