Se engana quem pensa que durante uma construção a parte estrutural e de seu levantamento são as únicas preocupações. Afinal, é necessário ter as licenças corretas, assim como pensar em um projeto de saneamento básico e pluvial antes mesmo de começar a erguer a obra.
Devido a importância dessa temática, este artigo vai trazer dicas sobre como lidar com o processo de pré-obra. Confira!
Consultoria em geologia: o que você precisa saber
Antes de falar sobre a consulta em geologia é importante destacar o que é geologia.
Basicamente, a geologia estuda a crosta da terra e é uma ciência que se dedica a verificar tanto a origem como a estrutura das superfícies.
No caso da consultoria em geologia e meio ambiente pode-se destacar que essa atividade consiste em oferecer soluções e análises da condições do meio ambiente em determinado local ou área, permitindo compreender as características do solo onde a construção ocorrerá.
Essa consultoria é importante para empresas e pessoas que pensam em construir em espaços, pois é necessário verificar se os locais são preservados, se é uma reserva legal ou até mesmo se é um espaço voltado à proteção do meio ambiente.
De um modo geral, os profissionais que atuam nesse tipo de consultoria são engenheiros ambientais, técnicos em sustentabilidade para o meio ambiente e especialistas em análise de topografia.
Esse tipo de consultoria deve ser realizada por uma equipe profissionalizada e especialista na temática, com o credenciamento exigido pelos órgãos de licença ambientais. Somente assim é possível fazer um estudo da natureza e do espaço que seja de fato efetiva, trazendo os principais dados necessários.
Dentre as principais ações presentes e realizadas por essa consultoria pode-se destacar:
- A realização de uma sondagem para descobrir o tipo de solo;
- Instalação de poços para realizar o monitoramento;
- Retirada de uma amostra de água subterrânea;
- Implantação de loteamento;
- Elaboração dos relatórios com a análise dos dados;
- Criação de um projeto que vise recuperar áreas degradadas .
Ou seja, esse tipo de consultoria é fundamental para o meio ambiente e sua preservação e, por isso, deve ser feita por empresas que desejam ser sustentáveis, seguindo as normas e regras técnicas de utilização desses espaços.
A importância de pensar em um projeto de saneamento básico para sua residência
Com o licenciamento ambiental liberado, a construção pode ser realizada seguindo as normas e regras técnicas de segurança.
Um dos projetos que devem ser vistos pelo engenheiro civil durante a construção é o projeto de saneamento básico.
Na prática, o saneamento compreende ações e serviços que são voltados tanto para infraestrutura do local, como nas instalações que visam o abastecimento de água no local.
Mais ainda, para sua eficácia é preciso considerar a instalação de esgotamento sanitário, o manejo adequado de resíduos sólidos, a limpeza urbana e os aspectos de drenagem.
Pensar em um projeto saneamento básico também é apostar em saúde pública, assim como em uma temática ambiental que vise o deslocamento correto dos dejetos, preocupação com a poluição ambiental de rios e solo, dentre outros aspectos.
Para que esse projeto seja desempenhado de forma correta, é necessário contar com profissionais qualificados assim como com instalações hidráulicas e pneumáticas adequadas.
Isso porque essas instalações são responsáveis pelo deslocamento de líquidos e gases e é importante que elas sejam bem feitas para que não haja vazamentos que comprometam o projeto ou favoreçam a poluição.
Drenagem pluvial: sistema de abastecimento e reuso da água
Outro tipo de projeto bastante interessante que pode ser instalado em sua residência é o projeto de drenagem pluvial.
Esse tipo de sistema também faz parte do projeto voltado ao saneamento básico e é voltado para a água da chuva e como ela pode ser utilizada ou reutilizada.
Mais ainda, esse tipo de sistema está voltado ao transporte, assim como tratamento e a disposição final dessa água da chuva.
O projeto de drenagem de águas pluviais pode ser feito de algumas formas sendo que o sistema de microdrenagem vai incluir a coleta das águas por meio de pequenas e de médias galerias.
Já na macrodrenagem o sistema é mais completo e complexo, envolvendo a porte da micro e englobando as galerias que são consideradas como de grande porte. Além disso, existem componentes que ajudam na execução desse projeto.
Uma deles se refere a instalação do meio fio, a sarjeta, que coleta e conduz águas e escoamento.
Ainda nesse cenário os bueiros podem ser utilizados para captar as águas e direcioná-las até as galerias e seus trechos, assim como os poços e as bacias.
Para cada uma dessas instalações, seja de projeto de lei saneamento básico ou dos projetos de águas pluviais, busque apoio e orientação técnica para garantir sistemas efetivos, de qualidade e seguros.