A construção civil engloba diversas áreas de atuação, sendo que cada uma possui uma característica específica, no entanto, todas necessitam de ferramentas que auxiliem na execução do trabalho para que seja mais ágil, fácil e eficiente.
Pensando nisso, a locação de máquinas se tornou uma ação muito comum entre as empresas de engenharia, porque apresentam inúmeros benefícios e qualidades.
Para falar desse assunto, é preciso exemplificar usando máquinas que têm papel indispensável nos canteiros de obra, para começar: os tratores, esse tem função de ajudar a nivelar o solo por meio da terraplanagem, remover entulhos e outros materiais pesados.
Há também os guindastes, com função primordial para levantar cargas, existem produtos que são pesados demais para serem transportados com uso da força braçal, por isso as máquinas precisam operar, sempre de forma prática.
No mais, a escavadeira hidráulica é outro item que não pode faltar, ela funciona para escavar valas e córregos, realizar a limpeza do terreno e outras estruturas.
A principal vantagem das escavadeiras é o fato de que possuem uma cabine com braço capaz de girar em 360° facilmente sem a necessidade de grandes manobras, de modo que o operador pode agir com mais segurança e rapidez.
Contudo, esses são apenas alguns dos equipamentos usados, o fato é que existe uma gama de outros maquinários com igual importância e todos podem ser alugados.
Vale dizer que comprar uma máquina requer um investimento alto, isso porque são robustas e complexas, por isso têm um grande custo, o que impossibilita que muitas empresas adquiram já que não tem capital suficiente.
Assim, com a locação, é possível economizar, pois se pode fechar um contrato com um período de tempo predeterminado, o que significa que a máquina será paga pelo período de uso, o que é viável, já que as obras têm um limite para conclusão e após o seu término é possível devolver o equipamento sem complicações.
Para a limpeza da construção também é possível alugar máquinas
A engenharia civil é responsável por criar e executar projetos arquitetônicos, então são casas, prédios, pontes, viadutos e muitos outros, sendo que é mais comum encontrar essas estruturas em alvenaria, ou seja, aquelas que usam concreto, tijolos, colunas e afins para dar forma a construção.
No entanto, com o passar dos anos ficou mais comum encontrar estruturas metálicas leves, essas são feitas com peças de aço que passam por tratamento para que sejam mais fáceis de manusear e montar, além da alta resistência e durabilidade da peça.
Sendo possível usar tais estruturas para:
- Galpões;
- Armazéns;
- Estoques de fábricas;
- Aumentar espaços internos de indústrias;
- Entre outros locais.
O fato é que uma obra, seja de alvenaria ou com estruturas metálicas, produz muito lixo, isso porque são feitas demolições e outras ações que podem gerar entulho, sem contar que os próprios funcionários passam horas no local e com isso acabam produzindo também.
Assim, é preciso contar com um serviço que vise coletar e transportar os produtos para o local indicado.
Desta forma, é possível locar caçambas de entulho e caminhões que vão ao local para retirar os entulhos, mas é importante dizer que esses produtos não podem ser descartados em qualquer lugar.
Então na hora de locar os maquinários é preferível que contrate também o serviço de uma empresa para realizar coleta seletiva na construção civil.
Essa empresa irá realizar a limpeza do espaço e o descarte correto dos itens.
A engenharia também é usada em prol do meio ambiente
Os engenheiros também têm capacitação para serem responsáveis por criar estratégias que ajudem a preservar o planeta e levar maior economia aos clientes, isso é possível com a utilização de energias renovaveis, como é o caso da solar que não agride o meio ambiente e é mais econômica a longo prazo.
Assim, para que a energia solar funcione corretamente na construção é preciso primeiramente fazer a instalação de placa solar, ou painel fotovoltaico, no telhado para captar a energia do sol e transportar até um inversor que vai transformar em elétrica.
Depois disso, a mesma é levada até um painel elétrico interno que vai distribuir a potência necessária para o funcionamento de cada um dos aparelhos domésticos, bem como computadores, geladeiras, máquinas de lavar, micro-ondas e todas as outras usadas para facilitar as tarefas realizadas no dia a dia.