As construções e obras são muito importantes para o desenvolvimento da sociedade, pois por meio dela todos os projetos de criação e desenvolvimento de estruturas são realizados, promovendo saneamento básico, distribuição de água, energia elétrica, espaços para trabalhar, se exercitar, sair, viver e, até mesmo, se locomover com mais segurança e qualidade.
Responsáveis por desenvolverem todas as edificações, sejam elas grandes ou pequenas, por vezes alguns procedimentos padronizados são adotados e adaptados para que o trabalhador seja sempre amparado e protegido, podendo ter mais confiança na execução das atividades e mais qualidade no serviço realizado.
Compreender os principais processos e segurança que precisam ser implementados à construção e reforma, garante que os resultados tenham mais eficiência e os procedimentos conduzidos em um tempo menor.
Trabalhando em altura
Atualmente, devido ao crescimento acelerado das cidades e seus centros urbanos, a verticalização da arquitetura foi a principal solução para atender à demanda dos moradores e das empresas instaladas nas regiões. A verticalização consiste em cidades cada vez mais povoadas por prédios e edificações altas.
Devido a isso, o trabalho desenvolvido em locais altos passou a ser comum, mas o risco de acidente é sempre um detalhe que a construção não se adapta, mas sim se previne, por isso seguir as normas de segurança é obrigatório, conservando a saúde e bem-estar dos trabalhadores evitando acidentes e paralisações que são nocivas a todos.
Uma das normas que precisam ser seguidas é a NR 35 ponto de ancoragem e demais requisitos mínimos e necessários de proteção para o trabalho em altura envolvendo o planejamento, organização e execução das atividades.
Sendo que a norma também estabelece que a partir de 2 metros acima do nível inferior, onde exista risco de queda, já é considerado um trabalho em altura e as normas precisam ser seguidas.
Além do cumprimento dessa, as construções precisam considerar:
- NR 4 – Engenharia de segurança e medicina do trabalho;
- NR 6 – Equipamento de proteção individual – EPI;
- NR 7 – Programa de controle médico de saúde ocupacional – PCMSO;
- NR 9 – Programa de prevenção de riscos ambientais;
- NR 18 – Condições e meio ambiente de trabalho na construção.
A não execução correta das normas pode acarretar em graves multas e penalizações à empresa responsável pelo desenvolvimento da construção ou reforma.
Sinalizações e isolamentos
As obras são realizadas em diferentes locais, sendo necessário, em algumas situações, o isolamento da área, seja em grandes cidades ou quaisquer locais que há alta movimentação de pessoas. O isolamento é uma medida de segurança para as pessoas no entorno e, por vezes, até para os funcionários.
Devido a essa necessidade, alguns recursos são adotados, nas estradas é comum o uso de cones, para as obras que ocorrem, em outro ambientes há o uso da corrente plástica, nas mesmas cores da fita zebrada para demonstrar que o espaço não deve ser ultrapassado.
Além das correntes, as placas a metros de distância são instaladas com o objetivo de comunicar a necessidade de desvio e afastamento do local por conta de obras e reformas que estão sendo realizadas. As placas de sinalização de segurança são uma exigência presente nas normas que regem a construção civil e precisam ser utilizadas.
As placas servem para todas as pessoas, por isso utilizam símbolos e frases que enfatizam a necessidade de cuidado e atenção. Outro modelo de placa aplicada nas obras, são as exigidas pela segurança do trabalho para que os trabalhadores não sofram danos ou acidentes por falta de comunicação.
A sinalização de segurança do trabalho precisa ser distribuída em pontos estratégico dentro da obra.
Equipamentos e materiais para obras
Para que as obras sejam desenvolvidas, além do cuidado com a segurança é preciso ter os equipamentos e materiais ideais para a execução das atividades com mais qualidade, otimização e eficiência. Cada obra tem uma demanda e é desenvolvida com um propósito, por isso a quantidade de materiais e equipamento utilizados variam.
A estrutura metálica para galpão é responsável pela sustentação do projeto, assim como para uma residência a laje, as colunas e paredes são essenciais.
Por isso é necessário ter uma equipe de profissionais qualificados que conseguirá realizar, com precisão, todos os processos necessários para um resultado de sucesso.
Após a construção e antes da entrega da obra, a contratação de uma empresa de limpeza pós obra sp é primordial para que os proprietários consigam identificar toda a qualidade do projeto desenvolvido.