Quem vai montar uma área de lazer com piscina em casa precisa estar ciente de que o espaço em volta da piscina precisa de bons deck, ou seja, algum revestimento de qualidade, apropriado para essa área.
Conheça algumas opções de piscina com deck:
Tipos de deck para piscina
O deck pode ser feito com diferentes tipos de materiais. Dentre eles destacam-se:
-
Madeira;
-
Porcelanato;
-
Madeira plástica;
-
Pedras naturais;
-
Cimento.
O deck de madeira é um dos mais populares, um verdadeiro clássico na área molhada de uma residência.
A madeira escolhida deve ser resistente à ação da água e possuir alguma espécie de tratamento extra para obter uma proteção ainda maior.
Duas possibilidades de acabamento para conferir maior durabilidade à madeira são o verniz e o stain.
Ambos tem efeito parecido, mas o stain é ainda mais indicado para a aplicação em decks de piscinas.
O verniz forma uma camada acetinada sobre a madeira, uma película de proteção contra a ação da água. Esse material pode ser usado no ambiente externo também, mas se dá melhor com o ambiente interno, em pisos, por exemplo.
A Pintura de deck de piscina tem melhor efeito com o uso do stain, um material que não confere nenhuma mudança visual à madeira da área.
Ele realça o aspecto natural da madeira, pois não faz camada de filme plástico sobre ela. Na prática, esse material impede por repelência a entrada da água no interior da superfície.
O deck em porcelanato é interessante por oferecer diversas opções de texturas e modelos. As peças de cores mais claras são as mais indicadas.
O ideal também é optar por peças opacas. Esse material é impermeável, sendo essa uma grande vantagem.
Para quem deseja ter a beleza da madeira em sua área molhada, mas prefere adotar um material mais prático, tem como opção fazer uso da Madeira plástica para deck.
Esse material, na verdade, é o PVC, item clássico em diversos pontos de uma obra, que também pode aparecer junto à piscina. Sua principal vantagem é a durabilidade.
Dependendo dos cuidados com o local, pode ultrapassar até mesmo uma década.
A ausência de manutenção é outra característica positiva, pois é só instalar o material e aproveitar a área, diferentemente do deck de madeira, que precisará de maiores cuidados.
Além do aspecto relacionado à manutenção, outro item que torna esse material vantajoso é a limpeza. Bastam água e detergente para remoção de sujeiras de forma eficaz.
As pedras naturais são outra opção para um acabamento mais rústico. Mármores e granitos são os tipos de pedras mais comuns. Esse material também é bastante resistente.
O cimento é uma opção de revestimento com possibilidades diversas de padrão. Os decks com placas de cimento são muito resistentes e altamente duráveis.
Composição da área de lazer
O principal item da área de lazer é, sem dúvidas, a piscina, mas a composição com o chuveiro externo já é um clássico das áreas molhadas.
Além de ser funcional, pois serve para as pessoas tomarem uma ducha antes de entrar na piscina, o que mantém a qualidade da água por mais tempo, é um item decorativo também.
A dica para a montagem da área do chuveiro é que ele esteja harmonizado com a área da piscina como um todo. Não se deve pensar nos itens isoladamente, mas sim no projeto do ambiente.
O chuveiro, geralmente, localiza-se próximo à piscina, como um convite discreto ao seu uso antes do mergulho. Mesmo sendo um item discreto, ele costuma receber uma montagem decorativa também.
O ideal é que o piso abaixo dele seja antiderrapante.
O Deck de madeira para chuveiro externo é uma excelente opção.
Caso o revestimento em volta da piscina seja um dos apontados acima, ainda assim é possível usar a madeira nesse cantinho, tornando-a uma opção mais econômica que o uso em todo o deck da piscina.
Os chuveiros podem ser de inox, uma opção neutra, de fácil instalação e com excelente custo-benefício, ou peças de estilo rústico, com troncos de árvores e bambu, por exemplo, que garantem um ar mais artesanal à sua área de lazer.
Além do chuveiro e da piscina, a composição da área molhada envolve também a escolha de mobiliário, como cadeiras e mesas.
Iluminação e, em muitos casos, o uso de plantas para decorar o ambiente, tornando a estada nele muito mais completa e agradável.