O ferro é, provavelmente, o material mais utilizado no ramo de construção civil. Isso se deve ao fato de ele ser um material extremamente resistente e maleável, que entrega uma ótima relação de custo-benefício para a indústria.
Para se ter uma ideia, o mercado pós revolução industrial tem se reinventado na utilização de materiais novos para a produção de peças e maquinários, criando diversas técnicas, modelos e moldes.
Já o mercado de construção tem sido um dos mais disruptivos e têm contado com o maior número de inovações. Vamos entender durante este artigo os tipos de produtos que são feitos de ferro e que tem como função final fazer parte do setor de construção civil.
O ferro como base das estruturas
Uma das partes mais importantes de uma estrutura é a sua base, a fundação que irá dar sustento para toda a composição de peças e materiais que virão acima.
Ter uma estrutura composta de materiais fortes e resistentes é essencial para que não aconteçam fissuras, rachaduras ou problemas com a obra no geral. Nesse sentido, o uso de materiais como o ferro é essencial, dando sustentação para o imóvel.
Entre os principais itens de ferro que estão na obra e que tem o uso em fundações, pode-se destacar:
1. Vigas
As vigas de ferro apresentam muitos benefícios quando comparadas com as fabricadas em outros materiais.
Isso porque o ferro apresenta uma maleabilidade muito boa para esse tipo de peça e pode ser moldado conforme a necessidade da estrutura.
Isso sem mencionar que o item também pode ser comprado pronto, aumentado a velocidade e produtividade da construção, 2 fatores altamente importantes nos dias atuais, em que o prazo e o orçamento são curtos.
2. Treliça
A treliça de ferro é considerada uma peça de apoio às estruturas. Elas foram criadas para serem inseridas de forma estratégica em locais em que o esforço mecânico é maior, trazendo mais rigidez e segurança para toda a estrutura.
Diferentemente das vigas abordadas no tópico anterior, que tem o objetivo de pegar para si toda a carga e peso, as treliças realizam o trabalho de divisão dessa carga por sua estrutura, fazendo com que haja a dissipação de uma parte do peso.
Vale destacar que para produtos e uma estruturação com bom acabamento e maior segurança é preciso contar com profissionais gabaritados.
Nesse sentido, a função do serralheiro é realizar a construção, furação e moldagem de todas essas peças.
Este é um mercado que tem se reinventado de forma contínua para responder às necessidades dos clientes que, a cada dia, se modificam com o surgimento de novas estruturas.
É possível achar locais de moldagem de ferro em praticamente qualquer cidade e/ou bairro. Inclusive, existem serralheria em Indaiatuba que entregam peças feitas sob encomenda, de extrema qualidade e que garantem eficiência para praticamente qualquer construção.
O uso de ferro em cercas
Esse é outro ramo em que o ferro está extremamente presente. Afinal, as cercas são utilizadas de alguma forma em todos os tipos de construções e devem sempre apresentar firmeza e rigidez. Vamos ver alguns modelos de cercas mais utilizadas em construções.
1. Alambrado
O alambrado pode ter várias aplicações dentro desse setor, sendo a sua principal função delimitar um terreno ou área. Pode ser constituído de vários materiais, como:
-
Alumínio;
-
PVC;
-
Plástico revestido;
-
Madeira.
Mas o modelo feito de ferro é o mais recomendado para todo tipo de aplicação. O mais comum é que seja aplicado na delimitação de quadras; terrenos e áreas privadas.
2. Gradil
O gradil é um equipamento que, quando feito de ferro, é possível contar com uma estrutura de cercamento extremamente eficiente. Suas barras verticais garantem bastante resistência mecânica contra forças que podem vir agir contra o material.
Um dos materiais mais utilizados para a construção de armações e cercas é o arame recozido, que recebe esse nome pela sua fabricação em duas etapas de cozimento, transformando o aço final em um material muito mais durável.
Um dos benefícios de usar esse material é o custo, isso porque é possível achar arame recozido preço acessível e de acordo com o mercado.
A aplicação de ferro em coberturas
Utilizar o ferro para fazer coberturas é uma estratégia bem antiga, porém até hoje é eficiente.
As coberturas precisam apresentar firmeza e resistência a intempéries, afinal, são peças que ficam expostas constantemente a chuvas e sol intenso.
Uma das principais usabilidades é como cobertura metálica para garagem, pois oferecem todos os benefícios que uma garagem necessita, fazendo a proteção correta dos itens que ficam na parte interna, além de proteger a estrutura de qualquer problema que venha pelo tempo.
Esse é um tipo de material que atende corretamente a qualquer necessidade específica, se adequando aos vários tipos e modelos de garagem que a construção possa vir a ter.