A sustentabilidade é um assunto muito debatido nos dias de hoje, tanto por especialistas como pela população, de modo geral. No Brasil esse é um conceito que ainda precisa de muito debate em cima, para que o modelo ideal de sustentabilidade possa ser alcançado em uma construção.
A partir de uma rápida pesquisa em um dicionário online, você encontra a seguinte definição para o termo sustentabilidade: “característica ou condição do que é sustentável”.
Para explicar melhor, o conceito de sustentabilidade nos remete à ações comuns no nosso dia dia que visam a diminuição do uso e de práticas prejudiciais ao meio ambiente.
Sendo assim, cada vez mais é essencial que as pessoas tenham atitudes sustentáveis em todas as áreas, seja na própria residência, nas ruas ou no trabalho.
Onde aplicar essas ações
Uma das áreas em que esse conceito pode ser bastante difundido, para que as práticas de trabalho atinjam os ideais de sustentabilidade, é na construção civil.
Essa área é voltada, principalmente, para a construção de edificações e é muito possível, e cada vez mais essencial, que as composições estruturadas, bem como as práticas, os materiais e os equipamentos utilizados garantam que o meio ambiente não será prejudicado ao longo das obras.
Aqui traremos ideias e composições para que as empresas e profissionais envolvidos em operações construtivas utilizem elementos e montam estruturas pensando nessa questão ambiental, diminuindo ao máximo fatores de risco para a qualidade do ambiente e se enquadrando nesse conceito de sustentabilidade.
Portanto, não deixe de ler e venha conhecer outras práticas que podem melhorar a nossa qualidade de vida, e principalmente, preservar o que é há de mais bonito no mundo, a natureza.
Aplicações básicas na construção
Existem várias maneiras que as empresas envolvidas nesse ramo, que trabalham em obras construtivas, tem para conciliar a obra com o conceito de sustentabilidade.
É fundamental que as práticas desses setores remetem a um desenvolvimento sustentavel, ou seja, as etapas construtivas precisam seguir esses ideias para que não comprometam ainda mais o meio ambiente.
Ao longo do texto vamos exemplificar melhor instrumentos e itens que podem ser instalados em diferentes tipos de construção e que são adequados para combater problemas relacionados a degradação do meio ambiente.
Para começar, falaremos de itens construtivos que podem ser utilizados em obras de residências. São muitas ideias que podem ser aplicadas nas construções de casas ou apartamentos, desde as estruturas, como também na escolha dos móveis.
Por exemplo, na montagem das telhas, a escolha por calha central telhado é uma ideia interessante, já que a escolher esse tipo de telha permite que a água proveniente das chuvas seja escoada para os locais desejados.
Seguindo ainda mais conceitos de sustentabilidade, essa água pode ser reutilizado por meio de de sistemas de filtragem e reaproveitamento d’água.
Já em relação aos móveis das residências, as pessoas que se preocupam com esse tipo de ideia, podem optar por moveis rusticos, montados a partir de madeira de demolição.
Madeira de demolição é um material proveniente de construções que foram demolidas, e que tinham a madeira como um dos elementos construtivos.
Dessa maneira, esse material passa por um processo de reciclagem e pode ser reutilizado na montagem de outras estruturas, como esses móveis.
Portanto, essa utilização possibilita que não seja necessário usar uma nova madeira, que teria de ser extraída a partir do corte de árvores, prejudicando o nosso bioma.
Ainda existem outras composições e práticas que podem ser aplicadas em residências e que são sustentáveis, tais como:
- Paisagismo;
- Placas solares;
- Chuveiros e torneiras com temporizadores;
- Não utilização de materiais plásticos;
- Diminuição nos gastos de energia e água.
Controle de recursos
Em relação a essas placas solares, elas também podem ser montadas em outras edificações e inclusive nas ruas, instalados nos postes.
Para isso, é necessário a utilização de suporte painel solar poste, para que as placas possam ser posicionadas de maneira correta e executarem suas funções.
Esse é um tipo de estrutura bastante recomendada, já que elas captam a luz do sol e armazenam para que possam ascender lâmpadas e refletores sem que seja necessário o gasto de energia.
Para finalizar, outro elementos que achamos importante necessário mencionar, e que pode melhorar a diminuição de gastos de elementos naturais, como a água, são em relação aos sistemas de irrigação.
Esses sistemas são muito usadas em diversos espaços, principalmente, em longos gramados, como em campos de futebol, gramados de praças e de outros locais públicos.
Normalmente, esses sistemas possuem equipamentos de jatos, que acabam gastando muita água e até prejudicando folhas e flores.
Portanto, uma ideia bastante interessante de diminuir custos desnecessários e desperdício de água, é utilizar sistema de irrigação por gotejamento automatizado, já que esse equipamento gasta menos água do que o outro e não prejudica componentes da natureza.