A indústria da construção civil é, hoje, um dos principais motores da economia brasileira. Responsável por construções urbanas, redes de saneamento básico, rodovias, ruas e avenidas, a construção civil é responsável por grande parte da geração de empregos e transformação dos espaços físicos com segurança.
Por ser responsável também pelas produções de obras públicas e privadas, que são grandiosas e impactam a vida de muitas pessoas, as obras precisam ser realizadas de forma responsável e segura para todos.
Além disso, ela precisa ter muito planejamento e qualidade em sua execução para que os resultados não apresentem danos futuros.
Assim, é importante que alguns elementos de segurança, bem como laudos de avaliação contemplem e fiscalizem as construções. Para que a obra ocorra dentro dos aspectos legais, há algumas medidas que precisam ser tomadas. Confira algumas delas no artigo a seguir:
Vistoria cautelar e segurança
Atualmente, a construção em lugares super habitados pode resultar em muitos problemas jurídicos por danos a terceiros, ou seja, por danos a outras construções.
Assim, a fim de possuir uma proteção jurídica para todos os envolvidos, a vistoria cautelar – que resulta no laudo cautelar – é necessária.
A vistoria, realizada por um profissional habilitado, visa identificar os problemas já existentes nas construções ao entorno do espaço que se deseja realizar a obra e documentá-las com fotos e relatórios.
Os principais aspectos encontrados na vistoria são:
- Infiltrações;
- Fissuras;
- Goteiras;
- Trincas e rachaduras;
- Muros e paredes fora do prumo;
- Abafamentos em pisos externos.
Após a emissão do laudo, é possível iniciar a obra com respaldo legal. As vistorias precisam seguir os padrões e recomendações dos órgãos reguladores, a fim de promover maior legitimidade e evitar contestação posterior.
Pavimentação
Um dos principais processos existente em projetos e obras que ocorrem nas vias públicas é o de pavimentação, composto pela sobreposição de camadas, elevando a durabilidade da obra, resultando na qualidade do tráfego de pedestres e veículos.
Por ser comumente aplicado, há vários tipos de pavimentação. A intertravada, por exemplo, que consiste na inclusão de blocos intertravados é semelhante aos paralelepípedos, mas com a vantagem de não serem removidos com facilidade, pois o modo como são inseridos faz com que fiquem travados, impedido qualquer movimentação ou remoção.
As vantagens desse modelo de pavimentação são muitas, uma delas é que sua aplicação pode ser em ambientes externos e internos, como estacionamentos.
Além disso, apresentam uma versatilidade nos modelos de piso bloco concreto com tamanhos e formatos diversos. Mais ainda, são blocos pré-fabricados que otimizam o tempo de instalação, visto que não é preciso produzir cimento ou qualquer outro material para sua aplicação.
A pré-fabricação evita o desperdício de material, já que não há produção em excesso, economia financeira e redução da mão de obra contratada, diminuindo também o valor do investimento. Com isso, a pavimentação intertravada é uma das principais utilizadas em obras públicas.
Potencializando a qualidade do cimento
Realizar uma construção é praticamente impossível sem cimento, por isso alguns equipamentos que são aplicados para potencializar a qualidade do concreto fazem toda diferença no resultado final da obra.
Dentre os maquinários disponíveis, há um que impede a formação de espaços vazios dentro de vigas, lajes e pilares que ocasiona em sérios danos.
Assim, o mangote para concreto é recomendado para muitas obras, proporcionando economia, segurança, diminuindo o tempo de execução da obra, aumento da produtividade e sustentabilidade.
Entulhos: questão de saúde e segurança
Atualmente, as empresas precisam ser socialmente sustentáveis, ou seja, suas ações devem impactar o menos possível o meio ambiente e, ainda assim, manter o desenvolvimento econômico e social.
Com isso, um dos grandes problemas nos canteiros de obras são os entulhos produzidos por ela. Pensando nisso, algumas empresas desenvolveram alternativas sustentáveis para o seu descarte e reaproveitamento.
Assim, a remoção de entulho precisa ser realizada de forma correta e com o intuito de diminuir os impactos ambientais.
Ao finalizar a obra, será possível unir desenvolvimento e sustentabilidade, valorizando ainda mais o projeto desenvolvido e a marca da organização provedora da obra!
Seguindo esse processos e tendências na área da construção civil é possível construir e reformar de forma inteligente, ou seja, com economia, sustentabilidade, segurança e evitando danos futuros para os locais e para os moradores ou pessoas responsáveis pela execução dos projetos. Isso proporciona benefícios a todos os envolvidos e impactados pelas obras, reformas e construções.