Diversos aspectos são essenciais para a construção de uma casa. Não basta apenas querer construir, é preciso levar em consideração a necessidade em se planejar para que tudo saia da melhor maneira possível.
Um desses itens essenciais é o telhado. Além do planejamento, é preciso lembrar-se de que uma casa sempre necessitará de manutenção, como a lavagem de telhado.
Pode parecer meio óbvio, mas acredite, a maioria das pessoas não costuma dar tanta importância ao telhado, acabando por escolher qualquer tipo de produto e serviço, passando posteriormente por prejuízos que poderiam ter sido evitados.
Tendo isso em vista, a instalação de telhas e calhas deve ser feita de forma a satisfazer as necessidades de uma residência. Mas você sabe como essa instalação é feita? Confira agora!
Instalação de calhas
Primeiramente, vamos entender o que são as calhas. Elas são equipamentos fundamentais, usados para desviar a água da chuva que cai no telhado, mantendo a casa livre da interferência da chuva.
Elas atuam direcionando as águas pluviais para o solo ou para reservatórios de água. Protegendo a casa de infiltrações e outros transtornos relacionados.
Elas ajudam a prevenir erosões, danos no piso externo e infiltrações no porão. É fundamental que as calhas sejam medidas, montadas e instaladas de modo correto para que funcionem sem problemas.
A instalação é uma tarefa fácil e que exige mínimos esforços, necessitando apenas de algumas ferramentas. É interessante também pesquisar empresas que trabalham com esse serviço de instalação, se for o caso de se optar por uma maior comodidade.
Pesquisando por calhas e rufos em sp, há diversas opções e você tem a liberdade de escolher o serviço que mais lhe for conveniente, o que importa é que sua calha para telhado seja bem instalada, a fim de evitar complicações futuras.
A instalação é um processo simples, no entanto, simplicidade requer atenção. Além de que a instalação deve ser feita seguindo todas as instruções.
A primeira coisa a ser feita é medir a extensão do telhado para saber quantos suportes de fixação e calhas serão necessários. Os suportes podem ser instalados a distâncias de 60 cm um do outro.
Certifique-se de que você possui todas as ferramentas necessárias para a instalação, como rebites, rebitadeira, veda-calha, furadeira, brocas, calhas, suportes, bocais, cabeceiras e grelhas. Calcule e compre a quantidade necessária total de calhas, bem como os suportes de fixação.
Depois, calcule o declive das calhas, meça e marque uma linha de esboço. Localize o ponto mais alto do telhado e comece a instalação dos suportes pelo por este ponto, calculando uma distância de 30 cm do beiral para que a calha fique acomodada na posição correta.
É importante lembrar que as calhas devem ter inclinação mínima de 0,5% até os bocais, garantindo que o sistema de escoamento funcione de maneira adequada.
A má instalação nessa fase pode fazer com que as calhas fiquem sobrecarregadas e se rompam, prejudicando sua construção com possíveis infiltrações e outros imprevistos.
Após a instalação dos suportes, você precisará medir e marcar nas calhas os locais onde serão instalados os bocais. Os condutores, que irão encaminhar a água pluvial até o reservatório ou solo do terreno, devem ser instalados a cada 70 m2.
Por último, corte as calhas no tamanho apropriado, fixe os suportes ao beiral e marque a localização da abertura da queda d’água na calha.
Encaixe o tubo da queda d’água à saída da calha utilizando um selador à base de silicone e pequenos parafusos de metal, encaixe o cano da queda d’água na calha e sele todas as conexões da calha, deixando secar durante a noite. Para testar, posicione uma mangueira no telhado e ligue-a.
É importante ressaltar que esse tipo de instalação pode ser feito em qualquer telhado, até mesmo em uma cobertura de vidro temperado preço, uma vez que esse tipo de cobertura tem sido bastante utilizada em áreas externas.
Tipos de telhas
Agora que sabemos como ocorre a instalação das calhas, vamos citar os diferentes tipos de telhas que você pode utilizar conforme desejar. Confira os principais tipos:
- Telha fibrocimento;
- Concreto;
- Esmaltada;
- Translúcida (fibra de vidro);
- Calhetão;
- PVC;
- Policarbonato;
- Metálica;
- Fibra vegetal;
- Termoacústica.
Há muitos tipos de telhas no mercado, a utilização de cada uma vai depender de alguns fatores.
Um tipo que tem como característica principal de aliar a durabilidade do aço com proteção do zinco, impedindo a ferrugem são as telhas metálicas revestidas por uma liga de alumínio e zinco.
As telhas galvanizadas são resistentes à corrosão e às intempéries, como ventos fortes e tempestades. Enfim, as opções são muitas, mas o mais importante é manter em mente que as calhas e os telhados são itens fundamentais e devem ser escolhidos de forma muito atenciosa.