Ter uma casa segura, confortável e funcional é o desejo de todas as pessoas que adquirem um espaço para chamar de seu. Pensando nisso, o mercado desenvolveu uma série de materiais, produtos e processos que tornam as construções mais seguras, otimizadas e eficientes, permitindo que as pessoas se sintam melhor instaladas, protegidas e abrigadas.
Os projetos desenvolvidos atualmente priorizam todos os cuidados para que as pessoas consigam minimizar todos os riscos e situações que possam resultar em problemas ou danos a saúde e integridade física dos moradores e seus convidados.
Dessa forma é importante que antes de realizar os projetos, as pessoas saibam como manter uma casa segura, quais são os sistemas, materiais e procedimentos.
Alarmes de incêndios
Comuns em edificações empresariais, os alarmes de incêndio servem para comunicar sempre que há alterações no ambiente que indiquem situações de incêndio, ou seja, alteração na temperatura e umidade do ambiente.
Além disso, com o desenvolvimento das tecnologias, os sistemas de alarme incêndios, bem como os sistemas de segurança compostos por câmeras estão mais fáceis de serem realizados e monitorados.
A central de alarme de incêndio endereçável é um dos sistemas resultante dos aprimoramentos da tecnologia, diferentemente do modelo convencional, o endereçável possui em seus dispositivos um número, conhecido como endereço e sempre que acontece algum evento incomum o dispositivo dispara um alarme a central, permitindo que seja identificado o ponto exato do foco de incêndio.
Oferecendo às casas e aos moradores mais proteção e agilidade na prevenção de situações emergenciais, outra vantagem é que no sistema endereçável a central consegue dialogar com cada equipamento que compõem o sistema de alarme, mantendo um controle maior.
Atualmente a central de alarme endereçavel é composta pelos seguintes equipamentos:
- Central de alarme;
- Sinalizadores audiovisuais;
- Detector de temperatura;
- Detector de fumaça;
- Acionadores manuais.
Esse sistema completo segue a norma regularizadora da ABNT, que ao ser integrado, atua em conjunto na detecção e sinalização de fumaças.
A norma 17.240 regulariza todos os processos de instalação, manutenção e testes desse sistema. Nas residências, os alarmes de incêndio são inseridos na cozinha, mas podem ser instalados de modo que atendam a todas as dependências da construção, conservando-a como um todo contra os riscos de acidente.
Escadas e seus sistemas de segurança para casa
As escadas são construídas em diferentes ambientes, com o intuito de conectar um espaço ao outro, em andares distintos, elas podem ser construídas com diferentes formatos, tamanhos e dimensões.
Um dos modelos que tem sido utilizado com mais frequência nos dias atuais é a escada de concreto em L, ou seja, a escada em um formato mais industrial e urbano, e que lembra o formato da letra L.
As escadas em L são comuns nas construções, sendo compostas por uma parte reta, tendo a trajetória interrompida com um patamar que reclinam em outro sentido formando a letra.
Indicada para construções com pouco espaço, valorizando o ambiente, promovendo a acessibilidade e conforto durante a sua utilização.
Com o desenvolvimento do setor de construção civil junto aos aparelhos tecnológicos, atualmente é comum que as escadas sejam compostas por materiais pré-moldados, ou seja, modelos que já vêm pronto de fábrica e precisam apenas serem instalados.
A escada pré moldada em L oferece mais agilidade na construção e desenvolvimento da estrutura, além de estética e economia na contratação da mão de obra para sua reprodução.
Pisos de madeira e sua longa durabilidade
Por fim para manter a segurança das estruturas além dos alarmes e das escadas há os revestimentos que promovem mais durabilidade a estruturas fundamentais da edificação das casas, sendo elas os pisos, paredes e teto/laje.
Por serem aplicados em diferentes locais e serem indispensáveis, o mercado oferece uma variedade de modelos de podem ser adotados ao projeto.
Um dos principais modelos para o piso é o de madeira, que é adaptável a todos os locais, promovendo conforto, segurança e beleza, além disso a restauração de pisos de madeira, um processo necessário quando ele já está muito desgastado, reatribui um aspecto de novo. Prolongando a sua usabilidade, harmonizando o ambiente e adaptando ao estilo da casa e dos cômodo como um todo.
Por ser um processo que envolve técnicas e ferramentas específicas é recomendável que a restauração seja conduzida por profissionais especializados na área, evitando que o resultado da restauração de piso de madeira seja insatisfatório.
Com isso todas as estruturas internadas são protegidas e a casa consegue ter todas as características que as torna o local preferido do mundo aos seus moradores!