A construção de edifícios residenciais ganhou espaço nas grandes cidades nos últimos anos por diversos motivos, por isso, se tornou uma das obras mais executadas pelas empreiteiras. As empresas especializadas em obras civis são responsáveis pelo desenvolvimento de projetos e execução das atividades até o momento da entrega do imóvel ao cliente.
Para isso, a criação de um planejamento de obra com a lista de materiais, estudo de viabilidade, cronograma físico-financeiro e a planta da edificação são fundamentais para a qualidade do trabalho.
Assim, quanto mais informações o projeto tiver, mais fácil será a etapa da execução, gerando otimização de tempo e produtos, assim como apresentando resultados satisfatórios para ambas as partes.
Processos importantes na construção de imóveis
Após a definição das questões burocráticas, o engenheiro começa a fazer a separação das equipes de ajudantes. A divisão em grupos facilita a execução das tarefas.
A construção é dividida em serviços preliminares com a organização do terreno e instalações de energia elétrica e água no espaço.
O processo de infraestrutura com a criação das fundações e lajes acontece após a definição do planejamento, dando início a construção. Nesta atividade são usadas estacas, vigas baldrames e sapatas para dar estruturação e evitar problemas de desmoronamento.
Na etapa de vedação acontece a criação de colunas e paredes. Neste momento o uso de materiais que ajudam a criar um isolamento acústico, processo que consiste em criar barreiras que evitam a propagação do som para outros ambientes, também é realizado.
Nesse contexto, a instalação de uma barreira acústica pode se fazer necessária. Na prática, esse é um material que atua como um obstáculo físico, ajudando a diminuir o índice de ruídos que chegam nos locais e reduzindo a poluição sonora dos ambientes.
As chapas metálicas são muito utilizadas neste processo. O material é perfurado em uma ou duas faces e recebe um material absorvente que agrega propriedades isolantes. Pesquisar o custo e as formas de instalar as barreiras é uma alternativa para criar um isolamento acústico no imóvel.
Outras etapas fundamentais na construção são a elaboração do telhado, colocação de revestimentos e esquadrias, pintura e instalação hidráulica e elétrica.
Instalação hidrossanitária no imóvel
Este processo consiste no uso de um conjunto de tubos, equipamentos, conexões e peças que proporcionam o uso de água no banheiro, cozinha, lavanderia, jardim e garagem.
O uso da conexão em y é muito uma forma de permitir a utilização do recurso hídrico em diversos pontos de água na edificação.
As conexões e tubos são responsáveis por fazer o transporte da água, podendo ter vários formatos e tamanhos para se adequar ao local em que será instalado.
As conexões em y tem cores diferentes, que ajudam no momento da instalação. A marrom de PVC (Policloreto de Vinila) é usada para água fria. Já a de cobre ou CPVC são para água quente. Por fim, a branca, é destinada para o esgoto.
Materiais para parede
Nos casos em que as paredes não tiveram um material específico para o isolamento acústico durante a construção, recorrer a compra e instalação de elementos que ajudam a criar o efeito de isolamento pode ser necessário.
Os paineis de isolamento acustico são uma solução para a reverberação sonora. Um painel pode ser instalado de forma simples e rápida. As vantagens deste material são:
- Ajuda a complementar a decoração;
- Traz versatilidade;
- Se mantém intacta mesmo com variações climáticas;
- Não prolifera bactérias ou fungos;
- Apresenta sistema estrutural simples.
O painel acustico parede é muito usado em estúdios de música e home studios, por exemplo, mas nada impede de ser usado nas paredes de uma residência, principalmente em ambientes que podem gerar mais ruídos.
Na fabricação do painel, os materiais usados são a lã de rocha ou vidro, MDF para o fechamento traseiro, pregos, parafusos e grampos para o tecido.
Um isolamento acústico bem elaborado proporciona conforto nos ambientes e promove sustentabilidade, diminuindo a poluição sonora.
Organização do imóvel em um codomínio
Usar app para condomínio é uma forma do síndico organizar todas as pendências administrativas, de manutenção, financeira e problemas de convivência.
Os aplicativos podem auxiliar na otimização de tempo e economia de recursos, possibilitando um gerenciamento mais eficaz.
Além disso, aliar a tecnologia nas atividades diárias proporciona muito benefícios, como:
- Facilitar a comunicação;
- Auxiliar na prestação de contas;
- Ajudar na tomada de decisões;
- Centralizar as informações;
- Promover mais segurança;
- Controlar o acesso.
Esses são apenas alguns dos pontos positivos que o condominio app pode ter ao investir no uso dos recursos tecnológicos.
Portanto, eficiência nas obras são o segredo para que as pessoas comprem apartamentos, gerando lucros para as empresas de obras civis, além de ajudar no crescimento econômico do país.