A escolha do piso de uma residência deve ser pensada com bastante cuidado, pois é preciso alinhar funcionalidade, beleza, adequação ao projeto arquitetônico do restante da casa e, em alguns casos, economia.
Conheça alguns dos principais tipos e suas características:
Piso de madeira
O piso de madeira é uma das opções mais desejadas para instalações em residências. A madeira aquece o ambiente e traz aconchego, deixando o ambiente muito confortável e agradável.
A madeira natural é a que oferece maior qualidade, no entanto o seu custo pode ser bastante elevado. Esse material também exige cuidado reforçado com manutenção.
Ao adquirir a madeira para pisos, é primordial fazer isso em uma loja certificada com material com procedência confiável para evitar problemas de cupim e desgaste precoce.
Os tipos mais comuns de madeira para pisos são:
-
Sucupira;
-
Jatobá;
-
Carvalho;
-
Ipê;
-
Marfim;
-
Peroba.
O piso de taco de madeira requer cuidados que vão desde a instalação até a manutenção, o que inclui a forma como é feita a limpeza diária do local, para garantir sua durabilidade.
É importante ressaltar que a madeira pode estar em diferentes áreas da casa, inclusive nas áreas externas e de lazer. Mas nesses locais logo se pode identificar o rápido desgaste devido a exposição ao tempo.
Para cada tipo de ambiente existe um tipo de madeira, ou seja, a madeira usada para a sua sala, pode não ser a mais adequada para decks de piscinas.
Quem tem piso de madeira natural deve estar ciente da necessidade de manutenção que ele exigirá. Existem produtos adequados para fazer essa manutenção e trazer de volta o brilho do material, que naturalmente vai se perdendo com o passar do tempo.
O sinteco e a resina bona são as duas opções disponíveis no mercado. A bona é uma resina voltada para aplicação em pisos de madeira, cuja maior vantagem é o curto tempo de secagem, aproximadamente duas horas.
O produto também não possui um cheiro agressivo, o que é uma vantagem, pois com isso não é necessário sair do imóvel durante a aplicação. A bona é um produto importado, por isso, pode apresentar custo mais elevado. Sua durabilidade também é menor que a do sinteco.
O sinteco é um produto similar à bona, porém mais durável e com menor custo. Ele é uma espécie de verniz a base de água, mas não tem função impermeabilizante, ou seja, serve apenas recuperar o brilho do piso.
A desvantagem deste material é o tempo para secagem, pois são necessárias dois dias para finalizar o serviço e o local deve ficar isolado devido ao odor forte do produto. Ao escolher esse produto, é possível optar entre três versões: acetinado, fosco ou brilhoso.
Seja qual for o produto escolhido, o processo de aplicação será o mesmo: Raspagem de taco de madeira para remover lascas da superfície, lixamento para retirar pequenas imperfeições e deixá-lo uniforme para aplicação do produto escolhido.
Piso vinílico
Para quem deseja os efeitos da madeira em sua residência, mas não pode arcar com os custos, pode optar por materiais substitutos que oferecem uma aparência similar com custos bem mais acessíveis. O piso vinílico preço, por exemplo, é muito competitivo e pode ser uma excelente opção.
Além do preço acessível, a leveza do material, a facilidade de instalação e sua flexibilidade, são algumas das vantagens de sua adoção. O material também oferece boa resistência aos impactos e até mesmo um certo isolamento acústico.
Com esse material, também não há possibilidade de problemas com cupins por não se tratar de material orgânico.
Piso laminado
Outra alternativa com relação a madeira é o uso de um piso laminado, que oferece o mesmo conforto e aquecimento ao ambiente.
Não se pode deixar de citar a vantagem de ser ainda mais durável e exigir muito menos manutenção que o material natural da madeira, além, é claro, do custo muito menor.
É possível encontrar diversas tonalidades, que vão desde o Piso laminado escuro até opções bem clarinhas. A escolha dependerá da proposta do projeto arquitetônico.
Esse material não é indicado para áreas externas, apenas para áreas internas e, mesmo assim, para aquelas que tenham contato com água. Use-o apenas em salas e quartos e evite a aplicação em cozinhas e banheiros.
Uma das opções mais adotadas é o piso laminado eucafloor, composto por madeira 100% reflorestada e proteção antibacteriana, o que impede o aparecimento de fungos e bactérias. Além disso, esse tipo de piso oferece proteção contra manchas e aparência de novo por muito mais tempo.
A madeira é um dos materiais mais desejados na hora de escolher um piso, mas tem alto custo e exige muita manutenção. Hoje, existem diversos materiais que podem substituí-la de maneira eficiente e econômica.