As infiltrações são problemas extremamente comuns, mas que podem trazer bastante dor de cabeça e prejuízos para os moradores de uma residência.
Quando o problema não é resolvido totalmente, pode voltar e comprometer toda a estrutura do imóvel. A desvalorização da construção tende a ser um dos resultados negativos.
Além de trazer riscos para a construção, os ambientes com infiltrações tendem a ficar insalubres em razão da umidade. Os moradores podem até ter problemas de saúde por causa do descuido.
Além disso, a umidade também pode ser danosa para os móveis, causando o apodrecimento ou o acúmulo de microrganismos.
A primeira coisa a se fazer em caso de infiltração é descobrir a qual é a origem dela e corrigir a impermeabilização, como uma forma de combater e evitar que o problema apareça novamente.
Depois, o interior dos ambientes pode necessitar de alguns cuidados, como a troca de revestimentos e higienização de estofados e móveis.
Possíveis causadores de infiltração
Normalmente, as infiltrações dão algumas dicas sobre o motivo do seu aparecimento, e a sua análise pode até apontar as principais formas de solucionar o problema.
Geralmente, ela acontece quando a impermeabilização falha e a umidade encontra meios de penetrar pelas paredes.
Alguns exemplos são: muros vizinhos com problemas que passam umidade, contato com encostas de terra, presença de canos quebrados, a água da chuva que cai diretamente na parede ou falhas no telhado que possibilitam a entrada de água.
É fundamental investigar a causa da infiltração o quanto antes para resolver o problema, até porque esperar tempo demais pode prejudicar a estrutura do imóvel.
Como resolver as infiltrações?
Após a identificação da fonte de umidade que está causando a infiltração, é preciso solucionar o problema. Algumas opções são:
- Reparo de telhados, substituição de telhas, troca de calhas;
- Conserto ou substituição de tubulações quebradas;
- Aplicação de isolantes específicos em caso de encostas de terra;
- Renovação de reboco e impermeabilizante em caso de rachaduras;
- Acordo com o vizinho, pedindo pela impermeabilização de muros;
- Utilização de materiais impermeabilizantes e mão de obra de qualidade.
A impermeabilização adequada é fundamental para prevenir a ocorrência de infiltrações. Tendo resolvido o problema, é hora de pensar na recuperação da decoração do espaço afetado.
Redecorando o espaço
Nos casos em que a ação da umidade afeta as paredes, torna-se necessário o descascamento da parede, com reaplicação de impermeabilizante e revestimento. Analogamente, se a infiltração afetou os pisos do imóvel, a troca do revestimento também se faz necessária.
Troca do revestimento
Nesse caso, recomenda-se bastante cuidado, evitando opções como o piso laminado click, que apesar dos inúmeros benefícios, não é indicado para ambientes com alta umidade.
O ideal é a aplicação de um revestimento que apresente resistência possíveis ações da água no ambiente, como o piso vinílico.
Trata-se de um material plástico, disponível no mercado com grande variedade de cores e texturas. Devido a grande impermeabilidade do material, pode ser utilizado em áreas molhadas.
Outro grande benefício é que a instalação de piso vinílico pode ser feita por cima de outros revestimentos, facilitando as melhorias nos ambientes.
Cuidado com móveis
Ao aumentar a umidade dos ambientes, as infiltrações também podem ter consequências para os móveis. O risco de apodrecimento existe, principalmente se estiverem em contato com as paredes afetadas.
Após resolver a origem da infiltração, como uma forma de recuperar os móveis e eliminar as chances de a umidade causar problemas de saúde, uma recomendação é a realização da higienização de sofá, cadeiras e estofados.
A medida é essencial para a conservação das peças, colaborando para aumentar vida útil dos estofados e renovar a sua beleza.
Os serviços também protegem as superfícies da ocorrência de manchas causadas pelo derramamento de líquidos, ou até caso o problema de umidade no ambiente voltar a aparecer.
Além disso, a limpeza de cadeiras estofadas, sofás e colchões, dentre outros móveis é essencial para a eliminação e proteção dos moradores contra fungos, bactérias, ácaros e outros microrganismos.
Acumulados nas superfícies e em contato direto com os moradores, os microrganismos podem causar doenças respiratórias, dermatológicas e até oculares.
Vale a pena lembrar que todo o cuidado dispensado aos móveis e estofados também deve ser feito nas cortinas e tapetes, garantindo um ambiente renovado após o combate contra a infiltração.