Os imóveis para aluguel ou para venda nos dias de hoje contam com cada vez mais artifícios para conquistar o consumidor. Áreas de lazer, lavanderias coletivas, vagas na garagem, e a presença delas: as varandas de vidro.
Com certeza, um cantinho com uma boa vista e com espaço para uma área verde ou para se fazer um churrasco são um ótimo atrativo.
Se você tem uma varanda em sua residência, sabe que, assim como qualquer outro cômodo, ela também compõe o visual da casa e, portanto, merece uma decoração adequada ao estilo do ambiente.
As opções de uso são várias: descanso, churrasco, plantio, para fazer refeições, para os animaizinhos de estimação ou exclusivamente para decoração.
Independentemente do destino dado ao espaço, o fato é que há múltiplos detalhes nos quais se deve reparar e que fazem toda a diferença para a composição estética desse cômodo.
Veja agora como ter a varanda dos sonhos
01. Avalie a vista
A depender da vista para qual sua varanda está orientada, o material dos guarda-corpos e a decoração poderão variar.
Se a paisagem oferecer bastante luminosidade e não tiver vizinhos à frente, você pode optar por uma varanda de vidro.
Pois além do vidro contribuir para uma iluminação natural de outros ambientes, garante uma visão completa da paisagem à frente e confere um ar clean e bastante moderno.
Se a vista não for muito valorizada ou houver muita probabilidade de você sentir sua privacidade invadida, invista em um material não transparente e até mesmo em um guarda-corpo mais alto.
Assim, você poderá caprichar em uma decoração que salte aos olhos.
02. Escolha um piso
O piso deve estar em harmonia com a identidade do ambiente e o tipo de material das paredes e do guarda-corpo.
Leve em consideração, também, a manutenção e a limpeza na hora da escolha.
Pisos frios, além de serem facilmente limpáveis, são uma ótima opção para ambientes que recebem muito calor.
Porcelanato e madeira garantem sofisticação, mas em casa de ambientes com maior umidade tente optar pelo granito.
O mármore é também bastante utilizado, porém é de maior custo em relação aos demais materiais.
A estética é fundamental
03. Não se esqueça das paredes
Sempre pensamos em pisos, portas, janelas, mas, em geral, esquecemos que as paredes, além de serem um suporte para quadros e plantas pode ser, ela mesma, um elemento decorativo.
Caso combine com a identidade do espaço que você quer criar, vale a pena aplicar texturas nas paredes, como o grafiato ou com rolos de textura para parede.
São técnicas baratas e que não, necessariamente, precisam ser realizadas por um profissional. Além disso, são uma excelente forma de corrigir imperfeições e danos.
Outra opção é renovar as cores da sua varanda, dando outra cara ao espaço. Invista em cores chamativas! Você pode também criar uma parede viva, usando um jardim vertical em uma das paredes.
04. Pense nas portas e nas cortinas
As portas e as cortinas, além de convidarem à entrada na varanda, definem o que será mostrado ou o que será mantido em privacidade.
Além do mais, vistas da varanda, permitem que ela se torne um cômodo específico, criando um novo ambiente na residência.
Bem como no caso do guarda-corpo de vidro, você pode investir em uma porta de vidro para valorizar a vista, a iluminação e mesmo integrar a própria varanda à sala.
Se quiser poupar espaço, uma alternativa boa seria adotar portas sanfonadas ou portas de correr.
As próprias portas podem ser também objetos de decoração, então se em seu orçamento couber um material liso e simples, seja criativo no momento de decorá-la. As cortinas podem exercer as mesmas funções citadas para as portas.
Ao pesquisar uma cortina de rolo para varanda preço pode variar, mas será economicamente acessível. Além disso, você encontrará uma infinidade de modelos, cores e poderá determinar seu tamanho.
Uma cortina blackout é uma excelente alternativa em casos de varandas de vidro, pois ela garantirá a privacidade e a redução da iluminação ao mesmo tempo que permitirá o uso do vidro.
Lembre-se de harmonizar as estampas e o modelo com a decoração e o ambiente ao redor.
05. Garanta a segurança de todos
Não se esqueça de que, por estarem em desnível com demais pavimentos, é recomendável que as varandas contenham equipamentos que previnam quedas, como uma tela de proteção para varanda ou vidros corrediços.
Contrate uma empresa de confiança, pois os vidros ou redes de proteção devem ser resistentes e estar corretamente instalados.
06. Ouse na decoração!
Tendo atentado aos demais detalhes, agora é hora de ousar na decoração. Não tenha medo de criar combinações.
Pesquise objetos ou busque em seus pertences aqueles que ajudem a compor o estilo do ambiente que você pretende.