Melhor que ter uma casa é poder decorá-la da maneira como você bem entende. Afinal, a sensação de ter um espaço só seu e que tem o seu estilo é bastante reconfortante. A residência acaba parecendo muito mais aconchegante dessa maneira.
A área de design de interiores, inclusive, acabou crescendo bastante. Inicialmente considerada como apenas um setor da arquitetura, hoje em dia é uma profissão própria e independente, havendo, inclusive, um curso universitário focado somente nele.
O principal objetivo do design de interiores é estudar o ambiente e encontrar as melhores formas de harmonizá-lo e aproveitar o seu espaço.
O profissional dessa área consegue estudar a incidência de luz e como usá-la para evitar o uso da luz artificial.
Ele consegue, inclusive, criar novos ambientes caso haja um espaço maior. Por conta disso, é bastante indicado quando o ambiente é pequeno.
Outro motivo de investir no design de interiores é que a pessoa que trabalha nessa área pode te ajudar a economizar bastante.
Ele saberá lugares onde encontrar móveis e acessórios que sejam, ao mesmo tempo, de qualidade e mais baratos.
Confira algumas dicas de design que podem ajudar a melhorar o aspecto da sua residência!
Invista em um aquecedor solar
Economizar energia é um ponto importante para desafogar os gastos mensais, que podem acabar pesando bastante no orçamento.
Mas esse não é o único motivo para pensar em economia na conta de luz. O meio ambiente também sofre bastante com as fontes de energia elétrica que são mais utilizadas.
Adotar um sistema de aquecedor solar é uma alternativa sustentável e que pode ser bastante proveitosa.
Os raios captados pelas chapas instaladas no telhado são transformados em uma energia, que pode ser reaproveitada para vários setores dentro de casa, como, por exemplo, sistemas de aquecedores de água de chuveiros e torneiras, ou, até mesmo, de ar.
É possível encontrar equipamentos de aquecedor solar Rinnai ou de várias outras marcas em lojas especializadas e na internet, sendo preciso avaliar qual delas atende melhor às suas necessidades.
Planeje ambientes
Principalmento quando se trata de casas que possuam uma área pequena, o planejamento pode se tornar algo extremamente vantajoso. Existem inúmeros benefícios em adotar esse método, como:
-
melhor gestão de espaço;
-
itens personalizados;
-
economia;
-
móveis de qualidade;
-
custo-benefício;
-
durabilidade;
-
garantia.
As cozinhas planejadas são as mais procuradas, porque esse ambiente requer espaço para várias coisas, como armários, mesa, pia, fogão, geladeira, entre outras coisas.
Quando a área total é pequena, fica muito mais difícil organizar todos esses itens em um só cômodo da casa, a menos que sejam compradas versões menores desses produtos.
Existem diversos tipos de disposições que podem ser usadas. Uma cozinha planejada de canto, por exemplo, irá utilizar bem os cantos das paredes para economizar espaço.
Serão colocados alguns armários, uma mesinha, ou talvez uma bancada da pia, que se tornará bastante útil.
Outra disposição que é muito comum se refere ao uso do alto das paredes.
Nesse espaço são pendurados armários e algumas prateleiras que se tornarão bem úteis na hora de economizar área dentro do cômodo.
Um ambiente pouco pensado na hora da escolha de móveis planejados é o banheiro.
Por se tratar de um ambiente úmido, é muito importante que, por exemplo, o Armario planejado para banheiro tenha a resistência exigida para esse local.
Móveis diferenciados
A escolha dos móveis sempre pode acabar sendo um pouco mais difícil do que se imagina.
É preciso pensar em quais deles são os mais necessários, podendo ser racks, mesas de jantar, mesas de centro, criado-mudo, cadeiras, poltronas ou, até mesmo, os tradicionais sofás ou camas.
Depois que houver uma avaliação sobre quais você irá comprar, é necessário pensar em modelos, cores, tamanhos, formato, etc.
É tanta coisa que pode te deixar um pouco mais perdido. Principalmente porque eles devem combinar entre si e com a decoração atual que existe na sua casa.
Se você quer inovar, por que não investir nos moveis de paletes?
Eles dão um toque mais rústico e pessoal aos cômodos da residência, além de serem bastante resistentes e bem mais econômicos que a mobília convencional.
Os móveis de pallet podem ser feitos por marceneiros especializados e que saberão como escolher e preparar o material e o tipo de madeira adequado, mas também é possível arriscar a fazer você mesmo.
É bem fácil encontrar pallets usados ou novos em casas de material de construção, bastando apenas deixar a sua criatividade e suas habilidades fluírem conforme a necessidade.