O momento de construir sua própria edificação é muito especial, principalmente se for a primeira, isso porque é um sonho muito grande sendo conquistado. É como se fosse uma das maiores realizações possíveis.
Mas, para que tudo ande como o devido e da melhor forma possível, há muitas etapas que precisam ser atingidas.
Então, para que todos os passos sejam dados, é necessário que um planejamento seja feito detalhadamente.
E para que isso seja possível, você deve pensar em absolutamente todos os processos de construção, acabamento e decoração. Ou seja, desde a fundação da estrutura, que irá permitir todo o levantamento, até os toques finais.
Se você não deseja esquecer dos principais materiais em sua obra, acompanhe este texto, pois iremos falar sobre alguns produtos indispensáveis para sua obra se tornar cada vez melhor.
Saiba mais sobre o uso de Areias e britas
Hoje falaremos, primeiramente, sobre areia e brita, que são dois elementos inseparáveis que estão presentes nesses ambientes, para que seja possível desenvolver variados tipos de materiais para uma construção.
Os dois elementos são grãos e possuem variados níveis. Chamamos isso de granulometria, que são todos os níveis, tanto da areia quanto da pedra. Cada um desses tipos possui uma função, e falaremos sobre isso.
Primeiramente, a brita é uma matéria-prima do concreto, que são fragmentos de rochas como granito, calcário e afins. Elas são trituradas e britadas, para que elas tenham um uso possível futuramente.
Há alguns níveis de britas, como pedra brita 0, pedra brita 1, 2, 3, 4 e 5. A mais utilizada é a 1, para que seja possível estruturar colunas, lajes e vigas.
Ela é a mais encontrada em concretagens e nesses ambientes que podem ser considerados estruturas de um local. Ou seja, ela, misturada com o restante de materiais faz com que seja possível a criação de edificações.
Já a areia possui três tipos, a areia média, a areia fina e a areia grossa. A fina é muito usada em acabamentos e pinturas. Já a média é mais encontrada na preparação de massas e também em assentamentos de tijolos.
E por fim, a grossa, que ajuda na preparação do concreto, e pode ser misturada juntamente com a brita, que é a sua companheira de construção. Com a junção delas, é possível formar um outro material, forte e resistente.
Enfim, como pudemos ver, há variados tipos de materiais e eles também são utilizados em muitos momentos de uma construção.
Então é importante pensar durante o processo será necessário a utilização de uma grande quantidade de carrada de areia, de modo que tenha a quantia necessário para sustentar a construção.
Não esqueça de que esses ambientes necessitam muito dessa dupla, e que sem ela, dificilmente irá conseguir edificar qualquer ponto que seja de uma obra.
Telhas
Além das matérias-primas, é interessante lembrar de um ponto que jamais deve ter materiais ruins ou de baixa qualidade, que é o telhado. Falaremos sobre dois tipos de telhas, para que você possa saber quais as melhores e mais utilizadas atualmente.
Lembrando que esses elementos devem:
- Ser Resistentes;
- Ter um bom custo-benefício;
- Ajudar na questão termoacústica;
- Possuir um caimento adequado.
E uma que possui todos esses requisitos é a telha francesa, que é usada há mais de 300 anos em nosso país. Elas são quadradas e compostas somente por uma peça. Possuem uma saliência e têm um caimento de 45% ou mais, dependendo da inclinação e extensão do telhado.
Ou você pode optar por um outro tipo, que é mais rústico e padrão, muito presente em nossa arquitetura também, que é a telha colonial. Seu modelo cerâmico possui um canal mais profundo, com o formato da letra “U”.
Essa característica facilita o escoamento de águas pluviais, mas devem ser aplicadas cuidadosamente, sempre contanto com o nível do telhado, com uma estrutura mais reforçada e um madeiramento robusto para aguentar todo seu canal de trabalho.
Bom, independentemente de uma das duas telhas que escolher, terá um bom resultado. A sua escolha dependerá realmente de gosto estético e formas de estratégia na própria cobertura, basta planejar com um profissional.
E essas foram as dicas de hoje sobre os materiais importantes para a sua edificação, que não devem ser esquecidos ou deixados para depois.