O forro de PVC vem ganhando força no mercado e pode trazer uma enorme quantidade de benefícios para o consumidor deste produto.
Na hora de colocar algum tipo de forro nas casas, ainda há uma dúvida sobre qual material deve ser utilizado na instalação. Um dos materiais que vem sendo mais usados recentemente é o forro de pvc. É um material que vai proporcionar um acabamento mais limpo e não sobrecarrega a estrutura, por ser bem leve, além de ser bem econômico.
Para isso, é elaborado com lâminas de policloreto de vinila não plastificado, com finalização mais padronizada, que vai fornecer a estrutura, mais rigidez e até impermeabilidade, através da composição. Na hora da instalação forro pvc, o encaixe e instalação serão feitas na superfície do teto ou no revestimento de sistemas elétricos ou hidráulicos, usando pendurais de pvc ou aço galvanizado.
Devido ao seu material, o forro de PVC pode promover diversos benefícios
Entre as grandes vantagens desse tipo de forro, temos:
- Fácil instalação e manutenção;
- Não propaga fogo;
- Imunidade a agentes externos;
- Alta resistência à umidade;
- Material econômico;
- Alta durabilidade;
- Conforto térmico e acústico.
O uso desse material, é mais frequente em locais onde há uma umidade maior e mais frequente, como banheiros e saunas, por exemplo, justamente por apresentarem essa resistência à umidade. Normalmente, o forro PVC branco é o mais conhecido e mais procurado pelo consumidor, apesar de existir o PVC que imita outro tipo de material, como madeira, por exemplo.
Durante a instalação forro pvc, é preciso ter alguns cuidados para que o trabalho seja feito corretamente e ninguém se machuque. É imprescindível que haja um cuidado com relação aos equipamentos de proteção do instalador. A pessoa deve estar munida de capacete, óculos, protetores auriculares e luvas. Logo após, deve ser definido em qual sentido o forro PVC colocado ficará e qual será a medição do pé-direito.
As lâminas e os roda forros darão suporte lateral ao forro e, para isso, devem ser encaixados na estrutura de sustentação (normalmente feito com ferros de aço galvanizado). Além disso, é recomendado que haja uma fixação metálica com reforços de 1,20 metros da estrutura pendural, que deve estar nivelada com declividade inferior a 2 milímetros/metro entre os pontos de sustentação.
Com instalação prática e rápida, você mesmo pode fazer a instalação de seu novo forro em casa!
Depois de conferidas todas as precauções, podemos começar a colocação de forro PVC no ambiente seguindo o passo a passo.
Primeiramente deve ser definido se haverá luminárias ou lustres e se tiver, a posição delas e de outros equipamentos que poderão ficar junto ao forro PVC colocado.
Depois, é preciso colocar as cantoneiras junto às paredes no espaço onde será instalado o forro, cortando os cantos em meia esquadrilha. Se for necessário fazer algum tipo de emenda, elas devem vir em tamanhos de lâminas menores que o comprimento do espaço.
A seguir, deve ser feito um corte na primeira lâmina, deixando cerca de um centímetro a menos que o vão da instalação. É importante que se tenha atenção e note-se se a face de identificação do forro de PVC colocado está virada para cima.
Depois, encaixe a peça “macho” lateral da primeira lâmina da cantoneira, deixando então a borda de fixação pronta para ser fixada. Na hora de fixar o material, é preciso verificar a estrutura em que será pregada. No caso da madeira, o ideal é que se utilizem pregos; já para as estruturas em metalon, são necessários rebites ou grampos.
Ao chegar na instalação da última lâmina, faça um pequeno corte nela, a fim de deixá-la com aproximadamente dois centímetros a menos que o vão da instalação. Em relação a largura, deve estar apenas um centímetro menor do que a medida do fundo da cantoneira, até o fundo do engate “fêmea” da lâmina usada anteriormente.
Por fim, resta apenas encaixar. Encaixar as duas extremidades da lâmina nas cantoneiras e depois levar o forro até o final da mesma. Por fim, com uma chave de fenda, pode fixar o encaixe da “fêmea” na lâmina de antes. E pronto, assim ficou seu forro de PVC colocado.
Esse passo a passo pode ser seguido e instalado pelo próprio consumidor, ou há a possibilidade de contratar uma empresa para fazer o serviço. Apesar de ser prático e simples, o melhor é sempre fazer esse tipo de obra e instalação com um técnico.