O assoalho de madeira é uma opção muito popular entre pessoas que estão construindo a casa própria, ou mesmo que querem apenas renovar a decoração do lar.
Entretanto, com as diversas outras opções presentes no mercado, este tradicional revestimento tem perdido espaço para materiais mais modernos.
Outro fator que tende a torná-lo menos atrativo que outras opções (como os pisos vinilicos, por exemplo) é o custo: ele exige um investimento considerável tanto para a aquisição quanto para a instalação.
Apesar disso, o revestimento de madeira ainda é uma opção que traz uma série de benefícios aos ocupantes de qualquer imóvel. Confira algumas delas a seguir:
-
Ele é natural e hipoalergênico
Pessoas extremamente alérgicas ou com problemas respiratórios crônicos, como a asma, normalmente sofrem crises quando expostas a certos elementos, como a poeira e os ácaros. Portanto, suas residências devem ser projetadas de forma a não favorecer o acúmulo destas substâncias.
A instalação de um piso de madeira é uma excelente opção para tal. Natural e de superfície lisa, ele acumula muito menos partículas que o carpete, por exemplo. Deste modo, ele não desencadeia crises.
-
Sua durabilidade é alta
O alto custo tanto do carpete de madeira colocado quanto do piso de madeira de lei, quando comparados a outras opções de revestimento, é um fator que acaba desestimulando muitas pessoas a usar este material em suas casas.
Por mais que a diferença de valor seja palpável, nem todos pensam em um aspecto fundamental: a durabilidade dos pisos de madeira é muito superior à de materiais menos nobres. Portanto, ao longo do tempo, o alto investimento acaba compensando.
Além disso, o fato de a madeira ser um material nobre e duradouro também tende a fazer com que o imóvel que a recebe se valorize. É, portanto, uma boa opção caso haja a intenção de vendê-lo ou mesmo de alugá-lo.
-
Ele pode ser reformado e reparado
Por mais durável e resistente que o piso de madeira seja, ele tende a apresentar defeitos quando exposto a certos elementos. São eles:
-
Água e outros líquidos;
-
Umidade;
-
Impacto de objetos pesados;
-
Arrastamento de móveis ou outros itens sobre ele.
Nestes casos, o revestimento pode perder o brilho, ou, até mesmo, apresentar riscos e outras deformações. Felizmente, isso não significa que ele precise ser substituído: o assoalho de madeira pode ser reformado e ficar com cara de novo quando sofre danos.
Normalmente, indica-se a aplicação da resina bona ou de produtos similares, que ocultam defeitos estéticos na superfície.
Além disso, vale ressaltar que o mercado já está desenvolvendo modelos de pisos mais modernos e resistentes, e que, consequentemente, são menos sensíveis a danos causados por estes elementos.
Deste modo, é possível usufruir de todos os benefícios deste tipo de piso, com resistência e durabilidade reforçadas. É o caso do piso de madeira a prova d água, por exemplo.
-
É versátil
Em uma loja de materiais de construção, é possível encontrar madeiras de diversos tipos e cores. Esta multiplicidade de opções torna a madeira uma opção decorativa extremamente versátil – afinal, há um modelo perfeito para cada ambiente.
A ressalva fica por conta de ambientes “molhados”, como a cozinha e o banheiro. Como a madeira é muito sensível à água, ela pode se danificar mais rapidamente se for instalada nesses locais. Nesses casos, há a opção de optar por um piso vinílico cujo design imite a madeira.
-
Há opções de custo mais baixo
Por mais que a madeira seja um material de alto custo, o mercado já oferece possibilidades de valores mais baixos para quem quer contar com todos os seus benefícios, mas está com o orçamento restrito.
A principal delas é o piso laminado. Como o seu próprio nome diz, trata-se de finas lâminas deste material, que passam por um processo industrial antes de serem vendidas. Isto reduz o seu custo, o que significa um revestimento sensivelmente mais barato que a madeira natural.
-
Proporciona conforto térmico e acústico
Por fim, vale ressaltar que a madeira é um material que contribui fortemente para o conforto ambiental de imóveis. Isto pois ele funciona como isolante térmico e acústico, mantendo o local em uma temperatura agradável e evitando que sejam gerados ruídos incômodos. No caso de apartamentos, isso também significa menos atrito com vizinhos.