Todos os que têm o desejo de realizar uma reforma ou estão em fase de construção de suas residências, já pararam para analisar o tipo de piso a ser aplicado em suas obras. E em meio a essas análises podem ter optado pelo porcelanato.
Mas e você, já ouviu falar sobre porcelanato? A seguir, você poderá conferir um pouco a respeito do porcelanato e suas especificações.
O que é porcelanato?
Porcelanato é um modelo de revestimento cerâmico que possui como característica a vantagem de poder ser aplicado tanto em ambientes internos como em ambientes externos.
Alguns tipos, de acordo com suas características técnicas, são indicados para locais com grande volume de tráfego, enquanto outros são recomendados para para locais como escritórios, lojas, residências.
Outros modelos também podem ser aplicados como revestimento de paredes, por exemplo.
Como características principais, podem-se ressaltar a uniformidade da coloração, a alta resistência a abrasão, tanto física quanto química, e a massa homogênea. Ele pode ser encontrado no mercado em duas opções: porcelanato técnico ou esmaltado.
Quais as diferenças entre o porcelanato técnico e o esmaltado?
* Porcelanato Técnico: além de ter uma alta resistência, sua principal característica é que não recebe esmalte na superfície. O acabamento de suas bordas é reto, diminuindo a aparição do rejunte por entre as peças.
* Porcelanato Esmaltado: da mesma forma como o porcelanato técnico, o porcelanato esmaltado possui alta resistência.
Sua principal diferença em relação ao porcelanato técnico, é que, como o próprio nome descreve, recebe uma camada de esmalte em sua superfície.
O acabamento de sua face pode ser natural, podendo variar conforme o produto. Para ambientes externos, os porcelanatos esmaltados mais ásperos podem evitar quedas em pisos molhados, sendo altamente indicado para varandas, piscinas e áreas de lazer.
Porcelanato retificado: O que é?
Todo o porcelanato técnico é retificado. Isso quer dizer que as bordas deste modelo são totalmente retas (RET); quando as bordas são levemente arredondadas, o material é chamado de Bold.
Em peças retificadas, é muito comum que o acabamento seja uniforme, devido ao fato de que a peça e o rejunte ficam no mesmo nível, e os espaçamento entre as peças é menor.
É possível aplicar o porcelanato por cima de um piso já existente?
Sim, é possível. No entanto, para que o resultado seja bom, é necessário que o piso já existente esteja em bom estado, nivelado e sem nenhuma peça descolando.
Para a aplicação do porcelanato, é preciso que o piso anterior seja lixado, de modo que tenha aderência e assente melhor ao novo. E para que o assentamento ocorra corretamente, necessita-se de uma argamassa especial, conhecida como “piso sobre piso”.
Também é de extrema importância verificar se há a necessidade de fazer ajustes às soleiras e portas, já que a colocação de “piso sobre piso” pode interferir na elevação do nível do piso.