Não é segredo para ninguém que o setor imobiliário de um país tende a crescer sempre. Quando a economia vai bem, o segmento de vendas e entregas de novos empreendimentos agradece; quando ela vai mal, o que costuma crescer e apresentar inovações é o setor de reformas, reparos e decoração de interiores.
Nas últimas décadas o Brasil viu progresso em ambas as áreas, justamente porque passou por fases de retração e fases de avanços econômicos estruturais.
A questão é que a construção é uma área eminentemente industrial, no sentido de que depende de vários setores das indústrias primárias e secundárias do país, e que depende de decisões macroeconômicas e até políticas para saber em que pé andarão as possibilidades de expansão e realização de grandes empreendimentos.
Já a área de reformas, reparos e decoração, que pode referir-se tanto às áreas internas quanto às externas de uma edificação ou residência, depende menos de fatores macroeconômicas, e mais da iniciativa individual, podendo ser praticada por grandes empresas, como no caso da construção de um mezanino industrial (recurso que amplia o espaço útil de um galpão).
Também pode ser praticada por pessoas físicas que apenas solicitam a instalação de uma moldura ou sanca de gesso, ou de uma simples porta de vidro.
Confira adiante vários exemplos de como e por que o setor de reformas e decorações tem crescido tanto.
Entenda melhor o envidraçamento de sacada
Além da praticidade do setor de reformas e decorações, que pode ser requisitado por qualquer pessoa, ou em alguns casos realizado pelo próprio morador ou dono de um escritório que queira enriquecer o seu espaço físico, em alguns casos ele ainda traz um aumento na segurança e praticidade do local.
Um exemplo de encontro mais que feliz entre praticidade, segurança e usabilidade é o do envidraçamento de sacada.
De fato, mais recentemente tais intervenções já não dizem respeito apenas a melhorias ou reparos básicos, voltados para tão somente “colocar algo em seu devido funcionamento”, como costumava ser com os problemas típicos da área elétrica ou hidráulica de uma edificação.
Com isso, fechar sacada com vidro é algo que se faz deliberadamente, não por razão emergencial. E que no entanto pode enriquecer um imóvel até mesmo em sentido financeiro, tornando-o mais atrativo para futuros compradores ou locadores do imóvel.
As vantagens que dizem respeito a esse recurso são mais ou menos as seguintes:
- A ampliação e a melhoria geral do espaço;
- O ganho contra as poluições olfativa e sonora;
- A criação de área gourmet para confraternizações;
- A criação de espaço multimídia, com som e vídeo;
- A valorização financeira do imóvel, entre outras.
Isso deixa claro que se trata de uma solução bastante requintada, no sentido de que vai muito além do meramente trivial ou indispensável.
Como deixa claro que pode ser útil tanto para um espaço residencial, quanto para um espaço corporativo, especialmente atualmente, época em que as empresas prezam cada vez mais por promover aos seus colaboradores espaços e estações de trabalho que os motivem a trabalhar sempre inspirados e satisfeitos.
Como reformar e enriquecer ainda mais e área interna
Imagine uma região que até tivesse uma vista privilegiada, mas sofresse com o problema do excesso de barulho e de maus odores típicos de regiões industriais (e até mesmo metropolitanas como um todo). É claro que uma simples tela de segurança não alteraria em nada o cenário.
Já a cortina de vidro permite tornar a região útil e até desejada por todos que frequentam o local.
Justamente por isso, outras especialidades podem unir-se de modo bastante harmonioso com esse tipo de reforma, sobretudo as que são consoantes à decoração e ao design, como é o caso da supracitada sanca de gesso e da resina para piso de madeira.
Uma vez que a varanda ou sacada já não sofra as intempéries indesejáveis da natureza, como são as chuvas e ventania típicas de apartamentos mais elevados, será possível trabalhar os detalhes do recinto, enriquecendo-o ainda mais com sancas e molduras no teto, ou pisos e revestimentos diferenciados.
Finalmente, o piso de madeira enriquece qualquer espaço, e pode ser ser instalado em uma área mista (que não é nem externa, nem interna), algo que somente uma inovação arquitetônica como a do envidraçamento poderia permitir.
De fato, todos esses são exemplos de como e por que o setor de reformas e decoração cresce mesmo em tempos de crise.