Obras demandam a utilização de uma gama de insumos, desde matérias essenciais para a criação de outros insumos até peças pré-fabricadas utilizadas só para certos encaixes.
Entender referente a esses insumos é algo complicado, principalmente porque cada material geralmente é usado em várias aplicações. A maior parte deles é muito maleável e são utilizados com certas técnicas para facilitar o seu implemento em áreas que não são a sua especialidade – mas que cumprem o papel designado.
Com o intuito de auxiliá-lo a definir quais são os itens necessários para sua obra e a aplicação deles, neste artigo vamos abordar sobre os tipos de produtos que são usados em obras.
O uso de matéria prima
Antes do material ir para uma obra no seu estado final é necessário passar pelo procedimento de acertamento da matéria-prima.
Esse procedimento se chama manufatura e consiste, na sua maioria, em processos químicos para que aquele material se torne algo mais maleável para a indústria ao final do processo.
Para se ter uma deia, a construção civil consome cerca de 75% de toda a matéria-prima do planeta, ou seja, uma grande parte dessas matérias são dedicadas para obras e construções.
Aço e ferro na indústria
Essa indústria de obras se utiliza muito do aço e do ferro, isso porque são materiais altamente resistentes e que apresentam muita durabilidade e ótimo custo-benefício. Confira alguns materiais feitos de aço e ferro:
1. Treliças
O uso de treliça aço é muito comum na área de obras e construções. A treliça é um material que tem como função proporcionar força estrutural em construções.
Elas funcionam, basicamente, como uma “rede” constituída de vários nós que realizam, de forma eficaz, a resistência mecânica necessária naquele local, transferindo qualquer peso extra para os nós. Com isso, é possível garantir que a estrutura não tenha danos, rachaduras ou fissuras.
2. Vergalhão
Esse produto geralmente é aplicado para dar sustento a outras estruturas, normalmente feitas em concreto. Antes de abordarmos melhor este material, saiba que o vergalhão de aço preço é acessível e de fácil localização no mercado.
O item é geralmente aplicado em:
-
Pilares;
-
Vigas;
-
Lajes;
-
Fundações.
Pode ser usado normalmente em duas situações: longitudinal ou dobrado.
A escolha depende muito da necessidade da fundação, exigindo assim uma avaliação minuciosa das matrizes da estrutura antes da escolha correta do material.
Muitas empresas têm optado pela utilização do vergalhão como peça chave de fundamentos, em muitos casos isso pode até fazer o orçamento render mais e garantir, ainda, uma estrutura totalmente segura.
3. Peneiras
O uso de peneira é imprescindível para a separação de materiais extremamente finos ou que tenham alguma composição maior, como pequenas pedras e todos os tipos de impurezas.
É um material feito geralmente em formato de aro que possui um conjunto de linhas em seu meio, que pode contar com um conjunto bem grande de abertura entre elas, dependendo muito da utilização e da demanda da obra.
Sua estrutura faz com que esse produto seja muito maleável e que entregue bons resultados finais na separação de materiais.
A tela para peneira pode ser constituída de plástico, metal ou tipos mais duros de sedas.
Vale frisar que a escolha correta do material depende do tipo de insumo que a peneira irá trabalhar, o que é extremamente importante para que o resultado final seja o desejado.
4. Coluna de ferro
O uso do ferro para a produção de colunas é fundamental para garantir a rigidez necessária nesse tipo de material.
Assim, a coluna de ferro é produzida separada ou em conjuntos pré-montados para certas estruturas. A escolha entre o uso do material separado ou em conjunto depende muito de um estudo prévio na estrutura, para saber se algum ponto sofrerá alguma pressão mecânica maior que outra.
Na hora de escolher uma coluna é preciso entender com que tipo de material ela irá trabalhar, o mais comum é que seja o concreto, o que torna importante escolher uma que tenha aderência adequada a ele.
Neste artigo abordamos alguns dos produtos mais usados em obras, mas existe uma gigantesca possibilidade de insumos que fazem parte desse ramo.
Após a revolução industrial o ramo de construção civil disparou e, com a criação de novos métodos de construção, o mercado respondeu de forma correta criando variados tipos de insumos para se adaptar a essas necessidades.
O resultado de tudo isso é que hoje em dia é possível criar estruturas de vários andares de forma segura, também confiando em designes modernos e elegantes.