Uma obra residencial demanda muito trabalho, seja na reforma ou na construção. A atenção deve ser para todos os momentos da obra e também na finalização, demandando um estudo dos melhores materiais para a estrutura e também em como compor um design eficiente para manter a comodidade e a elegância presentes no ambiente.
Por este motivo, este artigo irá destacar os principais detalhes que importam na finalização de uma obra residencial.
Madeira: conforto e elegância
O uso da madeira para a decoração e finalização de obras já é uma prática recorrente nesse mercado. Isso porque esse material entrega vários benefícios, principalmente quando comparado com outros produtos.
Vamos analisar agora os principais materiais em madeira procurados no mercado.
1. Corrimão
Toda escada precisa de um corrimão para ser o seu complemento e garantir a segurança.
As opções nesse mercado são muitas, mas a recomendação é optar por um corrimão de madeira para escada interna que pode entregar a segurança necessária que esse aparato precisa. Além disso, ele pode ser o ornamento perfeito para qualquer tipo de escada.
A manutenção e limpeza do material são pontos a se destacar, afinal são muito fáceis de serem aplicados, fazendo com que um simples procedimento como a envernização deixe o material brilhando e com cara de novo.
2. Piso
Para o piso é possível destacar duas formas de aproveitar o visual da madeira. O primeiro é a instalação de tacos de madeira, que entregam um formato muito bonito e uma elegância muito boa.
No entanto, eles podem apresentar um desgaste com um tempo de uso. Por se tratar de um piso, sofrem pressão mecânica constante e por conta disso podem apresentar fissuras ou até começar a soltar.
Uma outra opção para manter o visual, mas não ter problemas recorrentes com manutenção é usar um piso imitando madeira, que pode ser constituído de qualquer material mas os mais comuns são os de PVC e laminado. Isso porque esses materiais entregam a elegância que um piso de madeira entrega com uma colação e manutenção mais simples.
Casas com decoração rústica, muito comuns no século 20, usavam madeira em praticamente todos os cantos, então optar por esse material além de ser elegante, traz um ar histórico para o ambiente.
Outro ponto a se destacar é que, se optar por qualquer um dos dois tipos de piso abordados nesse tópico, é fácil fazer o tratamento de piso de madeira para manter o brilho.
Normalmente os procedimentos consistem em lixar e envernizar, que são suficientes para uma aparência nova para o material.
3. Escada
Além do corrimão, é possível investir em escadas de madeira. Diferente dos tacos no piso, a escada é constituída em cada parte por uma peça inteiriça, que entrega firmeza para a estrutura e, acima de tudo, são extremamente elegantes.
A escada de madeira é uma peça que é normalmente encontrada pronta, sendo que após a sua encomenda algumas matrizes da peça podem ser adaptadas para o local em que será instalado, garantindo maior eficiência de espaço e aproveitamento do ambiente.
Fora esses materiais é possível investir em uma diversidade de produtos feitos de madeira para criar um ornamento ideal no local, como:
-
Portas;
-
Mesas;
-
Molduras;
-
Rampas.
O que conta muito nesse ponto é a criatividade para usar a madeira a favor do ambiente, da casa e dos moradores.
Gesso: um investimento barato e pratico
O gesso é outro material que pode ser usado em finalizações de obras e que traz uma praticidade enorme.
De modo geral, o gesso é comumente aplicado em dois itens para estrutura e decoração da casa. São eles:
1. Divisórias de gesso
O uso de divisórias de gesso vêm sendo cada vez mais comum em residências, prática que antes era somente do setor industrial para divisão de salas e de ambientes de trabalho compartilhado.
A opção do gesso é altamente eficaz pela fácil instalação, manutenção e, principalmente, pelo custo-benefício que esse material entrega.
Com a divisória é possível fazer a divisão do ambiente de forma altamente eficaz e ainda reduzindo os custos. A opção residencial desse material se dá pela facilidade de fazer passagens elétricas e de cabos, facilitando muito na manutenção de cabeamentos.
2. Molduras de gesso
A moldura de gesso se tornou parte vital nos detalhes finais de obras em residências, isso acontece porque a moldura entrega além de charme, muitas possibilidades de edição, ficando ao gosto e imaginação de quem está fazendo a obra.
É possível optar por essa peça cheia de ornamentos para um ambiente mais descontraído ou mais lisa para um local mais sofisticado. A moldura de gesso para parede é barata e fácil de ser aplicada, sem grandes reviravoltas em uma obra para sua aplicação.