As telas moedas são indicadas para uma abrangente diversidade de aplicações e podem ser usadas como componentes de equipamentos para seleção e beneficiamento de materiais, devido às suas características técnicas.
A tela moeda pode ser fabricada em aço carbono ou aço inox e contém perfurações que variam de 17 mm a 22 mm.
Ainda pode ser utilizada em churrasqueiras, projetos de decoração, arquitetura e urbanismo, ventilação, grades de segurança, gaiolas, pisos de viveiro, forros, dutos, elementos acústicos, mobiliário, divisórias, portões, entre outros.
Alguns benefícios podem ser obtidos por meio de seu uso, como: preço econômico, redução com a execução de preparação, soldas, cortes, acabamentos e encaixes, diminuição do tempo de fabricação, possibilitando, dessa forma, a realização de trabalhos com curto prazo para entrega e boa resistência à corrosão.
A tela moeda é o modelo de tela perfurada que mais é comercializado no mercado nos dias atuais. Utiliza-se em diversos segmentos da arquitetura, em metalúrgicas, na construção civil, indústria de sonorização, indústria de imóveis, agroindústria, entre outros vários segmentos.
O modelo ainda pode apresentar alguns tipos de perfuração em sua superfície, e uma delas é chamada de disposição alternada, sendo mais utilizada em processos industriais devido ao aproveitamento da superfície que deve ser perfurada, e apresenta uso frequente, onde a vazão é grande, como em filtragens, ventilações, peneiramento e outros. Seu ângulo de perfuração é de 60º.
Tipos de hidrantes
O sistema de hidrantes é imprescindível no combate a incêndios em edificações e, até mesmo, nas ruas, podendo estar presentes em qualquer local para uso imediato.
Devido à sua possibilidade de uso em diferentes tipos de ambientes, existem vários modelos do equipamento, cada qual com suas particularidades.
Os modelos disponíveis variam entre:
- hidrante de solo ou urbano;
- hidrante industrial;
- hidrante de parede (comercial ou residencial);
- hidrante de recalque.
Modelos de tela para cerca e suas utilizações
A maioria dos modelos de tela para cerca possuem finalidades e usos parecidos, quando não, idênticos.
Dentre os modelos de telas voltadas para cercamento, as telas hexagonais são as mais usadas para cercamentos rurais e vêm em duas configurações diferentes.
Sendo elas a tela galinheiro, que é produzida por meio de arame de aço galvanizado fio 18 e malha de 5 cm, e a tela mangueirão, produzida em arame de aço galvanizado fio 16 e malha de 7,6 cm, podendo ser utilizadas em cercamentos de diversos animais (maioria silvestres), proteção de áreas, divisão de terrenos e, claro, construção civil.
As telas soldadas são os tipos mais simples e práticos de se instalar, sendo este o principal fator por elas virem tomando conta do mercado e sendo cada vez mais vistas em ambientes residenciais, indústrias e fazendas.
Caso esteja buscando uma tela para cercamento mais simples e com menor custo, como para fechamento de terreno, áreas rurais e residenciais, praças ou, até mesmo, para a proteção de uma horta, a tela mais indicada é a multi uso.
Para o caso de cercamentos mais fortes e resistentes, instalações industriais, residenciais, condomínios e estacionamentos, pode-se optar pela tela morada, considerada o melhor custo-benefício.
As telas alambradas são consideradas o modelo mais versátil e customizável, pois além de serem fabricadas em malhas diversificadas, ainda podem ser feitas de aço galvanizado ou em PVC, com alturas variadas.
Ainda vale ressaltar que seu modelo de confecção permite que se adeque a diversos relevos de terrenos, possuindo vantagem sobre as grades de ferro.
São peças muito tradicionais da arquitetura, podendo ser utilizadas em portas, janelas ou como divisa de ambientes. É fundamental ainda que o material de sua confecção seja de boa procedência e aguente as dificuldades quando adaptadas ao ar livre.
Muito comumente encontradas em residências, as grades de ferro reforçam a sensação de segurança, já que é mais difícil sua remoção, impedindo assim que haja invasão ao local, e ainda permitem que tais ambientes sejam atingidos pela iluminação natural ou o uso de janelas e portas abertas, sem apresentar risco aos moradores.
Outro elemento indispensável na hora da segurança de sua empresa é o uso de esquadrias de alumínio, feita por um serralheiro, que consiste na armação que se fixa nas portas e janelas.
Seus materiais de confecção são diversos, sendo o alumínio o mais comumente utilizado, aumentando assim sua durabilidade. Muito utilizadas em regiões litorâneas e com muita poluição, são procuradas pelo fato de sua resistência à corrosão e maresia.
Seu baixo custo e fácil limpeza, são atrativos da serralheria alumínio, além de poder se adequar aos mais diferentes projetos arquitetônicos.