A segurança residencial está além de muros e portões reforçados. Sem os devidos cuidados, o perigo pode estar dentro de casa. Fios desencapados, canos quebrados e vazamento de gás podem ser precursores de acidentes, que nem sempre acabam bem.
Para evitar qualquer surpresa desagradável, é preciso que profissionais capacitados, com conhecimento técnico e específico, façam as instalações corretas, com matéria-prima confiável e de qualidade.
Para diminuir os gastos com energia elétrica, muitas residências e condomínios têm substituído o chuveiro elétrico pelo chuveiro com aquecedor a gás.
Mais econômico, este tipo de abastecimento é fornecido por concessionárias homologadas pelo poder público, atendendo diferentes construções civis e comerciais, alcançando até mesmo o setor industrial.
Documentação garante não ter vazamento
O gás é incolor e insípido, e só pode ser percebido quando um composto químico com base no enxofre é adicionado, permitindo a detecção de vazamento.
As concessionárias que fornecem o abastecimento para uso doméstico devem atestar que não há nenhum tipo de vazamento, provando por meio de um laudo de estanqueidade de gás, que deve ser feito logo após a instalação residencial.
Este tipo de documento é emitido após a verificação de toda a estrutura de abastecimento, seguindo alguns passos simples, mas que devem ser realizados por um profissional capacitado, sendo eles:
- Verificar a tubulação com enchimento por pressurização;
- Verificar e testar todas as conexões do sistema;
- Temporizar que o fluido se acomode, e aguardar;
- Fazer análise de pressão.
Se houver uma queda da pressão, significa que há algum vazamento, e ele precisa ser estancado de qualquer maneira. Se a pressão for constante, significa que todo o sistema pode ser utilizado, sem qualquer perigo aparente.
Este tipo de teste deve ser realizado periodicamente, com um intervalo mínimo de doze meses. O modelo de construção e o uso diário indicará a necessidade de reparos, com a entrega do laudo de estanqueidade sendo realizada após o término da inspeção.
Adaptações necessárias em uma residência
A água quente do chuveiro pode ser constante e eficiente, mas é preciso que o proprietário do imóvel faça a adaptação necessária, para que tudo tenha um funcionamento perfeito.
A distribuição pode ser feita em diferentes chuveiros, e cada um deverá estar ligado ao sistema de distribuição do gás, com todos os instrumentos de verificação avaliados, testados e aprovados.
A conversão GLP para GN deve ser realizada, também, no fogão, pois a pressão de um botijão de gás é diferente de um sistema de gás encanado.
A segurança dos moradores pode ser colocada em risco, se o trabalho não for realizado por uma empresa especializada, com uma equipe técnica que identificará as alterações necessárias para cada equipamento doméstico.
Caso haja a necessidade de mudança, para uma localização onde o gás encanado não está à disposição dos moradores, será preciso contratar, novamente, uma equipe especializada, para realizar a conversão de gás encanado para botijão, do fogão, e a compra de chuveiros elétricos, ou então o funcionamento de todos os equipamentos domésticos ficarão comprometidos.
Mercado oferece diversas opções
A disponibilidade de equipamentos abastecidos por gás encanado são amplos, com uma gama que atende desde chuveiros e fogões, até aquecedores de ambiente e água da piscina.
O aquecedor a gás Rinnai atende um amplo mercado, que pode ser adaptado em casas e apartamentos, proporcionando banhos quentes e torneiras com água aquecida, em pias do banheiro, para asseio pessoal e limpeza de louças, na cozinha.
Os cuidados com este tipo de equipamento devem ser frequentes, pois o vazamento de gás pode ser prejudicial à saúde, se não for percebido em tempo hábil, e até mesmo causar acidentes e explosões, se houver o acúmulo em uma área fechada.
A verificação constante de todo o sistema de abastecimento, assim como das conexões, deve constar de um calendário, para garantir a segurança e o uso correto.
Caso seja necessário algum reparo, é preciso procurar por ajuda profissional, e solicitar a manutenção aquecedor a gas Campinas, para identificar o problema, e apresentar todas as soluções, como substituição de peças e até mesmo do próprio equipamento.
Apesar de ter uma vida útil longa, a instalação deve ser realizada de forma correta, ou então o aparelho de distribuição de gás vai apresentar mal funcionamento e estragar.
Para segurança pessoal e de terceiros, é preciso que os laudos sejam realizados em tempo, e toda a manutenção preventiva e corretiva esteja dentro de um calendário anual.