A movimentação de cadeirantes em residências tem tido uma relevância muito grande para atender as necessidades dos clientes, buscando conforto e segurança, de acordo com as normas e medidas necessárias. Esses equipamentos foram criados com objetivos de promover o alcance para as pessoas que apresentam dificuldades de locomoção, como idosos e cadeirantes.
A intenção é trazer autonomia de forma prática e segura, facilitando a superação dos obstáculos presentes no dia a dia.
A locomoção pode envolver, por exemplo, um simples acesso à cômodos para um andar superior de uma residência ou ajudar no deslocamento entre pisos de estacionamentos, que podem possuir ao invés de escadas rampas inclinadas para facilitar este acesso.
O importante é atender o público que apresenta dificuldades de locamoção, tornando o ambiente acessível para todos.
Um desses produtos são elevadores de passageiros adaptados, pois possuem um peso determinado para a sua movimentação. Veja abaixo alguns benefícios dos meios e equipamentos que podem ser utilizados para otimizar os espaços:
-
Reduz o esforço do cadeirante em transportar objetos;
-
Opção de transporte de idosos, gestantes e crianças de colo;
-
Possibilita transportar de uma única vez tudo que você precisa;
-
Ideal para contornar as limitações físicas;
-
A solução ideal para quem possui deficiência física.
Em muitos casos, especialmente para a família, torna-se um desafio encontrar meios para deslocar a pessoa deficiente. A existência de meio de acessibilidade residencial ajuda em muitos pontos evitando desgaste físico e facilitando o acesso a todos os cômodos da residência.
Veja abaixo mais detalhes sobre cada produto e material que auxilia na melhoria da acessibilidade residencial.
Plataforma elevatória para deficientes
A plataforma elevatória para deficientes é um equipamento especializado para facilitar a acessibilidade de pessoas cadeirantes ou com mobilidade reduzida.
Gerando autonomia de forma prática e saudável, o item facilita a locomoção dessas pessoas aos desníveis auxiliando a transpor obstáculos diários, como rampas, desníveis em uma garagem ou deslocamento entre os pisos.
As plataformas sempre seguiram um projeto padrão, com uma cabine projetada com 1,90m a 2.10m de altura e com iluminação artificial sobre o teto. Possui uma instalação ágil e uma porta de segurança aberta de forma lateral.
Segurança para o uso de plataformas
A segurança é um item primordial quando se fala dos usuários de plataformas elevatórias, pois os movimentos podem dificultar reações durante alguma emergência.
O ideal é atender as normas de segurança para plataformas, utilizando pisos antiderrapantes, sistemas de travamento quando estiver sobre a máquina, abrir as travas somente quando o aparelho estiver nivelado, saber manusear os botões e usar o freio de segurança.
Elevador residencial para cadeirante
Já o elevador residencial para cadeirante é uma opção parecidas com as plataformas, só que voltadas para residências que possuam até cinco andares.
Nas residências que possuem pessoas com mobilidade reduzida o elevador se torna um equipamento ideal e seguro para circulação pela casa sem depender de outras pessoas, gerando mais independência e qualidade de vida.
Atualmente, são mais indicados os elevadores hidráulicos por não produzirem ruídos e serem econômicos. Em muitos casos, esse modelo não necessita de casa de máquinas, permitindo maior flexibilidade de instalação.
Outro benefício é que ele pode ser projetado perfeitamente para cada um dos ambientes, trazendo um benefício estético. Veja mais detalhes a seguir:
- O elevador residencial hidraulico é movidos por um sistema hidráulico, como diz o nome;
- O modelo hidráulico mantém um forte requisito no mercado por sua estética, principalmente em modelos panorâmicos. Esse produto está cada vez mais ecológico, por reduzir a quase 60% do consumo de energia quando comparado aos elevadores elétricos;
- Além disso, é possível encontrar vantagens como segurança, ausência de ruídos, velocidade, fácil instalação e manutenção acessível;
- É um Elevador sem casa de maquinas: Os elevadores tradicionais necessitam de um espaço apropriado para a instalação da casa de máquinas, no caso dos hidráulicos isso não é necessário, pois o sistema hidráulico é o principal responsável por subir e descer o elevador, sendo possível ter um melhor aproveitamento do espaço disponível.
- Esse modelo de elevador não exige o uso de engrenagens, funcionando por meio de imãs permanentes, gerando baixa frequência de manutenção e uma vida útil mais longa que o normal.
Assoalho de madeira e a sua manutenção
Em residências que possuem cadeirantes o indicado é o piso de madeira por ter uma longa durabilidade, conforto térmico, ser anti alérgico e liso, facilitando a locomoção da cadeira de rodas.
O piso de madeira possui um benefício a se destacar por ser antiderrapante, mesmo sendo liso, assim ajudando a evitar possíveis acidentes.
Nesse contexto, a raspagem de assoalho é a manutenção mais efetiva nesse material, um procedimento importante para a recuperação do piso de forma a remover danos, riscos e imperfeições aparentes.
A manutenção deste produto pode fazer com que ele dure anos, principalmente que feito de forma adequada e com profissionais capacitados.