Já pensou o em dar um upgrade na sua casa? Muitas pessoas sonham com um lar iguais aos da tv, com closets, decks e até mesmo as piscinas com bordas infinitas, que são as novas tendências nessa área de construção e lazer residencial.
Para isso, muitos recorrem a um designer de interiores de casas, que consiste no profissional responsável por planejar uma reforma decorativa e se ele for arquiteto, também estrutural no seu lar.
Como planejar uma reforma.
Fazer uma reforma na sua casa é algo que deve ser pensado e bem estudado antes de começar a quebrar tudo.
O planejamento deve iniciar tendo base no que você pretende mudar e o orçamento disponível.
Para isso, existem milhares de recursos, algumas pessoas preferem contratar um arquiteto para que ele resolva todas as decisões, alguns já lhe apresentam de início alguns projetos residenciais prontos para que você possa escolher e colocar o mesmo em prática.
É interessante lembrar que o arquiteto deve ser alguém de sua confiança e que tenha um estilo compatível com o modo em que você quer o seu sonho, para que no final ele não te decepcione com o projeto que ele irá colocar em prática.
Então, é importante pedir ao profissional as plantas de casas que ele já tenha trabalhado antes, para que você entenda qual é o estilo dele referente a reformas residenciais.
Lembrando que sua obra ou reforma poderá durar meses, então, já tenha no seu planejamento um local para se hospedar durante esse período.
Porque contratar um profissional?
Além da contratação do arquiteto, deve ser planejada também a contratação de uma equipe de construtores ou empreiteiros.
E, não se prenda em preços baixos ou até mesmo aqueles que dizem saber fazer de tudo, pois você estará colocando o seu lar nas mãos desses profissionais, então, se puder contrate os melhores, para que não surjam problemas e dores de cabeças futuras.
O arquiteto cuidará do planejamento todo da sua reforma ou construção, e a empreiteira será responsável por todo o trabalho bruto, colocando a mão na massa e tornando seu sonho cada vez mais real.
E por último e não menos importante, contrate um profissional de design de interiores, ele cuidará dos ajustes finais e dos detalhes mais preciosos, tornando assim o seu lar mais bonito e agradável.
Principais motivos de reformas
Seja aquele deck maravilhoso igual ao da tv ou até quem sabe um closet bem chique, sempre estaremos sonhando com uma reforma para tornar nossa casa maravilhosa.
Afinal, o nosso lar é onde descansamos, recebemos visitas e, inclusive, nos prestamos ao momento famoso de “ficar sem fazer nada”.
Existem inúmeros motivos pelos quais as reformas residenciais são feitas. Algumas são realizadas por questões de sonho e outras por motivos de necessidades por integridades físicas no local, como por exemplo:
- Gravidez ou algumas deficiências físicas;
- Infiltrações;
- Segurança;
- Quarto planejado;
- Cozinha planejada com ilha;
- Lazer (piscina, sauna, churrasqueira);
- Desmoronamento;
- Desastres naturais;
- Entre outros.
Sempre haverá uma coisinha ou outra para fazer em sua residência, cabe a você decidir como fazer e planejar todo o processo, para que tudo saia da forma que você pensou desde o início, garantindo também que os gastos estejam dentro do seu orçamento.
Nossa casa diz o que somos
Quando entramos na casa de alguém que não conhecemos, logo de vista conseguimos ter uma impressão da pessoa que reside ali, pois a nossa casa diz muito o que somos ou como nos comportamos na vida.
Por isso, muitos gostam de sempre mudar alguma coisinha de lugar ou, até mesmo, fazer uma reforma grande, para que a casa seja sempre um ambiente legal e assim transmitindo as visitas uma impressão maravilhosa.
Afinal, não há nada mais prazeroso do que fazer um jantar para os amigos na sua cozinha ou aquele churrasco com a família na beira da piscina.
Mais antes de tomar a decisão, pense bem. Vale a pena? Você precisa mesmo? Vamos ressaltar que uma reforma bem feita não sai barato, e confiar em alguém com preço baixo e um prazo de entrega curto nem sempre vale a pena.
Pesquise bem, tome muito conhecimento dos profissionais e materiais que farão parte do seu projeto. Afinal, planejamento e pesquisas podem te livrar de um negócio que te trará dores de cabeça.