Ao longo dos últimos anos, um material até então desconhecido conquistou seu espaço no mercado de reforma e construção: o PVC.
Desde itens decorativos, como a persiana rolo, até a confecção de acabamentos, como pisos e forros, esse polímero plástico tem sido mais procurado tanto por profissionais da área quanto por leigos que cuidam das próprias obras.
Pese à popularidade desse material, muitas pessoas o compram apenas por um motivo: o preço. Por mais que ele seja realmente uma alternativa frente a matérias-primas mais nobres, como os metais e as madeiras, é importante considerar que ele também tem outras características que podem ser atrativas.
Pensando em usar o PVC na sua obra? Então continue lendo e confira algumas vantagens e características dessa matéria-prima:
-
O PVC é resistente ao calor e ao sol
A instalação de um portão de pvc em uma residência ou estabelecimento comercial pode ser considerada algo atípico para muitos, mas é uma forma de se aproveitar uma das vantagens desse material: a resistência ao sol e ao calor.
Na prática, isso significa que o portão não será danificado por esses efeitos do tempo, permanecendo com aparência de novo por mais tempo.
O motivo por trás da alta resistência dessa matéria-prima é sua composição: ela inclui substâncias que dificultam a descoloração, que, por sua vez, é um dos principais danos causados pela radiação UV.
Os fabricantes de produtos confeccionados com base nessa matéria-prima são tão confiantes a respeito dessa característica que chegam a oferecer uma garantia de décadas para ela.
-
Ele é um excelente isolante termoacústico
Ao contrário do que muitos pensam, a estética não é o único fator que deve ser considerado ao se incluir um novo componente em determinado local: o conforto ambiental também é fundamental.
Do contrário, as chances de que o espaço não seja plenamente aproveitado por seus moradores são grandes. Entre os fatores que influenciam nesse aspecto, estão:
-
A fisiologia humana;
-
O clima da região;
-
A reverberação de som no local;
-
O conforto termoacústico do imóvel.
A boa notícia é que o vinil pode ser muito útil para se trabalhar com esses parâmetros e conquistar um maior nível de conforto ambiental.
Por exemplo, uma divisoria de pvc é um isolante acústico de maior qualidade que outros materiais, melhorando tanto a privacidade quanto o conforto.
Ela, portanto, costuma ser uma excelente opção quando é preciso dividir um ambiente, mas não é possível mudar sua estrutura.
Outra vantagem desse material é o seu ótimo desempenho térmico: ele não se resfria muito no inverno, e tampouco se aquece em excesso no verão.
Isso faz com que o vinil seja um coringa, sendo recomendado tanto para climas quentes quanto para os mais gelados.
-
O PVC não é vulnerável a pragas
Por mais que ninguém queira passar por isso, todo e qualquer imóvel está vulnerável a ataques de pragas. Felizmente, há uma maneira de reduzir as chances de que isso aconteça: basta preferir materiais de construção que sejam menos susceptíveis a tais invasões.
Mais uma vez, o vinil se destaca. Além do forro modular pvc preço ser reduzido em comparação às demais alternativas oferecidas no mercado, esse material é menos propenso a ser tomado por pragas.
O mesmo se aplica aos demais itens fabricados à base desse material, como os pisos: quem investe neles não precisa se preocupar com infestações.
-
Ele pode ser usado para confeccionar esquadrias
Apesar de a madeira e o metal serem as opções mais tradicionais para a fabricação de esquadrias, a tecnologia de materiais tem avançado cada vez mais. Na prática, isso significa que outras alternativas devem se tornar cada vez mais comuns no mercado.
Por mais que boa parte das pessoas não saiba disso, o vinil é uma delas. Isso significa que é possível adquirir portas e janelas feitas de PVC para o seu estabelecimento ou residência, de modo a aproveitar todas as vantagens proporcionadas por essa matéria-prima, principalmente o baixo custo.
Vale ressaltar que, devido à versatilidade proporcionada por esse polímero plástico, existem diversos modelos de esquadrias elaborados com base neles, conforme as suas necessidades.
Por exemplo, caso seja preciso manter o cômodo protegido da luz do sol, como no caso dos quartos, há a opção de se instalar um janela de pvc com veneziana. Do contrário, um modelo simples será o suficiente.