Onde encontrar coifas e como são fabricadas?

A coifa é um item indispensável para a composição funcional e estética mais charmosa e prática da cozinha. Também utilizados no setor industrial, equipamentos como esse funcionam para melhorar a ventilação no ambiente.

Dessa forma, tanto as coifas quanto os exaustores devem compor o cômodo de modo coerente com sua aplicação, garantindo melhores resultados.

Além disso, é preciso contar com produtos de alto padrão para que as suas vantagens possam ser obtidas no máximo desempenho.

Para conhecer um pouco mais sobre esse item e entender como eles podem contribuir para a otimização da sua cozinha, continue acompanhando este artigo!

O que são as coifas?

É graças à coifa que uma cozinha, seja ela industrial ou residencial, pode obter um ar mais puro e limpo. Além disso, esse item é fundamental para auxiliar na higienização do ambiente e para garantir que os objetos ao redor do fogão, por exemplo, não acumulem sujeira e gordura.

A Coifa residencial se diferencia da versão utilizada nas indústrias, especialmente quando estamos falando de setores como o de produção alimentícia, por ser mais compacta e apresentar um desempenho específico para a aplicação nas cozinhas de casas e apartamentos.

Sendo assim, elas evitam que a fumaça e odores, como o de fritura, instalem-se e acabem impregnando no local, o que pode prejudicar a qualidade de vida e, até mesmo, a durabilidade dos seus móveis.

Seu funcionamento é básico, tanto no caso dos itens instalados em residências quanto no caso da Coifa industrial.

Por meio de um mecanismo de sucção do ar, ele pode ser sugado e filtrado dentro do sistema interno do aparelho. Depois, é devolvido, agora muito mais limpo e purificado.

Existem dois modelos principais: o de parede e o de ilha. O primeiro é instalado na parede, logo acima do fogão, e é considerado uma alternativa mais prática e rápida quando o objetivo é economia de tempo e de custos.

Já os modelos de ilha são instalados no meio da cozinha, sendo altamente indicados para a composição ideal de cozinhas americanas, modelo no qual o balcão funciona como uma divisória (geralmente entre a cozinha e a sala ou entre a cozinha e a copa).

Instalação

O mais importante é que a coifa seja devidamente instalada, ou seja, que ela apresente resistência, segurança e esteja adequadamente posicionada sobre o fogão convencional ou cooktop. Assim, ela pode eliminar os odores e contribuir para a promoção de um espaço mais aconchegante e limpo.

Nada melhor do que ter essa garantia depois de um almoço caprichado, não é mesmo? Por isso, a Instalação de coifa deve ser realizada por profissionais ou por uma empresa qualificada, que possam fornecer a montagem de uma estrutura duradoura e eficiente.

Um dos critérios que devem ser levados em conta na escolha do tipo de coifa a ser instalado é a sua capacidade de ventilação e purificação, evitando frustrações futuras e, até mesmo, gastos a mais com reposição ou complementação de aparelhos.

Opções sofisticadas

Para quem busca compor um ambiente de modo mais sofisticado, algo em que as coifas tradicionais podem atrapalhar por seu formato padronizado mais robusto, é possível contar com alternativas de itens compostos também por materiais como vidro e aço inox.

A Coifa gourmet, portanto, pode ser encontrada em diferentes estabelecimentos voltados à comercialização desse tipo de material e apresenta uma relação custo-benefício de surpreender.

Isso porque tanto o seu desempenho estético e visual quanto funcional são elevados, podendo até disponibilizar filtros de carvão e gordura para garantir ainda mais limpeza.

Exaustores

Outro item que deve estar presente na composição de uma cozinha limpa e confortável é o exaustor, que oferece a possibilidade de ventilação em harmonia com o trabalho de purificação executado pelas coifas.

Desse modo, o Exaustor cozinha é como um ventilador que pode ser instalado nas paredes para que o ar sujo e impregnado do lado de dentro seja transportado para a parte externa.

Esses aparelhos são compostos de bocas de retorno e bocas de ventilação, de modo que as primeiras retiram fumaça, gordura e vapores diversos do ambiente, enquanto as segundas devolvem o ar filtrado de modo que ele seja reintroduzido à circulação interna do local.

O Exaustor para churrasqueira é uma das escolhas mais recorrentes, especialmente no que diz respeito à elaboração de varandas áreas gourmet e espaços de lazer para reunir amigos e familiares sem que a experiência seja prejudicada por odores desagradáveis e acúmulo de gordura nas paredes e nos móveis.

Os exaustores podem ser:

  • Integráveis
  • De chão
  • Chaminé
  • Sem tubulação

O mais fundamental é considerar a performance do produto e garantir que o modelo instalado dê conta da demanda do local. Além disso, é importante contar com profissionais da área para a aplicação correta e resolutiva.