Em um país tropical como o Brasil, que atinge temperaturas muito elevadas no verão, um aparelho que traz maior conforto para os ambientes é o ar-condicionado.
Ele é capaz de climatizar cômodos de casas e de empresas, fazendo com que se tenha maior comodidade nesses locais. Existem três tipos de ar principais. Conheça:
Ar condicionado de janela
É o modelo mais comum. Tem o preço mais barato e sua instalação é bastante simples.
Em contrapartida é ruidoso e oferece menor capacidade de refrigeração. Esse tipo de aparelho é indicado para ambientes pequenos, devido à sua capacidade limitada.
Ar condicionado split
O ar condicionado split é mais moderno que o modelo anterior. A aparelhagem é dividida em duas partes.
A parte condensadora, responsável pelo resfriamento do ar, fica na parte externa. Já a parte evaporadora fica dentro do cômodo a ser beneficiado. A função dessa parte é espalhar o ar no ambiente.
Esse modelo oferece maior capacidade de refrigeração, adequando-se bem a ambientes maiores, e mais recursos ao usuário.
Consequentemente, o Preço instalação ar condicionado split acompanha esse aumento de recursos, subindo também.
Esse aparelho deve ser instalado em locais com possibilidade de alteração na fachada para sua instalação.
Também será necessário fazer alterações estruturais para receber a tubulação do equipamento.
Ar condicionado portátil
A maior vantagem deste aparelho é, claramente, a possibilidade de portabilidade que ele apresenta.
A única exigência para funcionamento é a existência de uma janela para que o aparelho possa fazer a troca de ar entre o ambiente interno e externo por meio de uma tubulação.
As desvantagens desse aparelho são a pouca capacidade de refrigeração e o volume de ruído produzido.
Ele é recomendado para ambientes sem possibilidade de alterações na estrutura.
Limpeza e manutenção do ar condicionado
Dos modelos apresentados, o split é o mais moderno, mas ainda assim precisa de cuidados de manutenção para funcionar perfeitamente.
Um dos cuidados mais básicos com o produto é apenas efetuar uma boa limpeza com regularidade mensal.
Esse procedimento é importante porque a sujeira acumulada nos filtros é emitida pelo aparelho sujo no ambiente, o que pode ocasionar em problemas de respiração.
O desempenho do aparelho também é prejudicado quando isso acontece.
A limpeza pode ser feita com um Higienizador de ar condicionado split e um pano umedecido.
A finalização pode ser feita com um pano seco. A lavagem de peças internas do aparelho pode ser feita por uma empresa especializada, pois é preciso desmontar o aparelho.
Confira os ações de limpeza ou manutenção pode ser feitas em casa:
- Limpeza do filtro de ar;
- Troca de pilhas do controle remoto;
- Limpar serpentina;
- Limpar gabinete interno.
Além da limpeza regular também é importante realizar a manutenção preventiva do aparelho.
Nesse procedimento são checados os sistemas de drenagem, serpentinas, cabos elétricos. fluidos de refrigeração etc.
A manutenção de ar condicionado consegue diminuir a chance de ter o equipamento parado em algum momento por um defeito que poderia ter sido detectado na inspeção regular.
Instalação do ar condicionado
O ar condicionado split é o mais adotado ultimamente, e sua instalação pode ser feita em casa.
Para isso, em primeiro lugar, é preciso escolher onde o aparelho será colocado. As unidades externa e interna ficarão interligadas, por isso, a recomendação é que fiquem próximos, economizando materiais usados na ligação.
Os apetrechos necessários para montagem do aparelho incluem: tubos de alumínio, adequados à capacidade energética do equipamento; tubos de PVC para drenagem da água; disjuntor e fiação elétrica.
O manual de instruções do aparelho contém todas as instruções necessárias para fazer a montagem, no entanto, a recomendação é que se contrate um profissional certificado ou empresa para realização deste serviço.
Uma busca por “Instalação de Ar Condicionado Split Preço” será capaz de fornecer as faixas de preço cobradas neste atendimento.
Ao fazer a instalação da unidade externa é importante atentar para alguns fatores como não instalar próximo a fontes de calor ou com exposição a intempéries.
Já a unidade interna deve ser colocada a pelo menos 15 cm de distância do teto e longe de equipamentos eletrônicos, pois há risco de danificação dos mesmos, devido à saída água do aparelho.
O aumento das temperaturas vem fazendo com que, cada vez mais, seja imprescindível a adoção do ar condicionado nas empresas e residências.
Existem aparelhos com diferentes preços, capacidade refrigerada entre outras peculiaridades.
Para escolher o melhor, é necessário avaliar qual ambiente receberá o aparelho, para calcular a capacidade, e claro valor de investimento disponível. Com esses dados definidos será mais fácil escolher o melhor modelo.