São diversos os itens e equipamentos empregados todos os dias nos canteiros de obras de diferentes projetos e portes. Isso porque é necessário contar com aplicações especializadas e que possam garantir o elevado desempenho em atividades que demandam, acima de tudo, segurança, qualidade e precisão.
Mas quais são os itens mais importantes e como eles podem auxiliar na obtenção dos resultados esperados?
Existem diversas máquinas e uma infinidade de componentes que podem contribuir para a promoção de mais proteção e eficiência nos procedimentos construtivos e, por isso, é importante conhecer a fundo sobre cada um deles. Além disso, os sistemas de sinalização dentro do canteiro também são indispensáveis.
No artigo que você acompanha em seguida, reunimos informações sobre o tema e algumas dicas indispensáveis.
Além disso, conheça alguns dos equipamentos e componentes mais relevantes no contexto dos canteiros e na realização de operações construtivas.
Tanques de aço
O Tanque de aço inox é, sem sombra de dúvidas, um item indispensável tanto para o setor da construção civil quanto para o setor das fábricas e indústrias.
Isso porque estamos falando de um recipiente que possibilita o armazenamento, a mistura, a lavagem e até a separação de uma grande variedade de materiais e substâncias, podendo ser empregado até na preparação de alimentos.
Com relação ao seu tamanho e ao seu formato, vale lembrar que isso depende do modelo escolhido e da demanda em questão.
Um dos principais benefícios oferecidos por esse tipo de item é a sua composição em aço e o reforço com a utilização de um tipo de aço bastante resistente e durável, que é o inox.
Além disso, o Tanque de inox não apresenta riscos de absorção dos produtos, não possui porosidade em sua superfície, oferece uma série de facilidades na hora de ser devidamente higienizado e o seu custo de manutenção é reduzido.
Tudo isso sem falar na sua estética, já que estamos falando de um tipo de aço que garante aprimoramento no aspecto visual.
Pasta para demandas especiais
O polimento de superfícies diversas demanda a aplicação de uma série de materiais e utensílios que garantem eficiência máxima no desbaste e, até mesmo, na hora de preparar adequadamente os componentes que fazem parte do cotidiano construtivo. Dessa forma, a chamada Pasta diamantada é extremamente importante.
Isso se dá ao fato de que ela é constituída em pó de diamante sintético, o que eleva sua resistência a níveis extremamente elevados, sem falar na durabilidade conferida.
Ao ser agregado a um veículo pastoso, esse pó permanece em suspensão e garante os benefícios do uso da pasta.
Brocas
As brocas são componentes que fazem parte da vida cotidiana de muitas pessoas, especialmente aquelas que moram em residências que estão passando por reformas.
Vale lembrar que, além do uso doméstico muito recorrente, esses são utensílios de extrema indispensabilidade dentro das construções, sendo muito comum nos canteiros de obras para a realização de diversas demandas relacionadas à perfuração de estruturas e superfícies.
Existem diversos tipos de brocas e elas variam de acordo com a aplicação. Uma broca de madeira, por exemplo, não tem a mesma finalidade e o mesmo desempenho que uma broca destinada a perfurar materiais metálicos, já que cada tipo de estrutura demanda um formato e uma composição.
Entre os principais modelos encontrados atualmente no mercado do segmento, portanto, podemos destacar os seguintes:
- Broca de três pontas;
- Broca para concreto;
- Broca para aço rápido;
- Broca serpentina;
- Broca chata;
- Broca Serra Copo.
Quem está em busca de uma broca para furar vidro, por exemplo, deve se manter atento às condições e composição de cada um dos modelos oferecidos, de modo a escolher o tipo que melhor se ajusta ao material de acordo, ainda, com a espessura do vidro.
Também deve ser levado em conta se estamos falando de um vidro temperado ou normal, pois eles possuem propriedades distintas e, com isso, reações diferentes ao corte e à perfuração.
Sinalização dentro do canteiro de obras
O canteiro de obras é um local que oferece risco constante aos trabalhadores e que demanda a aplicação de um sistema de sinalização de segurança adequado, capaz de informar de forma coerente e resolutiva sobre os riscos e perigos existentes em cada local, de acordo com o tipo de estrutura montada ou com a atividade que está sendo executada ali.
As cores empregadas na sinalização são:
- Vermelho;
- Amarelo;
- Verde;
- Preto;
- Branco;
- Laranja.
Cada cor possui um significado e é importante se atentar a cada um deles para garantir mais mobilidade dentro do canteiro e, claro, proteção para todos.
Além disso, vale a pena ressaltar que a utilização de itens de qualidade certificada também confere mais segurança e eficiência nos procedimentos construtivos.