Segurança e otimização dos espaços para os trabalhadores

O ambiente de um canteiro de obras pode ser bastante perigoso quando não há a aplicação correta das medidas de segurança do trabalho ou mesmo a utilização dos itens de proteção individual, que garantem a integridade física do trabalhador.

Desse modo, é de absoluta importância e obrigatoriedade que o setor da construção civil obedeça a todas as normas regulamentadoras existentes no segmento, garantindo procedimentos que não coloquem a vida dos colaboradores em risco nem prejudiquem a qualidade dos resultados.

No artigo que você acompanha logo em seguida, saiba mais sobre algumas normas importantes nesse contexto e entenda também como elas são altamente benéficas para as edificações e para a promoção de segurança e precisão nos projetos construtivos.

Além disso, conheça itens que otimizam o trabalho no canteiro e garantem a proteção ainda mais eficaz.

Linha de vida: uma das normas mais importantes

As chamadas linhas de vida NR 35 são um conjunto de itens que garantem a integridade física do trabalhador quando é necessário realizar uma operação em locais de difícil acesso e elevada altura.

Sendo assim, seu nome se dá por conta de otimizar o trabalho sem deixar que a vida seja colocada em risco durante o processo.

Havendo a impossibilidade de se instalar uma barreira física que impeça que o trabalhador sofra uma queda, portanto, é necessário fazer o uso desses itens para que a obra seja conduzida de forma precisa sem oferecer perigo a quem trabalha cotidianamente em sua realização.

Desse modo, alguns dos equipamentos que fazem parte desse conjunto são:

  • Cabos;
  • Fitas;
  • Cordas;
  • Cintos.

Esses são itens fabricados em materiais resistentes, como o aço, e que fornecem a devida ancoragem do trabalhador em procedimentos feitos em altura.

Assim, é possível reduzir os danos no caso de uma eventual queda, por exemplo, pois a aplicação correta de cintos e cabos garante a sustentação eficaz e resolutiva.

É importante lembrar que todos os procedimentos relacionados com sua aplicação devem ser devidamente testados e de qualidade garantida.

Assim, podemos destacar o ponto de ancoragem, que é o local em que o sistema contra quedas será fixado, assegurando a execução de tarefas de forma precisa e protegida.

Espaços confinados: qual a regulamentação nesses casos?

Já quando estamos falando de espaços que oferecem risco por conta do confinamento, é necessário que todos os operadores passem por um devido treinamento que os capacite a lidar com o ambiente de forma otimizada e tranquila.

Desse modo, eles poderão conhecer formas de controle, emergência e até mesmo salvamento em caso de necessidade.

O treinamento espaço confinado NR 33 é uma obrigação e deve ser levado a sério, de modo que a negligência com sua realização na equipe pode gerar transtornos graves para a obra e para a construtora, tanto no sentido humano quanto no sentido judicial.

Trabalhadores como vigias e supervisores devem contar com esse treinamento anual, sempre com carga horária de pelo menos oito horas.

Elevadores: acesso do trabalhador

Os elevadores de passageiros também são extremamente importantes para a viabilização do acesso otimizado a diferentes pontos dentro do canteiro de obras, de modo que eles devem ser instalados em pontos estratégicos e com qualidade.

Existem diferentes modelos e mecanismos disponíveis no mercado do setor e é importante contar com aquele que melhor atenda às demandas internas da obra.

Nesse contexto, o elevador hidráulico é um dos mais indicados. Isso porque, além de não demandar uma casa de máquinas para seu armazenamento correto, pode ser aplicado em edificações de todos os portes, seja em projetos maiores ou mais simples.

O sistema de funcionamento dessa plataforma elevatória é benéfico para o canteiro pela promoção de mais facilidade e segurança nas atividades cotidianas.

Cursos importantes: manejando equipamentos

Por fim, é importante destacarmos a necessidade de capacitar todos os operadores de maquinários construtivos a lidarem de forma apropriada com os aparelhos, gerando mais proteção e reduzindo os riscos de danos e acidentes. Isso sem falar que a qualidade também é aprimorada.

O curso de empilhadeira é um dos mais procurados, sendo destinado a profissionais que trabalham tanto em canteiros de obras quanto em almoxarifados. Tarefas de remoção de carga pesada exigem o uso desse item, que deve ser operado de forma especializada e assertiva.