Se você está pensando em comprar apartamento, este é o artigo perfeito para você! Antes de tomar uma decisão importante como essa, é importante conhecer os tipos de apartamento que existem e definir qual se encaixa mais com as suas prioridades e o seu modo de vida.
O primeiro passo é definir qual será o tamanho e o tipo de apartamento, para depois se preocupar com a decoração de interiores.
Espaço e sofisticação
Muitas pessoas ficam receosas em comprar um apartamento a venda, por conta da limitação de espaço. Sobretudo, quem possui uma família maior, com crianças e animal de estimação, se pergunta se a melhor escolha não seria uma casa.
Entretanto, existem muitos apartamentos espaçosos e que levam conforto aos animais, podendo ter uma varanda com jardim, por exemplo.
Um dos melhores exemplos quando se fala de apartamento espaçoso é o duplex. Com dois andares do prédio ligados, esse apartamento costuma ficar na cobertura do prédio e é considerado um luxo.
Os andares são ligados por uma escada, podendo ou não conter um mezanino (andar intermediário e parcial entre o primeiro e segundo andar).
Normalmente, o andar inferior reúne cômodos como a sala de estar, a sala de TV, a sala de jantar, a cozinha, lavanderia e outros ambientes. No andar de cima, encontram-se os cômodos mais privados, como os quartos.
Esse tipo de apartamento é um verdadeiro diferencial, sendo um patrimônio muito valioso. Com ele se consegue mais liberdade para a decoração, mais segurança, mais privacidade e, com certeza, mais conforto.
Ainda que ele não conte com algumas vantagens que uma casa tem, como a facilidade de entrada, sem precisar passar por todos os andares, ele tem outros benefícios. As preocupações com segurança em um prédio são muito menores, por exemplo.
A maior parte dos apartamentos duplex também pode ser considerada uma penthouse. Esse termo se refere a qualquer apartamento que se localize na cobertura do prédio e, muitas vezes, contém uma área de lazer aberta no topo.
Essa área é ótima para reuniões de amigos. Hoje, é comum que essa espaço receba a forma de uma bar, uma banheira de hidromassagem, uma piscina, dentre outros itens que promovem diversão.
Boa localização
Se você é uma pessoa que preza mais pela boa localização do apartamento do que pelo espaço nele disponível, um studio é a escolha perfeita.
Esse tipo de apartamento é uma solução encontrada para os altos preços de moradia em regiões nobres, como os próximos de universidades, com muito acesso ao transporte público ou próximos de centros de compras.
Basicamente, é um apartamento compacto, cujo espaço disponível é mais limitado. Os arquitetos encontram um verdadeiro desafio nesse tipo de projeto, pois buscam recursos de sofisticação e conforto mesmo com a limitação de espaço.
De forma geral, são apartamentos que não possuem paredes para separar os cômodos. Algumas das estratégias utilizadas para resolver essa problemática são:
- Móveis sob medida;
- Móveis camuflados;
- Compartimentos secretos;
- Móveis multifuncionais;
- Revestimentos de parede;
- Boa iluminação.
Assim, o apartamento pode ter uma escada com compartimentos secretos sob os degraus. A cama, por exemplo, pode ser suspensa, mas tudo deve ser pensado para se encaixar e não apenas gerar espaço.
Como o ambiente é menor, a dica é uma decoração mais minimalista, com foco em alguns itens decorativos específicos. Como não há paredes para demarcar os cômodos, o uso de armários como divisórias ou de bancadas é frequente e uma ótima solução. Além disso, os tapetes podem ter efeito visual de segmentação do apartamento.
Utilizar um revestimento de parede unificado pode contribuir para a sensação de amplitude, assim como o uso de espelhos e janelas.
Um apartamento studio sp, na região nobre, é muito mais barato que um apartamento comum. Mas essa não é a única vantagem. Os lugares menores são mais aconchegantes e fáceis de limpar, perfeitos para alguém solteiro que está iniciando a vida adulta.
Por fim, a dica é sempre pensar em qual estilo de vida você deseja. É melhor viver com luxos longe do centro ou com menos espaço, mas boa localização?
Tudo depende de como você passa seu tempo livre, se prefere o lazer em casa ou ir a festas e eventos. Os filhos e animais de estimação também são importantes nessa decisão.
É possível ter um animal de estimação em um studio, mas como isso afetaria o conforto dele e o seu? Tudo precisa ser pensado.