O acabamento de um imóvel demanda alguns cuidados na aplicação de elementos que fazem parte da composição final. Essa atenção deve ser destinada à aplicação do telhado e de todos os materiais que o mercado da construção civil oferece.
A proteção contra a incidência do sol e da chuva está relacionada à estrutura empregada sobre os empreendimentos imobiliários. Por isso, os construtores devem estar atentos ao projeto desenvolvido e o estilo de arquitetura mais apropriado para o local.
A estética de um imóvel variará conforme o desenho proposto e as telhas utilizadas. Podem ser projetos tradicionais, com um ou dois caimentos d’água ou uma arquitetura moderna e diversificada, que aplica outros elementos na estrutura final.
O importante é garantir um imóvel livre de:
- Umidade interna;
- Infiltrações pontuais;
- Goteiras nos cômodos;
- Defeitos estruturais.
A inclinação do telhado depende do tipo de telha utilizada no imóvel, conforme especificações técnicas do fabricante e do acompanhamento de um profissional capacitado, como um engenheiro civil ou um arquiteto.
Reforço secundário favorece durabilidade do telhado
Alguns projetos são mais eficientes que outros. Isso pode ser comprovado com a necessidade de implementação de alguns reforços secundários empregados, fortalecendo a proteção dos empreendimentos imobiliários.
A aplicação de um impermeabilizante para laje é um exemplo que precisa ser empregado antes da construção do telhado.
Há estruturas imobiliárias que não contam com um acabamento estrutural com as devidas telhas, propriamente dito, por isso é mais do que necessário o uso desse produto sobre toda a área de cobertura externa.
As portas e janelas também precisam ser protegidas sob os telhados. Quando o alcance não é suficiente, os construtores buscam alternativas secundárias, como toldos e coberturas em Guarulhos ou qualquer outra cidade do país, para garantir que as esquadrias fiquem devidamente protegidas.
Esses elementos são bastante comuns em estabelecimentos comerciais, com toldos de lona sendo abertos e recolhidos conforme a necessidade de entrada de luz ou proteção contra a chuva.
As coberturas são complementares aos telhados quando são utilizadas em áreas disponibilizadas para a garagem ou um pequeno espaço dedicado para um jardim de inverno ou uma área de lazer no quintal.
Direcionamento de água com eficiência
A água da chuva é um elemento que pode atuar na durabilidade de um telhado. Se a estrutura não estiver devidamente instalada e os caimentos não forem com uma inclinação correta, pode ocorrer o acúmulo e, dependendo da madeira utilizada, apodrecer e ceder com o tempo.
Por isso, os projetos contam com calhas e rufo que são complementares em uma estrutura de telhado. Esses dois objetos são construídos a partir de material metálico, como aço galvanizado, mais resistente à oxidação e evita o aparecimento de ferrugem.
O rufo é bastante comum sobre toda a extensão de muros de alvenaria, impedindo a interferência direta da água da chuva sobre a estrutura.
A calha galvanizada quadrada é empregada nos beirais dos telhados, captando a água da chuva e direcionando para um ponto específico no terreno onde está instalado o imóvel.
Essa duas composições são muito úteis e precisam de uma manutenção periódica, como remoção de folhas e outros tipos de sujeira das calhas e, no caso de rufos pintados, um reforço na tinta empregada.
Apoio para equipamentos diversos
Como os telhados ficam na parte superior dos imóveis, é um local de suporte para equipamentos como antenas para captação de sinal de televisão e painel fotovoltaico 260W para captação de energia solar.
Os projetos da construção civil modernos estão investindo em uma arquitetura moderna que valoriza a sustentabilidade e o aproveitamento de energia solar é muito comum.
Dependendo da área de telhado disponível, as empresas especializadas podem colocar entre 5 e 10 placas de captação de energia solar, diminuindo bastante a contar com eletricidade.
A montagem de uma estrutura metálica como suporte pode ser adaptada sobre o telhado, sem interferir na proteção do empreendimento imobiliário.
É importante destacar que o modelo de obra sustentável valoriza o imóvel, independente da localização ou do tamanho total da área disponível.
Vale a pena reforçar a informação de que as telhas utilizadas para o acabamento de um imóvel podem proporcionar os mais diferentes modelos de telhados, favorecendo o conforto térmico e acústicos de residências e estabelecimentos comerciais.
Muitos materiais podem apresentar uma coloração diferenciada, seja pelo próprio material disponível nas lojas especializadas, seja pela aplicação de tintas acrílicas desenvolvidas para o uso em telhas específicas.
O mais importante é que os produtos aplicados em um projeto de proteção sejam resistentes e duráveis, impedindo qualquer alteração estrutural do imóvel, principalmente, contra a umidade, que pode ser muito prejudicial se todos os cuidados não forem tomados.
A precaução é uma vantagem que os profissionais devem levar em consideração sempre.