A área de lazer de uma residência, às vezes, é deixada como item secundário pelo fato de não ser utilizada com tanta frequência quanto os outros cômodos da casa e os cuidados com ela são deixados de lado.
Mas a proximidade do verão, apresenta-se como uma oportunidade para investir nessa área e construir um excelente espaço de diversão para sua família.
Tipos de piscina
Existem no mercado diversos tipos de piscina que podem se adequar tanto ao espaço disponível quanto ao orçamento destinado ao projeto da área de lazer. Conheça as opções:
1. Piscina de fibra de vidro
A piscina de fibra é uma alternativa econômica e de fácil instalação já que ela é pré-fabricada e a compra é feita a partir da escolha de modelos existentes.
A única desvantagem é uma limitação de personalização, mas esse detalhe é compensado pelo material resistente, que raramente apresenta vazamentos, fazendo com a escolha compense financeiramente.
A venda de piscinas de fibra é um negócio muito comum e encontrar uma ao seu gosto, certamente, não será uma tarefa muito difícil.
A escolha deste modelo é uma oportunidade para quem deixou a construção da área de lazer por último no projeto, mas não quer deixar de aproveitar o verão com uma piscina em casa.
Uma vez instalada, é preciso proteger a piscina de sujeiras e para isso é possível contar com o auxílio de uma boa capa para piscina de fibra, facilmente encontrada em lojas de produtos relacionados a áreas de lazer.
2. Piscina de vinil
A piscina de vinil tem esse nome, mas ela não é construída com esse material, é apenas revestida por ele. A vantagem que chama mais atenção é o baixo custo deste revestimento, que não exige muita manutenção.
Objetos pontiagudos devem ser evitados dentro da piscina para não causar rasgos no material.
3. Piscina de concreto ou alvenaria
É um dos modelos mais desejados.
As piscinas revestidas de vinil geralmente são construídas com esses materiais. A piscina pode ser construída em qualquer tamanho e formato, por isso a versatilidade deste projeto é a sua maior vantagem, além da possibilidade de personalização desse seu projeto.
A desvantagem é que a construção desse tipo de piscina tem um alto custo envolvido e o tempo para ficar pronta também é um fator a ser considerado, pois além da construção é preciso investir em uma boa impermeabilização para evitar vazamentos.
Para quem tem pressa para que o projeto fique pronto, a recomendação é comprar um dos modelos à venda de piscinas.
4. Piscina de plástico
Se o orçamento estiver muito apertado, esse é um dos modelos de piscina prontos para aquisição e que dispensa qualquer trabalho de instalação.
A praticidade e facilidade na montagem e desmontagem, além do baixo custo, são as grandes vantagens deste material.
Esse modelo requer alguns cuidados como evitar materiais pontiagudos dentro piscina para evitar rasgos e fazer a limpeza constantemente.
5. Piscina de vidro
A piscina de vidro é uma alternativa para quem deseja fazer um grande investimento na área de lazer, que ficará elegante e sofisticada, fazendo com que esse espaço seja o mais agradável da sua casa.
O custo deste projeto é bastante elevado e requer muita atenção na instalação para garantir a máxima segurança dos usuários.
Tipos de deck
Uma vez escolhida a piscina, é a hora de escolher o material da área em volta: o Deck piscina, que pode ser de materiais como:
-
Cimento;
-
Madeira;
-
Pedras naturais;
-
Porcelanato.
As placas de cimento são uma boa opção, pois oferecem diversas possibilidades de padrão, reproduzindo, até mesmo, outros materiais que podem ser utilizados no deck.
A grande vantagem desse tipo de deck é a resistência e durabilidade.
O deck de madeira é um dos clássicos, muito utilizado na composição com piscinas de fibra de vidro.
É preciso ter muita atenção ao tipo de madeira escolhida, que precisa ser resistente à ação da água.
Outra opção são as pedras naturais, que podem ser mármores e granitos. As pedras são resistentes, mas costumam sujar com facilidade.
O deck piscina porcelanato apresenta grande variedade de texturas e modelos para serem escolhidos.
O porcelanato pode ser usado também para reproduzir a aparência de madeira e pedras. Sua principal vantagem é a baixa impermeabilidade a líquidos.
A área molhada de uma casa precisa de investimentos para que fique adequada ao uso, mas com a chegada do verão, você e sua família poderão observar que valeu a pena, aproveitando grandes momentos de lazer juntos.