Em um cenário de construção civil, é importante que ocorra planejamento e uma boa estruturação do projeto, visando agregar segurança e uma excelente entrega para o cliente.
É importante ressaltar que, durante esse processo, muitos detalhes precisam ser acertados e revistos.
Diante da complexidade que pode envolver um canteiro de obras e de todas as particularidades e necessidades que podem envolver uma construção, nesse artigo, trataremos sobre alguns itens que são necessários à construção.
O aluguel dos equipamentos para construção
Uma das primeiras dicas referentes à construção civil diz respeito ao processo de locação dos equipamentos que são necessários para acelerar o tempo de obra, além de agregar maior qualidade ao preparo e os processos da construção.
Por exemplo, o concreto é um elemento muito utilizado em ações para a fundação do imóvel, assim como em processos de acabamentos em casas de alvenaria.
Para facilitar o preparo do concreto, que consiste na mistura do cimento com água e areia, uma betoneira pode ser alugada favorecendo que esse processo ocorra de forma muito mais ágil.
Sendo assim, com a locação dos equipamentos, o empreendedor consegue direcionar o trabalho de sua equipe para as ações que realmente importam.
Além disso, existem outras vantagens que envolvem o processo de locação, variando desde uma ação de redução dos custos, assim como evitar acidentes por conta de um manuseio inadequado dos materiais.
O melhor é que vários equipamentos podem ser alugados, tanto de pequeno como de grande porte. Como exemplo, podemos citar o aluguel de empilhadeira, que é um equipamento que favorece o deslocamento de carga dentro da construção e do ambiente industrial.
Além das empilhadeiras, existem outras peças de grande porte que podem ser alugadas. Outro exemplo interessante diz respeito ao uso do caminhão guindauto, que por ser acoplado com um guindaste consegue atuar tanto na remoção de terra de um local, servindo também como caçamba.
Para realizar essa ação de alugar munck é necessário cotar orçamentos em empresas que atuem no segmento da construção civil, levando em conta a qualidade da empresa, assim como o tempo de locação e orçamento necessário.
O piso epóxi
Um dos elementos importantes dentro da construção civil diz respeito à escolha dos pisos que serão utilizados em um imóvel. O tipo de piso pode alterar a depender do local onde o mesmo será instalado.
Dentre os principais modelos, podemos destacar:
- Piso de cerâmica;
- Piso de cimento;
- Piso de madeira;
- Piso laminado;
- Piso porcelanato.
Mas, outro tipo de piso que tem ganhado força no mercado é o revestimento epoxi para piso industrial. Isso tem ocorrido por conta desse piso não ser inflamável, ser muito resistente mecanicamente (inclusive, ao impacto), além da durabilidade do material.
O epóxi é um tipo de material em resina plástica, que pode ser aplicado em pisos, assim como na pintura dos imóveis. Para realizar a aplicação da pintura epoxi piso, que é fácil de fazer e de secar, é importante contar com um profissional qualificado.
O uso das calhas e dos rufos
Quando o processo de construção, no que se refere à instalação de um telhado, já está quase concluído, existem outros detalhes que podem ser acrescentados com o objetivo de reforçar a qualidade do imóvel.
No telhado, dois elementos de metal podem ser adicionados: a calha e o rufo de alumínio. Existem ainda algumas dúvidas no que se refere ao que são esses elementos e quais são suas diferenças. Não se preocupe, pois abordaremos isso a seguir.
Quando falamos sobre a calha de alumínio, estamos nos referindo a uma peça metálica instalada para remover o excesso de água da chuva e consequentemente, evitar infiltrações dentro do imóvel.
No caso dos rufos, eles são instalados em pontos estratégicos do telhado de um imóvel, servindo para evitar a infiltração, mofo nas paredes, mancha na pintura, dentre outros elementos.
Sendo assim, a instalação da calha e do rufo contribui para o aumento da vida útil do telhado, assim como da pintura e do imóvel.
O pós da construção
Por fim, após o processo de construção existe também as ações de pós-obra, que consiste em retoques, reparos e detalhes para finalização do imóvel.
Por exemplo, no caso da aplicação de pisos em porcelanato, existe o pós obra porcelanato, com o objetivo de remover a sujeira e poeira do local.