Os galpões industriais, as pontes rodoviárias, a passagem de pedestres sobre a linha férrea, entre outras construções que precisam ser resistentes e funcionais, são projetos que contam com materiais metálicos como principais agentes estruturais.
A maior vantagem desse tipo de material, dentro da construção civil, ocorre por causa do curto espaço de tempo que pode ser aplicado, atendendo todas as normas de segurança, com durabilidade extensa e manutenção facilitada.
Os projetos arquitetônicos empregam as estruturas metálicas em outros modelos de construção, como ginásios poliesportivos e arenas culturais. Se estendendo a outros campos de atuação, as estruturas metálicas estão sendo aplicadas em imóveis residenciais.
Casas e sobrados são construídos unindo a resistência característica do ferro e do aço e com a transparência do vidro, proporcionando estruturas modernas e eficientes, com um custo relativamente baixo.
Arquitetura moderna utiliza ferragem estrutural
A versatilidade apresentada pelo metal dentro da construção civil, permitiu o desenvolvimento de projetos diversificados, indo além das grandes estruturas voltadas para o setor industrial ou construções públicas.
A partir da ideia em construir um imóvel utilizando o metal como estrutura principal, em composição com outros materiais da construção civil, os projetos podem ser apresentados por uma empresa de montagem de estrutura metálica e todos os procedimentos que devem ser seguidos.
Os profissionais que atuam nessa área, devem verificar toda a área de construção, para que as condições sejam ideais quanto à implementação no local.
A umidade do solo pode ser um empecilho, por exemplo, interferindo na durabilidade do material ao longo do tempo, reduzindo a resistência contra agentes corrosivos.
Por ser uma estrutura fixa, o projeto não deve sofrer alterações ao longo do processo de construção. Dessa forma, é necessário fazer um planejamento adequado e segui-lo do início ao fim.
A montagem estrutura metálica é projetada para ser construída em um curto espaço de tempo, e atender aos usuários da melhor forma possível.
Tomando os devidos cuidados, é possível destacar os diversos benefícios proporcionados pelas construções que são baseadas em estruturas metálicas, entre eles:
- Redução de resíduos da construção civil;
- Facilidade de organização do canteiro de obras;
- Aproveitamento eficiente de terreno;
- Manutenção e reforma pontuais.
A arquitetura empregada nesses modelos construtivos pode abusar da criatividade, desde que respeite os limites do bom senso e da capacidade apresentada pelos materiais utilizados.
Materiais diferenciados garantem sustentação
O ferro e o aço são aplicados dentro da construção civil em composição com outros materiais, produzindo uma estrutura resistente e necessária para as obras que formam os imóveis.
A partir da junção de areia, pedra e cimento com Vigas de ferro para construção de um imóvel, a obra recebe um suporte que é muito resistente, permitindo a elevação de prédios e edifícios de diversos andares.
Na área da arquitetura residencial, quando se trata de casas e sobrados, as possibilidades de construção se atém a projetos exclusivos e personalizados, de acordo com as necessidades de uso, a área disponível, e o modelo de projeto que o proprietário almeja.
O uso de chapa expandida em estruturas públicas é normal, pois apresenta uma resistência e durabilidade marcante. Dentro dos imóveis residenciais, esse tipo de material é aplicado em mezaninos, aproveitando uma área espacial externa, criando um espaço único e diferenciado.
Serviços específicos com veículos especiais
A logística para o transporte do material utilizado para a construção de uma obra moderna e significativa no setor da arquitetura precisa ser planejada de maneira adequada.
Os veículos devem transportar o material e descarregar em local adequado para o estoque, a fim de proteger os produtos até que sejam utilizados.
No caso de compra com fornecedores diretos, é necessário a locação de carretas a cada nova carga de material. O canteiro de obras deve contar com um depósito apropriado para a disposição do ferro e aço, evitando a interferência de chuva e partículas poluentes, antes de receber o tratamento final para aplicação na construção.
Vale destacar que o ferro e o aço, entre outros materiais metálicos, como o bronze e o alumínio, fazem parte da construção civil há muito tempo. Eles são essenciais para proporcionar segurança estrutural nas obras, desde a fundação até o acabamento final.
Conforme acontece o desenvolvimento da obra, é preciso aplicar um sistema de ancoragem predial para elevar as peças para as alturas devidas, permitindo a finalização dos trabalhos com segurança e os devidos cuidados que esse tipo de construção necessita.
Por fim, é importante lembrar que os exemplos de estruturas públicas resistem ao tempo e demonstram as possibilidades de alcance quanto a durabilidade e a beleza do metal na construção civil.