Investir na sacada é empregar valor e esforço em um local que sempre trás retorno. Isso porque é uma área da casa que consegue aplicar um ar de vida e de animação para o ambiente.
O acabamento de sacadas pode ser feita de várias formas e utilizando os mais diversos produtos. Por este motivo, pode ser um pouco difícil entender e escolher o material ideal para atender as suas necessidades.
Como as varandas têm adquirido cada vez mais importância nas casas, o mercado tem respondido a isso inovando na parte dos seus acabamentos e produtos utilizados para inovar e dar uma outra cara para essa parte na casa.
Se está em dúvida de como aprimorar sua varanda, ou deseja criar um ambiente como esse em sua residência leia este artigo e confira os principais itens utilizados para o acabamento de sacadas.
O vidro como tendência atual
Como já dito, existe uma gama de materiais utilizados para investir em uma área externa adequada. Dentre os materiais, o vidro tem sido uma das principais escolhas pois ele pode ser aplicado de diversas formas e com diversas técnicas para melhoria de ambiente.
O vidro temperado é o material mais adequado para se usar nesse tipo de ambiente.
Isso porque, o processo de fabricação desse vidro faz com que ele seja altamente resistente, tanto a riscos e fissuras quanto a impactos.
A sua fabricação consiste no aquecimento do vidro já moldado a uma temperatura muito alta, essa temperatura depende do resultado que se deseja obter e pela resistência natural do vidro. Logo depois o vidro é resfriado de forma brusca, causando um choque térmico que deixa o vidro mais resistente.
Essa resistência deixa o material perfeito para o fechamento de sacada em vidro. Afinal essa é uma área que fica exposta, tanto ao tempo quanto a qualquer objeto que possa vir externamente e afetar o material.
Uma outra opção para compor o ambiente é o vidro espelhado. O material é uma ótima escolha para quem deseja investir um pouco mais para preservar o interior do ambiente e a sua privacidade.
Esse vidro é criado sobre um processo de “colação” de fitas plásticas reflexivas na parte que ficará virada para fora, isso faz com que quem está na parte de dentro consiga enxergar perfeitamente o lado de fora, mas quem está fora não tem visão alguma do ambiente interno, o que preserva a privacidade do lugar.
Outra peça para varandas muito usual é o guarda corpo de vidro, que além de ser uma peça muito bonita, entrega toda a segurança necessária para o ambiente.
Como já dito, essa parte da casa geralmente é externa e pensar na segurança na hora de investir no acabamento e em toda a estrutura é fundamental para ter um lugar agradável e confortável.
Espelhos para compor e ampliar o ambiente
Ainda na tendência do vidro, é possível investir em espelhos para decorá-lo de uma forma ainda mais bonita e agradável. Vamos entender sobre alguns dos tipos mais utilizados no mercado.
1. Espelho lapidado
O espelho lapidado recebe esse nome pelo seu processo de fabricação que consiste na lapidação de suas bordas. Essa lapidação tem como objetivo deixar o material mais seguro para uso e também mais resistente, fazendo com que esse espelho se torne uma tendência no mercado.
2. Espelho bisotado
Esse tipo de espelho tem como foco o design e a comunicação visual do ambiente. No seu processo de fabricação passa por uma moldagem das suas bordas, permitindo com que sejam feitos desenhos e molduras para entregar delicadeza a mais para o ambiente.
Ele é feito para compor com qualquer tipo de ambiente e, hoje em dia, é muito fácil encontrar fábricas de espelhos bisotados que fazem o material sob encomenda.
Outras opções de espelho que podem compor seus ambientes estão:
-
Espelhos planos;
-
Espelhos esféricos;
-
Espelhos convexos ;
-
Espelho esféricos e convexos.
Complementando o ambiente: Pisos
Fora a a decoração, é preciso pensar também no piso dessa área. Uma das tendências que vêm crescendo ultimamente é o uso de tacos para o piso.
Os tacos são peças de madeira que são colocadas uma a uma, formando um ambiente rústico e muito bonito, casando elegância e conforto ao mesmo tempo.
Algo que atrai muito nesse tipo de material é que a sua manutenção consiste apenas no lixamento e a aplicação de material envernizado. A combinação desses dois processos é o suficiente para garantir um piso muito agradável e novo.
Um dos benefícios que esse material também apresenta é a facilidade para realizar a restauração de taco, sendo um processo simples e fácil de encontrar empresas que realizam esse procedimento por um preço acessível.