Em meio aos diversos fatores que devem ser administrados em uma construção, a montagem de infraestrutura elétrica é uma das práticas que mais exigem cautela.
Afinal, além da importância da energia para o cotidiano, o processo consiste em incorporar componentes adequados para o seu uso.
Naturalmente, o tipo de montagem depende do local, mas de um modo geral, a infraestrutura conta com elementos como os seguintes:
- Caixas de passagem para os fios;
- Fixadores para cabos;
- Eletrodutos;
- Medidores;
- Suportes.
Além desses elementos, é interessante citar que há componentes voltados para a proteção, controle e cabeamento.
Como exemplificação do primeiro caso, pode-se citar o disjuntor, que é crucial para proteger as instalações elétricas contra sobrecargas na construção, pois é capaz de interromper o circuito elétrico.
Já como exemplo de item de controle, é válido abordar os interruptores, que são essenciais para o sistema de iluminação.
Por fim, para o cabeamento, são os elementos responsáveis pela condução e conexão às cargas elétricas, como motores e eletrônicos.
Sendo assim, em uma indústria, claramente a montagem será distinta de uma residência. Isso se deve ao fato de que as exigências perante componentes de controle, proteção, entre outros aspectos, são divergentes.
Naturalmente, projetos que atendam à automação do espaço também podem ser distinto devido às exigências abordadas e por isso, para iniciar uma construção ou realizar qualquer tipo de alteração na infraestrutura, é preciso contar com profissionais especializados, como um eletricista.
Qual é o diferencial da lâmpada de LED?
O LED (Light Emitting Diode) corresponde a um elemento que gera a luz com um consumo baixo, sendo assim, quando comparada a outros modelos, as lâmpadas de LED são classificadas como mais econômicas.
Ainda mais, trata-se de um produto que gera relativamente pouco calor, além do fato de ser durável e ter um descarte mais fácil devido à ausência de materiais como mercúrio e chumbo em sua composição.
Esses aspectos estão relacionados ao fato de que, ao invés de apresentar um filamento como alternativas convencionais, há em seu interior uma fita de LED, responsável pela luminosidade quando a energia elétrica a percorre. Além disso, existe um circuito que atende à regulagem de tensão.
Conforme será visto a seguir, modelos variados podem ser encontrados, porém, além do uso em construções, o LED também está presente em diversos segmentos, como a lâmpada t10 LED para os faróis em automóveis, que asseguram uma iluminação branca e intensa.
Conheça os principais tipos de lâmpadas de LED para construção
Há lâmpadas de LED predominantemente voltadas para a iluminação, com aspectos que podem ser de grande impacto para a decoração e alternativas que são usadas em outros setores que exigem recursos que sejam capazes de promover durabilidade e qualidade para iluminar, como citado anteriormente a respeito dos automóveis.
Nesse contexto, é válido observar que as distinções não englobam somente as áreas de uso, como também as estruturas das lâmpadas. Entre os principais tipos, é possível citar a tubular, como a lâmpada de LED t5, modelo bulbo e spot.
O primeiro caso é muito comum em espaços mais amplos, como em instituições de ensino, contando com iluminação mais direta, ou seja, uma saída de luz controlada, Já no caso do modelo bulbo, um dos mais tradicionais, permite que a luz seja irradiada para todas as direções.
O spot corresponde a uma opção amplamente visada para conciliar a funcionalidade e a estética, pois se trata de um modelo embutido e que viabiliza a iluminação focal bem definida.
Por esse motivo, comumente mais de uma lâmpada é instalada no ambiente e normalmente são dispostos próximos à moldura do teto para promover não apenas um ambiente diferenciado, como também um maior controle da luminosidade.
As variações são vantajosas, principalmente devido às necessidades distintas de cada ambiente e das estruturas distintas de encaixes que podem ser encontradas. Dessa forma, há maior facilidade na instalação e para encontrar o modelo ideal caso exista necessidade de substituição.
É válido abordar que as lâmpadas abordadas apresentam grande divergência em relação às temperaturas da cor e as potências. Desta forma, é crucial que exista atenção para garantir a compatibilidade do modelo e o tipo de necessidade a ser atendida.
Nesse contexto, um ponto que exige grande atenção é que recursos elétricos podem resultar em quadros fatais, caso manuseios inadequados sejam realizados. Por esse motivo, seja para a instalação ou qualquer outro processo, é imprescindível contar com um profissional especializado.