Os telhados são como o chapéu de uma imóvel, ou seja, é uma estrutura que faz a cobertura de imóveis, protegendo a área interna e evita a entrada da luz do sol, chuva, vento e animais, como, pombo, por exemplo.
Quando ele é bem desenhado, traz beleza à estética da casa e faz corretamente o isolamento acústico e térmico da residência. Geralmente são montados inclinados para guiar a água da chuva às calhas que correm para o solo.
No mercado existem vários modelos de telhas, pois ela pode ser fabricada com outros tipos de materiais: cimento, vidro, madeira, cimento, pedras, entre outros materiais. Deve apresentar algumas características como:
- Impermeabilidade;
- Resistente;
- Inalterável na forma e peso;
- Durável e leve;
- Custo na média;
- Manutenção fácil.
Ao escolher um material para o telhado, precisa pensar qual é o objetivo dele e qual estilo deseja seguir. Antes de adquirir um pense em: durabilidade, resistência, conforto térmico, versatilidade e acústica.
Saiba alguns estilos de telhas
Como o telhado é um produto feito com vários materiais e modelos vale a pena conferir essa pequena lista para conhecer seus estilos e, quem sabe, surjam novas ideias de coberturas para casa.
A telha colonial, ou de cerâmica ou barro, são as mais utilizadas e comuns no Brasil, facilmente encontrada no mercado como uma gama de formatos e modelos.
Suas vantagens são: isolamento térmico, limpeza fácil e manutenção barata; desvantagens: pesadas (40 kg), mais permeáveis se comparado ao cimento, facilitando a proliferação de fungo e mofo.
As Telhas de madeira são menos usadas no Brasil, pois são materiais onerosos, vida útil curta (devido à constante exposição a raios solares, chuva, vento, etc.), fora essas características, ela é altamente inflamável, ou seja, em caso de incêndio ajuda a espalhar as chamas.
Suas vantagens são: a madeira é de reflorestamento, isolamento térmico e acústico, e esse modelo de telhado é indicada para coberturas curvas e, também, permite realização de desenhos.
As telhas de concreto são fabricadas de cimento e areia, mais duráveis e proporcionam conforto térmico. Tem diferentes modelos, formatos e cores. São mais impermeáveis que a telha colonial, porém menos resistentes ao vento.
Já as telhas de policarbonato são mais moles, maleáveis, resistente ao fogo e leves. Eficiente na proteção térmica e proteção anti-UV, pois seu filtro barra os raios ultravioleta e sem deixar a peça amarelada ou perder a transparência (uma de suas características principais somada à resistência).
Tem garantia de vida útil superior às telhas de fibra de vidro e PVC. Sua limpeza e manutenção requerem cuidados para não riscar ou corroer o material.
A telha de vidro traz uma leveza ao local, deixa entrar mais os raios do sol ou luz natural e para aproveitá-la é preciso usá-las sem forro.
Geralmente ela é utilizada com as telhas de cerâmica ou concreto, sendo fabricada nos mesmos moldes que ambas. Sua desvantagem é sua fragilidade.
Existem mais variedades de telhas disponíveis no mercado, em todo caso, se surgir alguma dúvida em qual é o melhor telhado para sua casa, consulte o profissional, pois ele irá indicar a melhor opção para o seu caso.
Coberturas alternativas e complementares
Além dos telhados, o mercado também oferece outros tipos de coberturas, veja algumas delas.
O Toldo Articulado tem o estilo mais arrojado, apresenta facilidade em seu manuseio e é muito usado em residências e comércios. É um produto que tem custo baixo, boa estética e durabilidade.
Não ocupa muito espaço em sua fixação e quando recolhido mantém a área coberta, sem precisar de uma barra de aço ou alguma estrutura fixa. Tem modelos diferentes como o toldo retratil, por exemplo.
O retrátil pode ser usado em jardins, residências, comércios e garagens. É leve e por ser retrátil traz elegância e modernidade ao lugar.
Fácil de se adequar em qualquer ambiente. Fabricado com o material alumínio, tem alta resistência à chuva, ao sol e ao vento. É durável, fácil de instalar e limpar, e prático em seu manuseio.
A Manta termica para telhado é usada para proteger a casa do calor, frio, chuva e goteiras, são feitas tipo foil com alumínio duplo e, por isso, mais eficientes no isolamento térmico para qualquer ambiente (residencial, comércios, industrial e edifícios).
Existe um outro tipo de impermeabilização fabricada em petróleo e indicado para o uso em diversas situações, chamada de manta asfaltica.
Impermeabiliza desde áreas úmidas até cobertas. Seu material é flexível, resistente à fissuração e a variações térmicas. Sua durabilidade é, em geral, de 20 anos.
Esses itens agregam mais conforto e beleza às residências e a imóveis diversos. Basta escolher qual vai mais agradar, se é o telhado com algum tipo de manta ou um torto e suas especificidades. Analise com calma e consulte um especialista.