O quarto é o espaço mais pessoal da casa da maioria das pessoas. Por isso, a composição estética desse espaço tem tanta importância, e quem o utiliza quer que ele seja o mais bonito possível.
Antes de pensar nos móveis e detalhes decorativos, deve-se dar atenção ao básico como as paredes, portas e, principalmente, os pisos.
Como escolher o piso?
Os pisos vinilicos são uma boa pedida. Completamente feitos de PVC, esse tipo de piso é hipoalergênico, ideal para um ambiente que deve ser de total conforto, sem risco de causar alergias, como comprovado por testes laboratoriais.
É, também, um piso leve e razoavelmente flexível. O resultado é a redução de ruídos do ambiente, aspecto extremamente importante para residentes de apartamentos, e forte resistência a impactos, que é atrativo para qualquer um, mas principalmente para aqueles que vivem com crianças.
Em relação à aparência, por reproduzir padrões estéticos de materiais nobres, o Piso vinilico eucafloor para quarto é muito preferido por agradar os olhos.
A apresentação do ambiente pode ganhar rusticidade ou sofisticação, dependendo do modo como é usado e do ambiente ao qual é aplicado. Claramente, pode ser encaixado seja qual for o visual desejado. Além disso, por não ser um produto orgânico, há proteção contra cupins.
O piso vinílico preço m2 pode ser aplicado sobre um assoalho já existente, desde que haja: limpeza meticulosa do piso que será substituído, sobreposição de um primer (para facilitar a adesão da argamassa) e, por fim, aplicação da argamassa nivelante, até que a superfície esteja lisa.
Esse processo pode ser feito em muitos cômodos, mas não é indicado para locais que sejam lavados, nem sobre pisos de madeira, que sofrem modificações com a mudança na temperatura e umidade.
Quem antigamente utilizava pisos laminados em residências, hoje escolhe o piso vinílico, similar, porém com mais qualidades no uso, como facilidade de limpeza, aplicação prática e preços acessíveis, além de tudo o que já foi citado.
O piso laminado, no entanto, ainda é muito procurado. Por quê? Constituído de lâminas de madeira, serve como isolante térmico e acústico, tem fácil aplicação e manutenção, e o custo é mais atrativo do que de pisos de madeira natural, apesar da grande similaridade.
Na instalação, o revestimento não pede acabamento e deixa menos resíduos. Esse tipo de piso vem em grande variedade, tanto de cores quanto de texturas. Então, pode ser adicionado à maior parte dos ambientes internos e a inúmeros estilos, por exemplo:
- Rústico;
- Moderno;
- Vintage;
- Romântico;
- Minimalista;
- Industrial.
Tudo depende dos móveis escolhidos e de itens como quadros, sistema de iluminação, plantas, tapetes etc. Uma dica, é escolher o tom de madeira do chão, que difira da madeira utilizado em móveis naquele ambiente.
O piso de fibra de madeira natural é o mais recomendado, pela sua alta qualidade e por ter alta durabilidade somada à impermeabilidade mais alta, comparada ao piso laminado comum, que não é conhecido por ser resistente à água.
Dessa maneira, em questão de limpeza, é indicado que se utilize vassouras com cerdas macias ou um pano com produto de limpeza adequado.
Os benefícios da madeira
Em caso de preferência de pisos de madeira, a Raspagem de assoalho é realizada para revitalizar pisos desgastados e apagados. O processo é executado em etapas.
A primeira, denominada lixamento, consiste no nivelamento do piso, com a retirada do antigo acabamento, para possibilitar a raspagem. nesse processo, livra-se também dos riscos na madeira.
Feito isso, inicia-se a segunda etapa, calefação, em que, após a limpeza do assoalho, aplica-se um produto para reaproximar as juntas da madeira, impedir a criação de lacunas entre elas, que possibilitam o aparecimento de fissuras e que o piso se solte.
A terceira etapa, da aplicação do selador, um prime, que serve para fixar o verniz e para estabilizar o acabamento. Pode ser que tenha de ser aplicado mais de uma vez.
Ao final, a última etapa, do acabamento, é a aplicação do próprio verniz, adequado para o revestimento de madeira. Deve ser administrado com cautela, pois o excesso do material pode provocar desgaste do piso. Após a revitalização, o assoalho volta a ter aparência de novo, com brilho e uniforme, sem irregularidades e manchas.
Por fim, vale lembrar que não existe um tipo de piso mais vantajoso em todos os contextos. Para saber qual escolher, é necessário que muitos fatores sejam analisados, como o capital disponível, a presença de crianças na casa, seu tamanho e outros.