Os revestimentos são aplicados nos pisos cerâmicos, pedras ou madeiras. Nas paredes são aplicados em azulejos, pastilhas e argamassas. Estes elementos valorizam o imóvel gerando elegância. O revestimento não possui somente a função estética, pois eles são compostos por pigmentos que realizam a proteção e segurança do imóvel.
O revestimento tem função de proteger estruturas e alvenarias da residência, cobrindo-as com camadas de diversos produtos apropriados, evitando que as partes externas e internas sejam afetadas.
A última camada do revestimento passa a exercer, também, a função de acabamento, trazendo a função de embelezar, além de proteger a estrutura.
Entretanto, de nada adianta uma parede bonita, se estiver sem segurança alguma e à mercê de futuras agressões, pois assim estará comprometendo a própria parede e tudo o que dela dependem para a solidez de todo o ambiente.
Veja abaixo tipos de revestimentos para a parede e as formas de deixá-la ainda mais segura e resistente.
Revestimento de pedra para sala
As pedras são formas antigas de decoração. Isso porque, desde o começo dos tempos era possível usar como item de construção e decoração de casas, pontes, muros e etc.
No mercado você pode encontrar diversos modelos que são utilizados como revestimento de pedra para sala, gerando um ambiente rústico e muito agradável.
Entre as vantagens de contar com o revestimento de pedras para a sala ou outros ambientes pode-se destacar:
-
Esse produto possui resistência, durabilidade e beleza;
-
Exige pouca manutenção;
-
Podem ser aplicadas em ambientes externos e internos;
-
Auxilia na boa iluminação;
-
Deixa o local com uma temperatura ambiente controlada;
-
Resistente a abrasão, água e cupins.
No mercado é possível encontrar produtos que serão aplicados em todas as fases da construção ou simplesmente para revestir.
Os produtos mais utilizados para essas situações são os mármores, seixos, granito e ardósias, eles podem ser encontrados em lojas de pedras ou de revestimentos especializados.
Revestimento canjiquinha
Além dos revestimentos citados no tópico anterior é possível encontrar o revestimento de pedra canjiquinha, muito conhecido como pedra São Tomé.
De modo geral, esse produto pode ser definido como uma pedra formada por recristalização do arenito.
Este tipo de pedras tem se tornado um clássico nas aplicações por ser prático na instalação. Dentre suas vantagens é possível citar diversos tons de cores e diversos tamanhos com anos de durabilidade, exigindo pouca manutenção.
A pedra canjiquinha preço m2 é muito acessível, sendo possível adquirir na quantidade ideal para a sua necessidade de revestimento ou estruturação.
Embora não exista um valor fechado, a pedra canjiquinha é um dos itens que apresenta um custo-benefício mais em conta do mercado de revestimentos, com larga durabilidade devido a sua instalação e manutenção fácil.
Pastilhas de porcelana
O revestimento com pastilhas tem se tornado um acabamento diferenciado por ser formada por diversas peças pequenas e serem aplicadas em diversos locais trazendo mais elegância para esses ambiente.
Esse material suporta ainda a variação de temperatura e apresenta alta resistência a umidade.
Vale destacar ainda que as pastilhas de porcelana, por possuírem a resistência a água, são aplicadas em paredes externas, piscinas e banheiros.
Pastilha de vidro
Além da pastilha de porcelana, podem ser encontrados modelos feitos em vidros e, dos materiais de pastilhas que o mercado oferece, as opções de vidro são as mais versáteis.
Esse revestimento é ideal para todos os tipos de paredes e superfícies, como paredes de salas, varandas e cozinhas, bancadas e até na mobília, como mesas e aparadores.
Entretanto, para ser aplicada é preciso da impermeabilização, garantindo a durabilidade e resultado estético.
Para quem realiza uma obra grande e procura durabilidade, é possível encontrar pastilha de vidro barata que mantém o mesmo aspecto das outras e apresenta uma gama de cores e tamanhos.
Broca para vidro
As brocas são ferramentas cortantes utilizadas para realizar furos com o auxílio de uma furadeira. Para realizar a escolha certa da broca é preciso saber o tamanho correto do furo a ser aberto e do material a ser perfurado.
O vidro é um material delicado, assim, para realizar o furo nesse material é necessário usar uma broca específica que não cause danos ao material.
A broca indicada para esse tipo ação é a diamantada, pois com ela é possível perfurar diversos tipos de vidros, como porcelanato, granito, mármore e outros.
Nesse contexto, a broca para vidro mais recomendada é a diamantada, pois possui um revestimento de diamante, que gera maior qualidade no acabamento do furo.
O diamante é um material com uma dureza bem elevada, gerando melhores resultados, principalmente durante o acabamento.