Outrora extremamente rara, o interesse das pessoas pela energia solar fotovoltaica residencial tem aumentado. Trata-se de uma técnica por meio da qual é possível gerar eletricidade a partir da luz do sol, o que, por sua vez, é feito por meio da instalação de um sistema adequado para tal na residência em questão.
Pese ao fato que, pouco a pouco, essa é uma fonte de energia cada vez mais procurada tanto por proprietários de empresas quanto de imóveis residenciais, seu uso ainda não é tão corriqueiro quanto em outras partes do mundo.
Nos países mais ensolarados do sul da Europa, por exemplo, não é raro ver um sistema de energia solar residencial em boa parte das casas de uma cidade. De acordo com especialistas, no Brasil, a realidade é diferente pois boa parte das pessoas desconhece os benefícios proporcionados por esse tipo de energia.
Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas a respeito dos benefícios que os moradores de um imóvel recebem por contar com esse tipo de energia em casa.
-
A energia solar é renovável
Atualmente, uma fatia considerável da sociedade se preocupa com o impacto ambiental de suas ações. Isso acontece pois, de acordo com especialistas, a natureza está em estado crítico, passando por problemas tais como:
-
Aquecimento global;
-
Aumento nos níveis dos oceanos;
-
Extinção de espécies;
-
Aumento dos episódios climáticos extremos.
Uma das maneiras de fazer a sua parte para barrar esse processo é usar energias renováveis.
No caso da energia fotovoltaica, além de não poluente, ela não se esgota, já que o sol sai todos os dias. No caso de outras fontes, como o petróleo, há a possibilidade real de que, algum dia, as reservas acabem.
-
O custo dos sistemas fotovoltaicos tem caído
Um dos principais fatores que impedem pessoas interessadas de usarem a energia solar em suas residências é o preço: De fato, a energia fotovoltaica preço inicial é elevado, já que é preciso investir tanto na compra de um sistema quanto em sua instalação, que, por sua vez, deve ser feita por profissionais, com a ajuda de ferragens para construção civil.
A boa notícia é que, devido aos avanços da tecnologia energética e de materiais, o custo de compra e implantação do sistema de energia fotovoltaica tem caído.
Além de o valor ser mais acessível, há cada vez mais empresas que prestam esse serviço e que trabalham com condições de pagamento mais flexíveis.
Da mesma maneira, especialistas apontam que, à medida que o sistema é usado, ele se paga. Veremos isso em detalhe mais adiante.
-
A energia solar se paga com o tempo
Por mais que o investimento para se implantar um sistema de energia solar fotovoltaica em uma residência possa ser alto, é preciso ter em mente que esse valor não é o único fator a ser analisado: É preciso verificar o prazo no qual ele terá retorno.
Felizmente, essa não é uma conta tão complexa de se fazer. Basta considerar que a energia solar preço, em si, é zero. Isso ocorre devido ao fato de a luz solar ser gratuita.
Por outro lado, enquanto um imóvel usar a eletricidade da rede de distribuição regular, sempre haverá um custo.
Assim, à medida que a energia solar for substituindo-a, a tendência é que o valor da conta caia. Vale ressaltar que, quando houver uma taxa de iluminação pública embutida no valor, ela permanece a mesma.
Ainda assim, é preciso ter em mente que a implantação de um sistema de energia solar fotovoltaica não significa que o seu imóvel possa ser desligado da rede de distribuição regular de eletricidade. Isso porque, em caso de períodos nublados muito longos, pode ser necessário recorrer a ela.
-
Ela é viável em praticamente todo o Brasil
Alguns países, como os do norte da Europa, sofrem com dias muito curtos no inverno. Outros, ainda, passam a maior parte do tempo nublados. Há, ainda, locais com climas muito extremos, fazendo com que mesmo o uso de uma ferragem armada para construção civil coloque a integridade dos painéis solares em risco.
Por mais que todas essas sejam situações nas quais o uso da energia solar fotovoltaica tenda a ser mais complexa, nenhuma delas acontece no Brasil.
Na prática, isso significa que a técnica pode ser usada em praticamente todo o território nacional, sem maiores problemas.